Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha Marvel: Tenha clemência dos Thunderbolts!

Nas duas últimas edições de Universo Marvel de 2013 (#3 e #4) o primeiro arco dos novos Thunderbolts foi concluído, dando fim à participação do desenhista STEVE DILLON – o que deixou muitos leitores felizes. Ainda que a nova abordagem não anime muito, alguma coisa vai se construindo na medida em que o roteirista DANIEL WAY prepara o terreno para o seu último arco à frente da revista.

UNIVERSO MARVEL 3 4 MARVEL NOW NOVA MARVEL THUNDERBOLTS V2 4, 5, 6

Para começo de conversa a interação entre os personagens é tão bizarra que acaba sendo divertida. Não surpreende nem um pouco a reação do Justiceiro à presença do Líder entre as suas fileiras, e nem o choque entre o vigilante e Deadpool. Duas personalidades que definitivamente não combinam, e por isso geram situações curiosas ou às vezes bizarras.

A trama toda se desvela, e há pouca surpresa, com indícios da intervenção militar dos EUA no estabelecimento de um governo autoritário, e a torta tentativa do Hulk Vermelho para que tudo fosse minimamente consertado. O Justiceiro, envolvido com Elektra (causando ciúmes em Deadpool, vá entender), ajuda na fragmentação do grupo que, mesmo assim, parece fazer com que as coisas funcionem perto do ideal.

A reviravolta que envolve a relação longínqua entre o Líder e o mercenário anabolizado de Kata Jaya não anima muito, e Way parece querer enfiar esse retcon goela abaixo do leitor. A história é bastante confusa até o seu desfecho, e o surgimento de Clemência, atraída pela radiação gama presente no Rulk e no Líder só adiciona mais pontas soltas aos nós criados pelo roteirista.

UNIVERSO MARVEL 3 4 MARVEL NOW NOVA MARVEL THUNDERBOLTS V2 4, 5, 6

A história acaba de fato girando em torno do Líder, e de sua capacidade mental ampliada pelas radiações gama. Mas a fome por morte e por violência da misteriosa Clemência acelera o processo iniciado pela iniciativa do Hulk Vermelho. Uma reviravolta bizarra mostra que a capacidade mental do Líder é tão grande que literalmente não cabe em seu cérebro. E Ross quer esse conhecimento para algo muito maior que a cabeçona do Líder.

Por fim, o que parece uma missão de libertação de um país há anos sob um regime autoritário patrocinado pelas forças armadas dos EUA, é apenas uma cortina de fumaça para algo muito mais complexo.

A missão acaba bem sucedida, mas não se pode dizer o mesmo sobre a história. Ainda faltam algumas coisas para que esses novos Thunderbolts sejam interessantes. Quem sabe a mudança na arte das próximas edições dê uma ajuda.

Por João


Fonte: Universo Marvel 616

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Sou fã antigo de HQ e aos poucos estou voltando a ler as revistas seriadas, aproveitando mais reboot na Marvel. Seu trabalho aqui é bem interessante (gosto também do blog hqrock). Porém é muita coisa para ler. Eu ainda vou começar a ler o Universo Marvel. to sentindo falta das histórias do Quarteto Fantástico e Hulk, porém não tenho todos os números da revista.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fred! Bacana conhecer mais um leitor antigo de HQs. Percebi que sua preferência é Marvel, é isso mesmo? Com certeza o Marvel NOW é um bom ponto de partida ou recomeço. As histórias do Hulk por Mark Waid estão muito boas. E a nova fase do Quarteto do Fraction também vale a pena. Desde quando você começou a ler HQs? Quais seus títulos preferidos. Continue a prestigiar o blog. Posts diários. Na verdade o blog é apenas um espaço onde posto assuntos que eu mesmo gosto de ler. Obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  3. Sou do tempo de "Superaventuras Marvel" e Heróis da TV" da Abril, talvez pelas histórias de boa qualidade publicadas nessas revistas eu passei a gostar bastante da Marvel. Claro que tinha bom material da DC também. Hoje com a quantidade de títulos é muito maior (e menos tempo disponível) para ler tanta coisa, então normalmente leio encadernados e edições especiais e recentemente resolvi tentar acompanhar algumas revistas mensais. Falando da DC, atualmente estou achando as histórias da HQ do Arqueiro Verde boas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fred! Então provavelmente somos da mesma geração, pois sou colecionador de HQs Marvel e DC pela Abril também. Embora eu tenha começado lá pelos anos 1980, comecei a colecionar para valer a partir de 1982. Atualmente (re) comecei a acompanhar algumas mensais pelos Novos 52 e Nova Marvel. Também estou apreciando a nova fase do Arqueiro Verde, e gosto muito do Lanterna Verde (por Geoff Johns) e Batman (por Scott Snyder) e também estou acompanhando algum material da Nova Marvel, além dos encadernados do Demolidor (por Martk Waid) e Justiceiro (por Greg Rucka). Um abraço e continue a nos prestigiar com sua presença!

    ResponderExcluir