Logo criado por Jorge Luís

Resenha DC: Superman - Terra Um


"Desde que me entendo por gente, fico empolgado sempre que vejo este símbolo. Se você se sente da mesma forma, se já teve uma camiseta com ele, se já o rabiscou na contracapa do seu caderno, ou já o tatuou no seu braço... se entende o que esse símbolo significa - que todas as coisas são possíveis - então este volume é dedicado a você."

J. MICHAEL STRACZYNSKI em sua dedicatória para  Superman Terra Um.


Esse foi exatamente o sentimento que eu tive ao pegar o encadernado e folheá-lo pela primeira vez. Logo nas primeiras páginas encontramos um Clark Kent muito diferente do já habituado universo de Os Novos 52, um jovem rapaz recém chegado na cidade grande aspirando fazer algo grandioso apesar das inúmeras dúvidas que cercam seu futuro. 

Essa premissa de rapaz extremamente talentoso podendo ser o que ele quiser mas que ainda não sabe qual caminho seguir é um argumento muito interessante para o personagem, desconstruindo essa imagem de onipotência presente nas histórias do Grant Morrison por exemplo. A escolha da profissão do herói é muito interessante, passando pelas mais diversas áreas, desde jogador profissional de futebol americano até cientista e por último jornalista. 

O autor que já tinha provado seu talento para escrever o herói em uma ótima fase na qual o personagem sai caminhando pela América para conhecer melhor os problemas do país, prova mais uma vez ser um excelente escritor elaborando uma ótima história com começo, meio e fim. Um roteiro que daria muito certo em outras mídias como a TV e até o Cinema.

O vilão também tem seu carisma e o desenvolvimento da aventura é simples porém eficaz. A arte de Shane Daves impressiona em diversos quadros dando mais valor para o trabalho.  Com traços simples mas que impactam, o artista cumpre bem sua função e ainda presenteia o leitor com uma linda Lois Lane (algo raro de ser ver).

O projeto Terra Um é mais uma iniciativa da DC para atrair novos leitores, algo que a Marvel já faz há anos com maestria através do seu universo Ultimate. Superman Terra Um está muito longe de ser a origem perfeita do herói, mas é  uma introdução ao personagem muito melhor do que qualquer história que eu tenha lido nos Novos 52. Principalmente se a ideia for introduzir o herói para novas gerações, ao ler histórias com estas fico pensando como o destino de Smallville poderia ter sido outro.

A Panini que eu não canso de elogiar mais uma vez faz a parte dela e traz um encadernado de qualidade com preço super acessível. Minha única ressalva é para o plástico da capa um pouco frágil para mãos sem cuidado. Destaque para as páginas de rascunho do criador, pequenos detalhes que sempre suprem minha curiosidade de como se faz uma HQ.

Fonte: Comic Pow

Ponto de Vista do Planeta:
Pode até ser que você esteja saturado com tantas novas origens para o Superman. Mas esta versão (que está longe de ser a definitiva) é altamente recomendada principalmente devido à dinâmica do seu roteiro. À medida que lia o encadernado, tive a impressão de estar acompanhando um roteiro de um filme! Por fim, comprei as duas edições - a versão original em inglês aqui e a versão em português pela Panini.

Postar um comentário

0 Comentários