Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 9 – Domingo no parque

UNCANNY X-MEN n° 123 e 124 (Julho e Agosto de 1979)
História:
- “Listen… Stop Me If You’ve Heard It… But This One Will Kill You” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte final: Terry Austin
- “He Only Laughs When I Hurt” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Artefinal: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 9 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias:
- Superaventuras Marvel n° 14 (publicada em Agosto de 1983, pela Editora Abril) com o título “Só Dói Quando Ele Ri”. A estreia dos X-Men pela Editora Abril e na revista que se tornaria notória também pela presença dos mutantes. Isso acontece em um período em que a Abril finalmente consegue publicar todos os heróis Marvel ao invés de dividi-los com a RGE. Curiosamente, a capa, que não é desenhada por John Byrne (mas sim com arte de Dave Cockrum) traz uma ilustre penetra: Kitty Pryde, que sequer havia sido apresentada aos leitores brasileiros, mas viria a fazer parte importante dessa fase.
X-MenClaremontByrne9C
- Marvel Saga n° 3 (publicada em Fevereiro de 1992, pela Editora Abril) com o título “Só Dói Quando Ele Ri”. Republicação de histórias e fases importantes na história dos heróis Marvel. Esta edição mostra as primeiras histórias dos X-Men publicadas pela editora. Utiliza a capa de uma publicação americana similar, a de Classic X-Men, desenhada por Steve Lightle.
- X-Men – Edição Histórica n° 2 (publicada em Abril de 2002, pela editora Mythos) com os títulos “Me Pára Se Eu Já Tiver Contado Essa… Ela é de Matar” e “Só Doi Quando Ele Ri”. Segundo encadernado que continua a publicar a fase de Claremont e Byrne nos X-Men, com histórias em preto e branco.
Enredo e Observações:
Scott Summers e Colleen Wing parecem estar se acertando. Em uma noite onde o casal decide sair, são abordados por um conhecido amigo: o Homem-Aranha, que deu uma passadinha para cumprimentá-los e perguntar a Colleen sobre Misty Knight e o Punho de Ferro. Só depois de se despedir do casal é que o herói percebe um barulho familiar. De fato, ele havia visto um caminhão de lixo subindo a mesma rua. Até aí, seria normal se o caminhão não pertencesse ao vilão Arcade, que o usa para sequestrar suas vítimas, algo que realmente fez com Scott e Colleen.
X-MenClaremontByrne9F
Os sequestros de outros integrantes dos X-Men continuam. Colossus e Noturno caem na armadilha montada em um teatro, onde a sala que ocupam na verdade é uma caixa de aço que é inundada por gás e levada por um helicóptero. Wolverine é capturado pelo caminhão de lixo após sair da casa onde Mariko (que visita os Estados Unidos) está hospedada. Tempestade é capturada na própria Mansão, pelo vilão Arcade que a acerta com um tranquilizante. Nem mesmo a ligação do Homem-Aranha alertando-os sobre o perigo chega a tempo.
Quando Cíclope acorda, ele vê os demais X-Men na mesma situação que ele, presos em esferas de plástico resistente. O vilão aciona os comandos de um fliperama e os mesmos se repetem no cativeiro dos mutantes. Eles estão presos em uma espécie de fliperama gigante e as esferas os tortura por terem suas paredes eletrificadas. Ao final do percurso de cada esfera, os X-Men são separados, indo parar em orifícios diferentes que os levam a diferentes armadilhas.
X-MenClaremontByrne9B
Cíclope vai parar em uma sala com três portas, sendo apenas uma delas a saída segura e as demais aciona uma prensa hidráulica que o irá esmagar imediatamente; para “incentivá-lo”, a prensa começa a fechar a parede da sala lentamente. Colossus vai parar em uma sala onde é interrogado por um suposto agente do Comitê de Segurança da Rússia e onde é acusado de traição do Estado. Wolverine está em uma sala de espelhos com reflexos distorcidos, reflexos que tomam vida e saem dos espelhos para atacá-lo. Noturno está em uma pista onde correm carrinhos de trombada equipados com serras e dentes; mesmo se teleportando os carrinhos são capazes de segui-lo até mesmo no teto. Banshee foi parar em uma sala onde é atacado por aviões bombardeiros que utilizam armas de verdade; para piorar, desde a missão no Japão, ele não pode usar seu poder sônico. Tempestade está em uma sala repleta de água e impedida de voar; ao tentar abrir a sala com uma descarga de raios, recebe uma rajada ainda mais forte contra ela mesma e o nível da água começa a subir perigosamente.
X-MenClaremontByrne

