Logo criado por Jorge Luís

Como universos alternativos funcionam na Marvel e DC


 Veja abaixo um artigo que explica como funciona as realidades alternativas e universos paralelos tanto na Marvel quanto na DC, que muitas pessoas têm se confundido ou simplesmente não sabem que existem.




Muita gente vem se confundindo com o conceito de realidades alternativas e universos paralelos no mundo das HQs, o que é compreensível. Pois bem, o conceito clássico de realidades alternativas não é algo simples de se entender, tendo raízes que se originam na física moderna. Além disso, várias séries de TV populares também exploraram esta ideia, como por exemplo, Sliders (para quem lembra), que no Brasil seu próprio subtítulo já dizia “Dimensões Paralelas” e mais recentemente Fringe, mas este artigo irá se focar nos conceitos dados em particular nos quadrinhos.

É relativamente fácil de explicar realidades alternativas em quadrinhos. É basicamente um modo que os roteiristas têm que explorar várias versões das suas histórias e personagens sem modificar o universo padrão, que na Marvel é a Terra-616 e na DC é a Terra-1. Nestas terras (ou universos) padrões são onde as histórias mais conhecidas estão, é lá onde residem o Wolverine que todos conhecemos, os X Men, o Super Homem, Batman e etc (na Marvel e DC, respectivamente). Quando algum roteirista decide fazer uma versão alternativa dos fatos mas não quer atrapalhar os universos padrões, ele cria um universo alternativo onde esta mudança aconteceu e onde ele pode explorar as repercussões destas mudanças. Muitas vezes também estes universos são criados a partir de viagem no tempo, que então produzem linhas do tempo alternativas. O maior e melhor exemplo disso é Dias de Um Futuro Esquecido, que se passa em um universo alternativo onde a Terra é dominada pelos Sentinelas e os mutantes são exterminados. No universo padrão este futuro foi evitado, mas isso não significa que o universo em questão tenha deixado de existir. Outro exemplo muito conhecido pelos leitores é o universo Ultimate, que é parecido com o universo padrão, mas tem algumas diferenças.

Na DC, a primeira menção a um universo paralelo ocorreu em The Flash #123 na história Flash of Two Worlds quando Barry Allen conseguiu alcançar diferentes Terras vibrando em supervelocidade e encontrou o Flash Jay Garrick (só que ele morava em outra dimensão, a Terra 2).Na Marvel, o conceito foi introduzido em Capitão Bretanha, onde se ficou sabendo que cada universo tem a sua versão do Capitão Bretanha e que o Multiverso (que é o conjunto dos universos paralelos) é protegido por Merlyn.

A partir daí, inúmeros universos paralelos surgiram tanto na DC quanto na Marvel, muitos deles originados nas edições de What If? e também mostrados em Exilados, no qual os heróis viajam por entre estes universos paralelos. Na DC, a Mulher Maravilha já visitou um universo Paralelo onde então encontrou uma versão de si mesma e também nos próprios acontecimentos de Flash #123.
 

Os universos se comunicaram muitas outras vezes tanto na Marvel quanto na DC, como quando os zumbis do universo de Zumbis Marvel conseguiram um jeito de pular entre universos e tentaram dizimar a Terra-616. Mesmo Deadpool já conseguiu colocar as mãos em um dispositivo que permitia que ele pulasse por entre universos, conseguindo assim encontrar outras versões de si mesmo e formando a Deadpool Corps.

Às vezes simples acontecimentos como o nascimento ou não de um bebê pode criar um universo alternativo inteiro, como acontece com Cable e Rachel Summers. No entanto, é importante esclarecer que estes são eventos isolados, e que normalmente o que acontece em um universo paralelo não interfere com o que acontece no universo padrão, sendo este a Terra-616 na Marvel e a Terra-1 na DC.

Também existem as histórias alternativas, um recurso muito utilizado não apenas em HQs, mas também em livros e outras formas de mídia. Acho que o mais conhecido por aí é Watchmen, que mostra uma história alternativa dos Estados Unidos onde super-heróis existiram, nem sempre tendo habilidades sobre-humanas, e acabaram mudando o curso da história. Um bom exemplo de como isto também pode ser usado em mídia impressa é o livro O Homem do Castelo Alto de Phillip K Dick, que conta a história alternativa de como seria o ambiente dos anos 80 se os nazistas tivessem ganhado a 2ª Guerra Mundial.

A seguir está uma listinha de alguns universos paralelos mais conhecidos e outros não tanto, mas mesmo assim interessantes, para ilustrar o quanto que as histórias podem ser variadas e o quanto pode mudar muitas vezes com acontecimentos aparentemente pequenos. Também é importante lembrar que o que acontece nestas realidades alternativas quase nunca afeta o que acontece nas realidades estabelecidas como padrão, sendo essas a Terra-616 na Marvel e a Terra-1 na DC.
 

Na Marvel:
 

Terra-231 – Reed Richards mata Namor, Doutor Estranho, Raio Negro e Homem de Ferro na primeira reunião dos Illuminati
 

Marvel-1602-(também conhecida como 1602) – Quando o Capitão América da Terra-460 voltou no tempo para 1587 DC da Terra-616, a linha do tempo foi alterada, causando que a era heroica acontecesse no ano de 1602. A linha do tempo foi consertada por Thor e Enrique, com “Rojhaz” voltando ao futuro com Nicolas Fury. A linha do tempo alterada foi preservada como o universo Terra-311 por Uatu e o seu superior.

Terra-615.9 – Realidade alternativa onde Deadpool foi possuído pelo simbionte Venom

Terra-717 – Contêm todas as histórias da quarta série de What If. Lar de um Capitão América que lutou na Guerra Civil Americana; um Demolidor que lutou no Japão Feudal, um Wolverine que esteve envolvido na Proibição de Chicago durante os anos 20, um Namor que foi criado por um pai humano; um Quarteto Fantástico que é ativo na União Soviética e um Thor que é um arauto ativo de Galactus.

Terra-811, também conhecida como Dias de Um Futuro Esquecido – Um futuro alternativo onde mutantes vivem em campos de concentração e os robôs Sentinelas dominam os Estados Unidos. Se separa do universo padrão quando os X Men não conseguem evitar que o Senador Kelly seja assassinado pela Irmandade dos Mutantes.

Terra-1610, também conhecido como Marvel Ultimate: Reinvenção do Universo Marvel para a era moderna.

Terra-2149 também conhecida como Zumbis Marvel: Mundo zumbi; um universo onde o Sentinela (Robert Reynolds) de um universo paralelo já infectado transmitiu o vírus que transformou todos os heróis em zumbis canibais malignos. Ashley J. Williams de Evil Dead e Army of Darkness cruza para este universo na minissérie Zumbis Marvel vs Evil Dead, e brevemente encontra a sua versão da 2149, Ashley G. Williams. Tanto o Novo Quarteto Fantástico da Terra-616 e o Quarteto Fantástico Ultimate da Terra-1610 já visitaram esta realidade.

Terra-3010: Realidade lar de Lady Deadpool. Ela é uma revolucionária em um mundo onde nos EUA os direitos de liberdade das pessoas foram removidos, o que criou um estado fascista liderado pelo General América, a SHIELD e os Sentinelas.

Terra-3490: A Guerra Civil dos super-heróis foi evitada devido ao envolvimento romântico entre o Capitão América, Steve Rogers, e a Mulher de Ferro, Natasha Stark. Hank Pym está preso por um crime desconhecido.

Terra-199999: “Universo Cinematográfico Marvel” Homem de Ferro (2008), O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores (2012). A frase ‘Universo Cinematográfico Marvel’ na verdade só se refere aos filmes que a própria Marvel produziu, que são os listados acima. Filmes baseados em outras propriedades Marvel que foram feitos por estúdios diferentes não estão incluídos, mas os universos destas séries também têm os seus próprios números.

