UNCANNY X-MEN n° 123 e 124
(Julho e Agosto de 1979)
História:
-
“Listen… Stop Me If You’ve Heard It… But This One Will Kill You” – Roteiro:
Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte final: Terry Austin
- “He Only Laughs When I Hurt” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Artefinal: Terry Austin
- “He Only Laughs When I Hurt” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Artefinal: Terry Austin
- Superaventuras Marvel n° 14 (publicada em Agosto de 1983, pela
Editora Abril) com o título “Só Dói Quando Ele Ri”. A estreia dos X-Men pela Editora
Abril e na revista que se tornaria notória também pela presença dos mutantes.
Isso acontece em um período em que a Abril finalmente consegue publicar todos
os heróis Marvel ao invés de dividi-los com a RGE. Curiosamente, a capa, que
não é desenhada por John Byrne (mas sim com arte de Dave Cockrum) traz uma
ilustre penetra: Kitty Pryde, que sequer havia sido apresentada aos leitores
brasileiros, mas viria a fazer parte importante dessa fase.
- Marvel Saga n° 3 (publicada em Fevereiro de 1992, pela Editora
Abril) com o título “Só Dói Quando Ele Ri”. Republicação de histórias e fases
importantes na história dos heróis Marvel. Esta edição mostra as primeiras
histórias dos X-Men publicadas pela editora. Utiliza a capa de uma publicação
americana similar, a de Classic X-Men, desenhada por Steve Lightle.
- X-Men – Edição Histórica n° 2 (publicada em Abril de 2002, pela
editora Mythos) com os títulos “Me Pára Se Eu Já Tiver Contado Essa… Ela é de
Matar” e “Só Doi Quando Ele Ri”. Segundo encadernado que continua a
publicar a fase de Claremont e Byrne nos X-Men, com histórias em preto e
branco.
Enredo
e Observações:
Scott
Summers e Colleen Wing parecem estar se acertando. Em uma noite onde o casal
decide sair, são abordados por um conhecido amigo: o Homem-Aranha, que deu uma
passadinha para cumprimentá-los e perguntar a Colleen sobre Misty Knight e o
Punho de Ferro. Só depois de se despedir do casal é que o herói percebe um
barulho familiar. De fato, ele havia visto um caminhão de lixo subindo a mesma
rua. Até aí, seria normal se o caminhão não pertencesse ao vilão Arcade, que o
usa para sequestrar suas vítimas, algo que realmente fez com Scott e Colleen.
Os sequestros de outros integrantes
dos X-Men continuam. Colossus e Noturno caem na armadilha montada em um teatro,
onde a sala que ocupam na verdade é uma caixa de aço que é inundada por gás e
levada por um helicóptero. Wolverine é capturado pelo caminhão de lixo após
sair da casa onde Mariko (que visita os Estados Unidos) está hospedada. Tempestade
é capturada na própria Mansão, pelo vilão Arcade que a acerta com um
tranquilizante. Nem mesmo a ligação do Homem-Aranha alertando-os sobre o perigo
chega a tempo.
Quando
Cíclope acorda, ele vê os demais X-Men na mesma situação que ele, presos em
esferas de plástico resistente. O vilão aciona os comandos de um fliperama e os
mesmos se repetem no cativeiro dos mutantes. Eles estão presos em uma espécie
de fliperama gigante e as esferas os tortura por terem suas paredes
eletrificadas. Ao final do percurso de cada esfera, os X-Men são separados,
indo parar em orifícios diferentes que os levam a diferentes armadilhas.
Cíclope vai parar em uma sala com três
portas, sendo apenas uma delas a saída segura e as demais aciona uma prensa
hidráulica que o irá esmagar imediatamente; para “incentivá-lo”, a prensa
começa a fechar a parede da sala lentamente. Colossus vai parar em uma sala
onde é interrogado por um suposto agente do Comitê de Segurança da Rússia e
onde é acusado de traição do Estado. Wolverine está em uma sala de espelhos com
reflexos distorcidos, reflexos que tomam vida e saem dos espelhos para
atacá-lo. Noturno está em uma pista onde correm carrinhos de trombada equipados
com serras e dentes; mesmo se teleportando os carrinhos são capazes de segui-lo
até mesmo no teto. Banshee foi parar em uma sala onde é atacado por aviões
bombardeiros que utilizam armas de verdade; para piorar, desde a missão no
Japão, ele não pode usar seu poder sônico. Tempestade está em uma sala repleta
de água e impedida de voar; ao tentar abrir a sala com uma descarga de raios,
recebe uma rajada ainda mais forte contra ela mesma e o nível da água começa a
subir perigosamente.
Cíclope decide quebrar as regras do
jogo e, ao invés de passar por uma das três portas, dispara uma rajada contra
uma das paredes. Isso abre um rombo que o leva até a sala onde Wolverine luta
com suas réplicas deformadas. Trabalhando em conjunto, ambos conseguem derrotar
os robôs. Mas uma nova ameaça surge e não é um dos robôs. Trata-se de Colossus,
que sofreu lavagem cerebral (que foi fácil devido à insegurança em ser um
x-man) e agora age contra eles. O herói foi convencido de que era um traidor de
sua pátria e agora age sob o nome de Gigante do Norte. O mutante russo joga
seus colegas contra paredes diferentes, que se abrem, levando-os a outros
locais.
Arcade tem
como reféns Colleen, Amanda e Betsy (as duas últimas estavam acompanhando
Noturno e Colossus ao teatro) e lhes conta que ele faz isso para sair do tédio.
Tédio que vivenciava desde que era apenas um filho de milionário que matou o
próprio pai e usou a fortuna para criar um parque de diversões mortal,
tornando-se assim um renomado assassino. Após ser contratado pela organização
criminosa Maggia para matar o Capitão Britânia (e o Homem-Aranha, que
acompanhou o herói na armadilha, mas ambos conseguiram escapar), Arcade se viu
tentado a desafios maiores. Quando Black Tom Cassidy e o Fanático o procuraram
para eliminar os X-Men, ele viu a oportunidade perfeita para sair da mesmice.
Cíclope vai
parar na mesma pista onde os carrinhos de trombada atacam Noturno. Apesar de
suas rajadas óticas destruírem um deles, vários outros surgem ameaçadoramente.
Cíclope utiliza seu conhecimento de geometria espacial e atinge todos os carros
com um único disparo. Ele e Noturno seguem por um túnel, saindo da visão de
Arcade.
Wolverine vai parar da sala de
hologramas onde Banshee é atacado por naves reais (que agora mostram naves
futuristas ao invés de bombardeiros). Utilizando seus instintos animais, o
mutante canadense consegue encontrar a parede e um túnel de manutenção. Mas, ao
abrir caminho, encontra-se com Magneto e Hulk! Logo, a dupla ganha o reforço de
Cíclope, que consegue chegar até eles através de um túnel de manutenção. Os
heróis enfrentam Magneto e Hulk que, na verdade, são robôs de Arcade.
Tempestade
procura a abertura por onde está entrando mais água e dispara rajadas nas
paredes dos canos, torcendo para que seus pulmões resistam mais tempo que a
tubulação atingida. Quando os tubos se rompem, ela é levada pela água até a
sala onde estão Cíclope, Wolverine e Banshee. Logo em seguida, Colossus os
encontra e, ainda dominado, tenta matá-los. Cíclope e Tempestade, em suas mãos
de aço, apelam para que ele se lembre que os X-Men são mais que um grupo, são
uma família. Colossus sai do transe e, com esta vitória final, Arcade aciona a
sala onde estão e as paredes se tornam uma esfera que é jogada para fora de seu
parque.
Lá fora,
Colleen, Amanda, Betsy e Noturno são lançados em embrulhos para presente,
amarrados em paraquedas, e pousam suavemente. Nas costas de Noturno, Arcade
deixa um bilhete dizendo que os X-Men venceram o primeiro assalto.
Infelizmente, eles não podem simplesmente voltar e prender o vilão porque, além
do parque ser uma propriedade privada (onde eles poderiam ser acusados de
invasão), também não tem provas concretas de que ele é um criminoso. O acerto
de contas (como Wolverine naturalmente tanto gostaria de ter) ficará para outra
oportunidade.
Noturno,
utilizando sua capacidade de ficar transparente nas sombras e, assim, ficando
fora do monitoramento de Arcade, consegue chegar até a sala onde está o vilão.
Mas não percebe quando um dos capangas de Arcade aciona um dispositivo que o
desacorda com gás.
Curiosidades:
Claremont e
Byrne abusam de referências a histórias passadas em que eles estiveram
envolvidos. É quase como se fosse um universo Marvel baseado em histórias
produzidas por eles. Nesse quesito, temos a amizade do Homem Aranha com Colleen
Wing (vinda da revista Marvel Team Up 64, escrita por Claremont e desenhada por
Byrne, onde o herói se uniu ao Punho de Ferro; no Brasil, esta história havia
sido publicada no Superalmanaque do Aranha n° 6, pela RGE, em maio de 1982), a
amizade do Aranha com Cíclope (vinda de Marvel Team Up Annual 1, com uma ideia
de Claremont, onde o herói se encontra com os X-Men; no Brasil, foi publicada
no Superalmanaque do Aranha n° 3, pela RGE, em janeiro de 1981) e o encontro do
Aranha com o Arcade (que ocorreu em Marvel Team Up 65, escrita por Claremont e
desenhada por Byrne; no Brasil seria publicada na revista mensal do Homem
Aranha n° 38, pela Editora Abril, em agosto de 1986).
Por Marcos Dark
Fonte: Dínamo
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