Cíclope decide quebrar as regras do jogo e, ao invés de passar por uma das três portas, dispara uma rajada contra uma das paredes. Isso abre um rombo que o leva até a sala onde Wolverine luta com suas réplicas deformadas. Trabalhando em conjunto, ambos conseguem derrotar os robôs. Mas uma nova ameaça surge e não é um dos robôs. Trata-se de Colossus, que sofreu lavagem cerebral (que foi fácil devido à insegurança em ser um x-man) e agora age contra eles. O herói foi convencido de que era um traidor de sua pátria e agora age sob o nome de Gigante do Norte. O mutante russo joga seus colegas contra paredes diferentes, que se abrem, levando-os a outros locais.
Arcade tem como reféns Colleen, Amanda e Betsy (as duas últimas estavam acompanhando Noturno e Colossus ao teatro) e lhes conta que ele faz isso para sair do tédio. Tédio que vivenciava desde que era apenas um filho de milionário que matou o próprio pai e usou a fortuna para criar um parque de diversões mortal, tornando-se assim um renomado assassino. Após ser contratado pela organização criminosa Maggia para matar o Capitão Britânia (e o Homem-Aranha, que acompanhou o herói na armadilha, mas ambos conseguiram escapar), Arcade se viu tentado a desafios maiores. Quando Black Tom Cassidy e o Fanático o procuraram para eliminar os X-Men, ele viu a oportunidade perfeita para sair da mesmice.
Cíclope vai parar na mesma pista onde os carrinhos de trombada atacam Noturno. Apesar de suas rajadas óticas destruírem um deles, vários outros surgem ameaçadoramente. Cíclope utiliza seu conhecimento de geometria espacial e atinge todos os carros com um único disparo. Ele e Noturno seguem por um túnel, saindo da visão de Arcade.
X-MenClaremontByrne9E
Wolverine vai parar da sala de hologramas onde Banshee é atacado por naves reais (que agora mostram naves futuristas ao invés de bombardeiros). Utilizando seus instintos animais, o mutante canadense consegue encontrar a parede e um túnel de manutenção. Mas, ao abrir caminho, encontra-se com Magneto e Hulk! Logo, a dupla ganha o reforço de Cíclope, que consegue chegar até eles através de um túnel de manutenção. Os heróis enfrentam Magneto e Hulk que, na verdade, são robôs de Arcade.
Tempestade procura a abertura por onde está entrando mais água e dispara rajadas nas paredes dos canos, torcendo para que seus pulmões resistam mais tempo que a tubulação atingida. Quando os tubos se rompem, ela é levada pela água até a sala onde estão Cíclope, Wolverine e Banshee. Logo em seguida, Colossus os encontra e, ainda dominado, tenta matá-los. Cíclope e Tempestade, em suas mãos de aço, apelam para que ele se lembre que os X-Men são mais que um grupo, são uma família. Colossus sai do transe e, com esta vitória final, Arcade aciona a sala onde estão e as paredes se tornam uma esfera que é jogada para fora de seu parque.
Lá fora, Colleen, Amanda, Betsy e Noturno são lançados em embrulhos para presente, amarrados em paraquedas, e pousam suavemente. Nas costas de Noturno, Arcade deixa um bilhete dizendo que os X-Men venceram o primeiro assalto. Infelizmente, eles não podem simplesmente voltar e prender o vilão porque, além do parque ser uma propriedade privada (onde eles poderiam ser acusados de invasão), também não tem provas concretas de que ele é um criminoso. O acerto de contas (como Wolverine naturalmente tanto gostaria de ter) ficará para outra oportunidade.
Noturno, utilizando sua capacidade de ficar transparente nas sombras e, assim, ficando fora do monitoramento de Arcade, consegue chegar até a sala onde está o vilão. Mas não percebe quando um dos capangas de Arcade aciona um dispositivo que o desacorda com gás.
X-MenClaremontByrne9G
Curiosidades:
Claremont e Byrne abusam de referências a histórias passadas em que eles estiveram envolvidos. É quase como se fosse um universo Marvel baseado em histórias produzidas por eles. Nesse quesito, temos a amizade do Homem Aranha com Colleen Wing (vinda da revista Marvel Team Up 64, escrita por Claremont e desenhada por Byrne, onde o herói se uniu ao Punho de Ferro; no Brasil, esta história havia sido publicada no Superalmanaque do Aranha n° 6, pela RGE, em maio de 1982), a amizade do Aranha com Cíclope (vinda de Marvel Team Up Annual 1, com uma ideia de Claremont, onde o herói se encontra com os X-Men; no Brasil, foi publicada no Superalmanaque do Aranha n° 3, pela RGE, em janeiro de 1981) e o encontro do Aranha com o Arcade (que ocorreu em Marvel Team Up 65, escrita por Claremont e desenhada por Byrne; no Brasil seria publicada na revista mensal do Homem Aranha n° 38, pela Editora Abril, em agosto de 1986).
Por Marcos Dark


Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários