Logo criado por Jorge Luís

O Flash de Mike Baron - Parte 3


Sejam bem-vindos à Força de Aceleração! Nas duas últimas colunas começamos a analisar a fase do roteirista Mike Baron à frente da revista do Flash, logo após a saga Crise nas Infinitas Terras. Hoje finalizaremos essa fase, comentando sobre as edições 9 a 14, que são extremamente ricas em conceitos e personagens interessantes. Vamos a elas em um flash!

FdA-banner-pos-crise

Roteiro: Mike Baron
Desenhos: Jackson Guice e Mike Collins
Arte-final: Larry Mahlstedt, Romeo Tanghal
Cores: Carl Gafford, Michele Wolfman
Editor original: Mike Gold e Barbara Randall
Publicação original: Flash #9 a #14 (fevereiro a julho de 1988)
Publicação nacional: Os Novos Titãs 43 a 45 e 50 a 52 (outubro de 1989 a junho de 1990) – Editora Abril


FdA-007_texto-1

Chunk e problemas domésticos

Até este ponto, Mike Baron vinha construindo sempre arcos de duas edições. Como o crossover com Millenium bagunçou um pouco as coisas, e talvez sabendo que seu período no Flash estava pra acabar, Baron resolveu mudar um pouco a dinâmica da revista, fazendo seus dois últimos arcos serem formados por 3 edições cada.

No penúltimo arco de Baron na série, somos apresentados a um personagem extremamente criativo: o Chunk. Chester Runk, seu nome verdadeiro, era um físico brilhante que desenvolveu uma máquina de transmutação de matéria. Só que o aparelho explodiu durante um teste, alojando-se dentro do corpo de Chester e transformando-o em um buraco negro humano, capaz de absorver matéria e transportá-la para uma dimensão própria. Para evitar que ele ficasse preso nessa dimensão maluca, Chester descobriu que ele precisava absorver constantemente materiais muito densos, como diamantes. E foi exatamente em um assalto a uma joalheria que o Flash o conheceu.

Talvez o maior mérito de Mike Baron seja o de não colocar todo o foco da história em apenas um plot, tornando-a muito mais rica e realista. Ao mesmo tempo em que está investigando o Chunk, Wally tem que lidar com duas mulheres morando em sua casa que não se dão bem uma com a outra e também com o conselho da cidade.

FdA-007_texto-2

O relacionamento de Wally com Tina McGee nunca mais foi o mesmo depois que sua mãe foi morar com ele. Mary não aceita que seu filho esteja namorando uma mulher tão mais velha do que ele, e ainda por cima casada. Mas ela evita falar isso para Wally, pois sabe que ele já tem idade para decidir o que fazer da sua vida. Só que isso não muda o fato dela não gostar de Tina, o que torna o relacionamento das duas bastante difícil. Tina até tenta estabelecer uma amizade, mas a situação piora quando elas não conseguem se entender sobre a reforma da casa.

Pra piorar a situação, o conselho de Middle Hampton convoca Wally para informá-lo que, desde que ele foi morar lá, o seguro de responsabilidade civil da cidade aumentou a um nível que eles não podem mais suportar, em virtude dos super-vilões que começaram a aparecer e destruir a cidade, atraídos pelo Flash. Sendo assim, o conselho solicita que ele deixe a cidade e vá morar em outro lugar.

Baron consegue colocar nos quadrinhos coisas que raramente vemos nos gibis de super-heróis. Em sua história, o personagem principal precisa lidar não somente com super-vilões, mas também com as consequências de suas lutas, como os prejuízos causados à cidade, e com problemas comuns, como uma mãe que não se dá bem com a nora, mas que é forçada a viver na mesma casa. Muito mais do que os planos mirabolantes dos vilões, são essas pequenas coisas que tornam seus roteiros tão interessantes.

Em outra dimensão

FdA-007_texto-3

Em meio a esse turbilhão de emoções, Wally confronta o Chunk pela terceira vez. Dessa vez, porém, o Chunk se cansou de ser perseguido pelo Flash, e resolve prendê-lo na outra dimensão que só ele consegue acessar. Lá, ele encontra outras pessoas presas pelo Chunk, todas que fizeram alguma coisa contra ele. Wally faz amizade com um pequeno grupo formado pelo antigo terapeuta do Chunk, uma mulher que recusou sair com ele em um encontro e um valentão que o fechou em um cruzamento. Várias outras pessoas também foram levadas para lá ao longo dos anos, na sua maioria criminosos, formando uma sociedade dividida em gangues, cada uma roubando as outras para se alimentar, pois o lugar é quase desértico. A dificuldade de conseguir comida levou alguns inclusive ao canibalismo.

Por um lado, a chegada do Flash ajudou o grupo do terapeuta a se defender das outras gangues, mas por outro trouxe um grande problema a eles, pois o metabolismo acelerado de Wally faz com que ele precise comer muito mais do que o normal, o que rapidamente exauriu o estoque de alimentos do grupo. Para corrigir esta situação, Wally passou a invadir a casa do Chunk e pegar sua comida para distribuir ao grupo.

Mas Mike Baron não podia perder a oportunidade de inserir mais um romance na vida de Wally. Portanto, uma das mulheres do seu grupo, Karin Preus, se apaixona por ele, despertando ciúmes no caçador da tribo.

FdA-007_texto-4

Wally se cansa daquela situação e resolve conversar com o Chunk. Chegando em seu laboratório, ele encontra um cenário de alta tecnologia, numa homenagem muito legal a Jack Kirby. Sem disparar nenhum soco, apenas na conversa, Wally consegue convencê-lo que a sua situação poderia ser corrigida se ele, com seu gênio científico, trabalhasse junto dos Laboratórios S.T.A.R. e dos Titãs.

Porém, ao voltar pra sua tribo, Wally encontra um cenário de guerra, pois todas as gangues se juntaram para tomar a comida que o Flash estava conseguindo pra eles. Transtornado com a luta e com a necessidade de absorver matéria para não explodir, o Chunk absorve todas as pessoas e armas que estavam atacando o grupo de Wally, inclusive o seu antigo terapeuta. Isso faz com que ele se sinta culpado e aceite devolver as pessoas que restaram ao mundo normal.

Para se livrar de dois problemas de uma vez só, Wally se oferece ao conselho da cidade para ser responsável pelo Chunk, e pede que eles reconsiderem a sua expulsão da cidade em troca dele usar o Chunk para absorver todo o lixo que eles precisavam enviar para os aterros fora da cidade. O conselho aceita, pois eles iriam economizar bastante não precisando se preocupar com o lixo, mas o Chunk absorve o lixo e desaparece.

FdA-007_texto-5

Esse arco do Chunk é muito bom. Não só pelos problemas reais já mencionados acima, mas também pela maneira como a história é conduzida na outra realidade. Toda a questão das tribos, com sua dificuldade de obter comida e o próprio dilema do Chunk, que é um personagem bastante aprofundado, e não um vilão com motivos bobos. A maneira como Wally resolve a situação é muito inteligente, e não acaba em uma porradaria do herói contra o vilão, como em muitas histórias. Por esse arco, Mike Baron merece muitos elogios.

Velocidade 9

FdA-007_texto-6

O último arco de Mike Baron no título do Flash traz de volta Vandal Savage, o vilão do seu primeiro arco. Ao mesmo tempo, ele usa vários elementos construídos durante toda a sua passagem, o que torna este um bom encerramento para uma boa fase.

FdA-007_texto-7

Logo no início do arco, somos apresentados a uma nova droga chamada Velocidade 9, que transforma criminosos comuns em velocistas criminosos. Anatole, da Trindade Vermelha, consegue um novo emprego como o Correio Capitalista, oferecendo serviços de entregas super-rápidas (algo como um super-Sedex!). Mas, em uma dessas entregas, ele é atacado por dois criminosos usando Velocidade 9. Ao investigar, o Flash descobre que a entrega de Anatole seria feita para Nick Bassaglia, um mafioso que também é seu vizinho. Para manter as aparências, Bassaglia convida Wally para uma festa em sua casa.

O objetivo de Bassaglia era convencer Wally de que ele era inocente, e trazê-lo para o seu lado para acabar com a gangue do Velocidade 9, que estava causando prejuízo para os seus negócios. Para melhorar suas chances, Nick envia sua namorada muito mais jovem, fazendo-a passar por sua sobrinha, para seduzir Wally, o que acaba funcionando. O Flash vai atrás da gangue e acaba encontrando com Vandal Savage, que era quem estava por trás da droga.

