Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 4 – Não é a Terra que é selvagem… É o Wolverine que não sabe se comportar

UNCANNY X-MEN n°s 114 a 116 (Outubro a Dezembro de 1978)
História:
- “Desolation” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Visions of Death” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “To Save the Savage Land” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 4 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias:
- Almanaque do Hulk n° 8 (publicada em Julho de 1982, pela Editora RGE) com os títulos “Desolação”, “Visões da Morte” e “Salvem a Terra Selvagem”.Ainda é estranho que os mutantes tinham como sua “casa” a revista do Hulk, mas foi ali que eles encontraram o trampolim para o sucesso em bancas brasileiras. Com a maior parte da revista dedicada aos X-Men, a última história trazia um O Coisa unindo-se ao Falcão Noturno e a Deathlok. E nem sinal (verde) do Hulk.
- X-Men – Edição Histórica n° 1 (publicada em Novembro de 2001, pela Editora Mythos) com os títulos “Desolação”, “Visões da Morte” e “Para Salvar a Terra Selvagem”.Primeiro encadernado focando na fase Claremont/Byrne. Encadernado apresentando as histórias dessa fase, com as páginas sendo publicadas em branco e preto.

X-Men Claremont Byrne 4 C
Enredo e Observações:
Após a batalha na base de Magneto, apenas os X-Men Fera e Fênix conseguem escapar. Caminhando pela inóspita região antártica, são localizados por um helicóptero de resgate. Eles irão para casa, mas a dor da perda de seus companheiros ainda pesa em suas mentes. Os X-Men estão mortos.
Em outro ponto da região, um grupo consegue finalmente chegar até a outra extremidade de um longo túnel. Exceto por Fera e Fênix, os demais X-Men conseguem escapar. Os X-Men estão vivos. Estranhamente, apesar de estarem na Antártica, o clima lá fora parece tropical. Cíclope reconhece o local. Trata-se de uma região que ficou isolada do frio e manteve suas características pré-históricas. O local conhecido como Terra Selvagem.
X-Men Claremont Byrne 4 B
Apesar da aparência paradisíaca, a Terra Selvagem reserva inúmeros perigos. Quando Tempestade e Banshee decidem voar (ideia de Banshee para que sua amiga relaxe), ele é atacado por um enorme pteranodáctilo. Os X-Men trabalham em equipe: Colossus arremessa Wolverine contra o monstro, que acaba soltando Banshee diante do ataque e este é salvo por Tempestade. Apesar da tensão entre seus integrantes (Cíclope discorda da forma impulsiva com a qual Wolverine agiu), eles finalmente encontram uma aldeia. Sem que percebam, um misterioso homem os segue e reconhece que são mutantes.
Acreditando que seus companheiros estão mortos, Jean Grey tem a dura tarefa de visitar o Professor Xavier e dar a triste notícia.
Na aldeia localizada na Terra Selvagem, os X-Men finalmente encontram alguma paz. Tempestade, que recebe vestes das nativas, se mostra mais relaxada e belíssima. Cíclope, pensativo sobre os últimos acontecimentos, percebe sua ligação com o Corsário (o herói desconhece que o pirata sideral é seu pai), ao olhar seu próprio reflexo em um rio e notar a semelhança física. Tempestade fica decepcionada com a forma com que Cíclope demonstra pouco pesar por sua amada Jean Grey. Ele justifica que ela não é a mesma mulher de antes (referindo-se a sua transformação em Fênix).
Quando Tempestade vai nadar em um lago próximo, ela é atacada pelo misterioso homem que vem seguindo o grupo. Ao tocá-la, ele parece sugar sua energia vital e se transforma. Quando os outros vão até o lago, alertados pelo grito e um raio emitido pela sua companheira, encontram uma criatura meio homem e meio pterodáctilo, ao qual Cíclope reconhece como sendo o vilão Sauron.
X-Men Claremont Byrne 4 D
Wolverine é o primeiro a, impulsivamente, atacar Sauron. O vilão o domina mentalmente e faz com que acredite que os seus colegas são monstros. Cíclope é obrigado a nocautear Wolverine com uma rajada ótica para que os demais X-Men se concentrem em Sauron e livrem Tempestade de suas garras. Wolverine se recupera e, ainda sob influência hipnótica, ao olhar para Cíclope atacando Sauron, vê o líder dos X-Men atacando Fênix. Ao atacar, o mutante canadense é novamente rechaçado. Sauron ataca Peter Rasputin, mas este reverte para a forma blindada de Colossus e a transformação sobrecarrega o vilão, fazendo-o retornar a forma humana de Karl Lykos. Antes que Wolverine, finalmente sem a influência hipnótica, consiga atacar Lykos, Kazar, o senhor da Terra Selvagem, e seu tigre Zabu impedem o assassinato.

X-Men Claremont Byrne 4 E


De volta à aldeia, os X-Men ouvem de Karl Lykos que, depois de seu último ataque contra os X-Men, fugiu para os confins da terra, chegando finalmente na Terra Selvagem. Lá, ele foi testemunha de um ritual organizado pela sacerdotisa Zaladane, que transformou um homem comum na criatura conhecida como Garrok, o homem petrificado, e que tinham a intenção de construir uma enorme fortaleza que iria desestabilizar a Terra Selvagem.
Apesar da ansiedade de Wolverine em poder ajudar os nativos contra Garrok, Cíclope acha emergencial que eles retornem até o Professor X para sinalizar que conseguiram escapar com vida (exceto o Fera e Fênix, que acreditam ter morrido). No caminho de volta, guiados por Kazar, percebem que parte da região está começando a ser tomada pelo gelo e neve. A Terra Selvagem está se desfazendo.
Os heróis chegam a um ponto onde é possível ver a gigantesca cidadela de Garrok. Avistados, são atacados por guardas em suas montarias aladas que acabam sequestrando boa parte do grupo, restando livre apenas Noturno, Tempestade, Wolverine e Zabu. Wolverine envia o tigre de volta para a tribo e o trio invade a cidadela para o resgate. Noturno e Tempestade ficam chocados com a forma selvagem com que Wolverine executa uma das sentinelas. Essa mesma selvageria é útil quando eles têm que enfrentar um grupo de pequenos dinossauros carnívoros que guarda o local, mas é Tempestade quem consegue varre-los produzindo um vendaval.
X-Men Claremont Byrne 4 F
No centro da cidadela, há uma arena onde podem vislumbrar seus amigos presos em estacas. Colossus, em sua forma blindada, está sendo submetido a um pequeno poço de magma. Ele mesmo se pergunta quanto tempo pode aguentar até que comece a derreter. Noturno se teleporta para o centro da arena e consegue tirar as vendas de Cíclope que usa suas rajadas óticas para livrar Colossus e tirar a mordaça de Banshee. Com os outros X-Men também auxiliando todo o grupo (e Kazar) conseguem se soltar, enquanto Garrok prefere fugir.

X-Men Claremont Byrne 4 G

Garrok, seguido por Cíclope, consegue chegar até uma célula onde é possível sugar a energia do local. “Recarregado” emite rajadas contra Cíclope. O embate faz com que a estrutura se rompa e Garrok cai em um profundo fosso até o centro da Terra. Tempestade tenta resgatá-lo da morte certa, mas, em certo momento do mergulho, sua claustrofobia a impede de seguir adiante. Ela sai do fosso para reencontrar seus colegas, mas está visivelmente abalada. Mergulhou para salvar uma vida e falhou.
Com a cidadela de Garrok desmantelada, os X-Men finalmente estão prontos para voltar para casa. Para trás, fica Karl Lykos que, em sua forma humana, parece ter encontrado certa paz e a distância de suas transformações em Sauron. Em uma jangada com propulsão através das rajadas de Cíclope, o grupo sai da Terra Selvagem por um túnel e acaba saindo para uma parte do oceano antártico onde acontece uma violenta tempestade.
Curiosidades:
Neste arco, pela primeira vez Wolverine cita o que viria a ser conhecido como seu famoso fator de cura. Quando um dos pequenos dinossauros morde seu braço (e ele o mata acionando suas garras dentro de sua boca), ele acalma Noturno e Tempestade dizendo que se recupera depressa.
Apesar do grande poder mental de Jean Grey como Fênix, ela falha ao tentar localizar os demais X-Men, o que só reforça sua teoria de que estão mortos. Essa falha se deve não apenas a situação traumática pela qual passou, mas também pela manipulação dos campos magnéticos pelo vilão Magneto. Isso também afeta a capacidade do Professor Xavier em localizar os demais integrantes quando Jean Grey dá a notícia do que ocorreu.
Há uma clara, para não dizer insistente, disputa de liderança entre Cíclope e Wolverine, que discordam em praticamente todas as decisões importantes a serem tomadas. A hierarquia, no entanto, é respeitada e as ordens de Cíclope são seguidas. Exceto quando Cíclope não está disponível e Wolverine se mostra um competente estrategista.

Fonte: Dínamo

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Claremont tua era nos mutantes vale mais que Ouro 18 Quilates!!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale tudo e muito mais! Se não fosse por ele, não sei se os mutantes seriam tão famosos ou teriam tantos títulos assim. Isso sem falar nos filmes e animações.

      Excluir