Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 2 – Conterrâneos

UNCANNY X-MEN n°s 109 (Fevereiro de 1978)
História:
- “Home Are The Heroes” – Roteiro: Chris Claremont, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 2 A
Publicações brasileiras que apresentaram esta história:
- Almanaque Marvel n° 15 (publicada em Setembro de 1981, pela Editora RGE) com o título “Heróis em Casa”.A revista que apresentava o “lado B” da Marvel. A edição dá destaque para o super-herói conhecido como Nova. Mas os X-Men começavam a ganhar a preferência dos leitores.
- Superaventuras Marvel n° 36 (publicada em Junho de 1985, pela Editora Abril) com o título “Os Sonhos Morrem Por Último”. O mix de Superaventuras Marvel era bem variado e imitava uma publicação com o lado menos conhecido do universo Marvel, porém, em seu período mais criativamente fértil. Os mutantes aqui dividem espaço com histórias dos Eternos, Mestre do Kung Fu e Luke Cage, mas são a atração principal. Como os X-Men iniciaram na Editora Abril já com a fase Claremont/Byrne acontecendo na outra editora, algumas histórias ficaram para trás. É o caso desta, publicada fora da ordem cronológica, porém casando perfeitamente com o surgimento da Tropa Alfa, tanto em aventuras dos X-Men quanto em suas próprias. O Arma Alpha é chamado de Vindix, nome pelo qual ficou conhecido popularmente.

X-MenClaremontByrne2C

- X-Men – Edição Histórica n° 1 (publicada em Novembro de 2001, pela Editora Mythos) com o título “Volta ao Lar”. Primeiro encadernado focando na fase Claremont/Byrne. A Mythos optou por iniciar de uma história onde se tinha a impressão de começo e não por outra que era epílogo de uma saga inteira.

X-MenClaremontByrne2D
- Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa n° 1 (publicada em Maio de 2007, pela Editora Panini) com o título “De Volta Ao Lar”. Encadernado focado nas primeiras histórias do grupo Tropa Alfa, super-heróis canadenses criados por John Byrne. A aparição do grupo, e do Arma Alpha, em X-Men servia de prelúdio para a revista da Tropa.
Enredo e Observações:
Após a aventura com os Piratas Siderais, os X-Men retornam a Terra e organizam um piquenique nas imediações da Mansão de Xavier. Há certo clima pesado entre seus integrantes. Cíclope não está confortável com o que sua amada Jean Grey se tornou, após ter adquirido os poderes de Fênix. Ela, por sua vez, revela seus novos poderes a seus pais, que ficam assombrados, e também guarda um segredo de Scott: o Corsário, líder dos Piratas, é pai do herói. Mas o próprio Corsário pede que ela guarde esse segredo. Outros membros ainda estão se conhecendo: suas origens, suas personalidades. Wolverine ainda transmite certa insegurança a todos. Quando ele diz que vai ao passeio para caçar, Tempestade fica horrorizada com a ideia de o herói canadense matar animais inocentes. O que Wolverine faz, no entanto, é treinar para que consiga tocar os animais sem que eles percebam.
Distante dos demais enquanto caça, Wolverine é abordado por um homem que veste uma espécie de uniforme energizado, trazendo a bandeira do Canadá estampada. Atacando especificamente Wolverine e chamando a si mesmo de Arma Alfa, o inimigo parece interessado em capturar os X-Men.
 photo X-MenClaremontByrne2B_zps38786aa4.jpg
A batalha segue até os outros mutantes que enfrentam a Arma X. Este, por sua vez, reconhecendo estar em desvantagem (e o fato de que os amigos de Wolverine também tem superpoderes), prefere escapar, mas não antes de ameaçar seu conterrâneo canadense.
Apesar do escritor regular da série ser Chris Claremont, fica clara a influência de John Byrne nas histórias. Criado no Canadá, Byrne começava aqui a desenvolver Wolverine, desvendando pouco a pouco detalhes de seu passado.
Outros detalhes curiosos são mostrados. Quando Noturno se teleporta, uma fumaça preta e fedorenta se faz presente. Isso é evidenciado pelo censura de Moira McTaggert quando o mutante aparece repentinamente dentro da mansão. Tempestade, por sua vez, mostra certa habilidade em conversar com plantas, inclusive demonstrando que entendem o que elas “falam”. Esse é um dom que fica mais subentendido, uma vez que é mostrado como uma simples conversa de quem gosta de plantas com as que cria.

Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários