Logo criado por Jorge Luís

Planeta na TV DC: Smallville - Tom Welling finalmente abre o jogo sobre fim da série

Parece que foi ontem, mas a série Smallville, que durou nada menos que dez temporadas e uma vida estendida nos quadrinhos, acabou em 2011. Todos os profissionais que a envolveram seguiram suas vidas e acabaram em projetos bem diferentes desse. Houve exceções, é claro, como Erica Durance, que agora estará em Supergirl, por exemplo.



Seja como for, o final do programa foi apresentado como um dos episódios mais emocionantes de sua década de existência. Porém, a ausência de um verdadeiro Superman mostrado nas telas deixou decepcionada uma boa parcela de fãs. Muitas das pessoas que estavam lá nunca falaram sobre isso. Demorou nada menos que seis anos para Tom Welling, o astro de Smallville, falar a respeito.

Em conversa com a Entertainment Weekly, na qual o ator está divulgando seu retorno à TV seriada com uma outra adaptação de quadrinhos (Lucifer), Welling, enfim, abriu o jogo:

O plano original do episódio final era mostar Clark vestindo o uniforme e voando, salvando as pessoas, fazendo coisas boas, no primeiro ato. Tive uma conversa com Peter Roth, chefe da WB Television e um grande amigo. Disse: “isso não tem a cara do nosso programa”, ao que ele me respondeu: “não, será ótimo!”. Mas eu retruquei: “Sim, mas pense em tudo que fizemos. Se partirmos pra isso, vai parecer que não fizemos por merecer.”

Eventualmente o ator e a rede de TV chegaram a um acordo, um que mostrou Tom Welling no final com o uniforme do Superman por baixo de sua roupa de repórter, aparecendo da forma mais clássica possível antes que o episódio acabasse.

Mergulhamos na ideia de que no fim do programa, Clark se torna o Superman e está lá fazendo suas coisas, mas não podemos acompanhá-lo, ainda que sintamos sua presença. Espero que o público não tenha se sentido como se não tivéssemos mostrado algo que eles precisavam ver. Acredito que oferecemos a todos o ponto de mudança em que imaginação entra em ação a respeito do que aconteceria depois [da transformação].

Uma das razões pelas quais o ator foi contra vestir o uniforme veio de uma das primeiras regras do programa: “sem uniforme, sem voo”, que afastava Smallville de um típico programa de super-heróis.

Discutimos isso antes mesmo de filmarmos o episódio piloto. Sentamos para conversar em uma reunião sobre o show e perguntei sobre o uniforme, o voo… E eles disseram: “Não, não vai rolar”. Em partes porque a premissa do programa era mostrar um jovem tentando se encontrar no mundo. Eles acharam que no momento em que Clark colocasse a capa, a vida se tornaria simples demais sob certos parâmetros. Eles queriam focar em quem o personagem era antes disso acontecer.

Então é isso. Finalmente o ator abriu o jogo. Será que ele estava certo?


Sob muitos aspectos, sim. Os fãs sempre quiseram ver o Superman aparecendo na TV, mas, lá no fundo, não fazia sentido. A série nunca foi sobre o Homem de Aço; foi sobre Clark Kent/Kal-El, o homem de dois mundos, com dois nomes diferentes, amadurecendo para se tornar uma coisa só: o maior super-herói de todos os tempos. A partir do momento que sua jornada de transformação se encerrasse, não fazia sentido continuar essa história.

Mesmo com todos os seus percalços, Smallville atingiu seu objetivo, durando mais que qualquer outra série de TV baseada em quadrinhos (pelo menos por enquanto). E Welling estava certo: agora sim, depois de tudo isso, podemos curtir o Superman, seja nos cinemas ou na própria TV, com as participações especiais de Tyler Hoechlin na série da Supergirl.


Fonte: Terra Zero