X-TREME-X-MEN-12-CoverTerra-TRN208: Onde James Howlett é Governador General do Domínio do Canadá e da Expedição de Sua Majestade a Shangri-La. Ele teve várias aventuras com Hercules, os dois sendo os maiores heróis do seu mundo. Eventualmente os dois tiveram um relacionamento romântico que foi interrompido quando Sua Majestade descobriu sobre os dois, mas depois de um tempo voltaram a trabalhar juntos em grupo para salvar o multiverso das versões malignas de Charles Xavier.

Terra-2081: Universo onde depois de um violento holocausto nuclear apenas o Hulk/Bruce Banner sobreviveu. Neste mundo um Bruce Banner idoso anda pela terra documentando o que aconteceu, eventualmente se transformando no Hulk. Depois de encontrar um lugar da terra onde as baratas gigantes mutantes monstruosas dominavam, o Hulk tenta impedi-las e acaba sendo comido vivo por elas, enquanto o seu corpo tentava se regenerar.

Terra 15: Universo onde o simbionte Carnificina se une Peter Parker e os dois se transformam em um assassino em massa psicótico com um senso se humor parecido com o de Deadpool.

Na DC:

Terra-3    Pré-Crise: A história desta Terra é totalmente contrária à Terra-1: o americano Cristóvão Colombo descobriu a Europa; a Grã-Bretanha se libertou dos Estados Unidos; o presidente John Wilkes Booth foi assassinado pelo ator Abraham Lincoln; as cores da bandeira americana são invertidas: estrelas negras sobre um fundo vermelho, com listras azuis e pretas; e todos os super-heróis conhecidos lá são super vilões e vice-versa.

Terra-6    Crise nas Infinitas Terras: A Terra-6 era aparentemente governada por uma família real de super-heróis (Lorde Volt era o rei, que reclamou o domínio de sua família sobre o planeta). A América perdeu a Guerra da Independência e a tecnologia se desenvolveu mais do que na Terra-1. Foi destruída pela onda de antimatéria durante a “Crise”, sendo Lady Quark sua única sobrevivente.

Terra-17 de Grant Morrison – Pré-Crise – Os heróis deste universo eram na verdade experimentos criados pelo governo. Os habitantes desta Terra eram Overman (contraparte do Super Homem), que ficou louco e destrutivo após contrair uma doença venérea; uma Mulher-Maravilha negra e musculosa, um Flash não identificado e um Lanterna Verde punk.

Terra-96 – Túnel do Tempo (Elseworlds): No futuro da cronologia desta Terra, o Super Homem se retirou de ação por dez anos, após eventos que o fizeram de decepcionar com a raça humana. Para combater com uma nova e corrupta geração de heróis, Super Homem forma uma nova Liga da Justiça.multiverse1

Terra-172: Terra onde Bruce Wayne foi adotado pelos Kents e se tornou irmão de Clark, mais tarde combatendo o crime com ele, como a dupla Superboy e Batboy; quando adultos se mudaram pra Gotham City, onde Clark foi repórter do Gotham Gazette. Já como Batman, Bruce visitava a Legião dos Super-Heróis no século 30.

Terra-395: Terra onde Kal-El aterrissou na Inglaterra medieval e forjou a Espada Excalibur do metal de sua espaçonave. Sir Bruce de Waynesmoor, vulgo Cavaleiro da Noite, lutou contra Mordred e Ra’s al Ghul, até ser colocado em estase em Avalon, juntamente com Rei Arthur e acordar durante a Segunda Guerra Mundial.

Terra-1191 – Túnel do Tempo (Elseworlds): Terra onde o Conde Drácula é o arqui-inimigo do Batman, que se tornou um vampiro após ser mordido; ficou insano, por consequência, e matou todos os seus inimigos, até ser morto por James Gordon e Alfred.

Postar um comentário

0 Comentários