Logo criado por Jorge Luís

Planeta Recomenda: Livro sobre a história da Marvel no Brasil chega em abril

Em abril vamos ter acesso a histórias únicas dos bastidores da Marvel, só que desta vez, é aquela que aconteceu no Brasil. A Casa das Ideias completa 50 anos de presença em terras tupiniquins em 2017 e eis que um livro escrito por um dos maiores colecionadores de gibis do Brasil, Alexandre Morgado, chega pela editora Laços para contar mais detalhes de como tudo isso se deu.



O livro "Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil", publicado pela Editora Laços, narra a chegada da Marvel nos anos 40 quando era chamada por Timely, e conta um pouco da história da editora fundada por Martin Goodman no final doas anos 30, até a criação da Marvel nos anos 60. Eu conto como foi que a Marvel chegou ao Brasil, passando pelas primeiras publicações, pelo jornal O Globo (Namor e Tocha Humana), Diário da Noite (com o Capitão América em o Guri) até o período Atlas dos anos 50, publicados no Brasil, pela La Selva e a Novo Mundo. E por fim com os lançamentos da Ebal em 1967, passando por todas as editoras nanicas (GEP, GEA, Trieste, Paladino, Dado, Minami & Cunha, Gorriom, Roval, Graúna, etc) e claro, pelas principais como Bloch, RGE, Abril, Panini e Salvat.  No total foram 40 editoras, desde aquela que publicou apenas 01 revista (como a Maceca, por exemplo) até as maiores do ramo.  O livro narra o tumultuado mercado brasileiro de quadrinhos, e a Marvel é pivô dessa verdadeira saga editorial”.

Além dos editores, o livro conta com depoimentos de alguns dos maiores colecionadores e entusiastas dos quadrinhos do Brasil. Os editores Manoel de Souza da revista Mundo dos Super-Heróis e Roberto Guedes, a letrista Lilian Mitsunaga e o jornalista da Folha, Thales de Menezes.

São mais de 40 editoras que editaram o universo criado por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko no Brasil e o livro conta com depoimentos de  editores e profissionais que fizeram parte desta história como Ota Assunção, Edno Rodrigues, Mário Amiden, Felipe Ferreira, Hélcio de Carvalho, Jotapê Martins, Sérgio Figueiredo, Leandro Luigi Del Manto, Marco Moretti, Marcelo Alencar, Roberto Guedes, Daniel Lopes, Alexandre Callari, Levi Trindade, Fernando Lopes, Manoel de Souza,Vitor Donofrio, Marco Lupoi, e diversos outros. O livro “Marvel Comics – A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil” narra o tumultuado mercado brasileiro, mostrando como funcionavam as publicações de quadrinhos, desde os anos 1940 até os dias de hoje. Esse livro é uma homenagem a todas as editoras brasileiras, da menos conhecida até as maiores do ramo,passando pelas principais histórias de cada editora, destrinchando, em detalhes, todas as fases da Marvel Comics no Brasil.

O lançamento será no Festival Guia dos Quadrinhos dia 08 e 09 de abril, no clube Homs na Av. Paulista n° 735 a partir das 12:00. O livro tem 288 páginas e custa R$ 49,90.


Fonte: Universo Marvel 616