FdA-007_texto-8

Savage e seus capangas velocistas conseguem capturar Wally e injetar Velocidade 9 nele. A droga combinada com sua velocidade natural faz com que ele consiga correr muito mais rápido do que antes, superando a limitação de velocidade que ele tinha e fazendo-o quebrar a barreira do som e destruir todos os vidros no local. Quando acaba o efeito da droga, Wally perde suas habilidades temporariamente, o que permite que Savage o deixe preso por três dias. Depois disso, o Dr. Bortz o ajuda e ele consegue escapar, fazendo com que Savage fuja.

Mas o principal problema de Wally não é Vandal Savage, pois o relacionamento de Tina McGee com a mãe de Wally está cada vez pior, e o próprio relacionamento de Wally com Tina fica abalado depois do lance dele com a namorada de Bassaglia. Como se isso não fosse o suficiente, Mike Baron finaliza sua passagem deixando Wally com um sério problema financeiro: o dinheiro que ele ganhou na loteria não foi bem investido e acabou sendo afetado duramente por uma crise na bolsa de valores, fazendo com que ele perdesse tudo o que tinha ganhado. Quem vai precisar lidar com essa bomba é o próximo roteirista da série, William Messner-Loebs.

Conclusões

Mike Baron termina sua passagem pelo título do Flash deixando o personagem em uma situação bastante complicada. Sem dinheiro, com um relacionamento se esfriando e com problemas com a mãe. Mas também deixa bastantes elementos interessantes introduzidos nessa fase, como os velocistas soviéticos (a Trindade Vermelha e a Trindade Azul), o Chunk, o novo status-quo de Vandal Savage e a possibilidade de recuperação de sua velocidade total, dado que a droga Velocidade 9 já o fez quebrar a barreira que havia sido imposta.

FdA-007_texto-9

Mike Baron merece muito crédito por ter introduzido todos esses personagens e conceitos na mitologia do Flash, fazendo em 14 edições mais por Wally West do que em todos os anos anteriores, em que ele tinha sido apenas Kid Flash. Toda a sua preocupação de inseri-lo em um mundo mais realista, fazendo-o lidar com problemas reais ao mesmo tempo em que tem que lidar com os problemas fantásticos já é suficiente para colocá-lo no hall dos roteiristas mais importantes do Flash.

Entretanto, obviamente também existem problemas nessa fase, dois em especial se sobressaem. O primeiro é a obsessão com a super-velocidade. Com exceção de Kilgore e do Chunk, todos os antagonistas apresentados por Baron possuem alguma ligação com super-velocidade. Vemos isso no marido de Tina McGee, na Trindade Vermelha, na Trindade Azul e até mesmo em Vandal Savage, que desenvolveu uma droga que confere super-velocidade. É muito interessante fazer o Flash lidar com esse tema, mas ele exagerou na dose.

Um segundo problema foi a sexualização exagerada em torno de Wally West. Ele começa com uma namorada, larga ela pra ir morar com uma mulher casada e ao mesmo tempo em que está namorando com Tina ainda pula a cerca duas vezes, pra ficar com a mulher da dimensão do Chunk e com a “sobrinha” do seu vizinho. Esse tipo de comportamento não encaixa bem para um personagem tão emblemático como o Flash, não era apropriado para o público que a DC queria alcançar, e provavelmente foi o principal motivo que tirou Mike Baron do título, apesar de oficialmente ele ter dito que estava escrevendo várias coisas ao mesmo tempo, que precisava largar alguma e que ele já não estava mais tão satisfeito escrevendo o personagem.

Apesar desses problemas, particularmente eu considero essa uma excelente fase do Flash, necessária para qualquer fã do personagem e bastante recomendável para quem quiser ler histórias de herói que fogem ao tradicional “mocinho contra bandido”. E aproveito novamente pra recomendar a leitura via ComiXology, que possui uma qualidade muito superior aos scans disponíveis por aí.

Depois de 3 meses analisando apenas essa fase, deixaremos Wally West um pouco de lado agora e voltaremos nossa atenção para outras épocas do velocista escarlate.

Até o mês que vem e continuem correndo!

Fonte: Terra Zero

Postar um comentário

1 Comentários

  1. então o problema do seu "Barão" foi que ele era obcecado por " Inimigo corredores" de velocidade!! o Flash na sua Juventude era Corredor e Pegador!! vi uma mulher Negra bonitona em quem ele deu suas "Flash-Sapecadas"!!! então seu Barão queria ser o "Cafetão" do Seu Flash e por isso foi Demitido pela DC...Marcos Punch.

    ResponderExcluir