Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 13 – Vou pro Canadá, ver um carcaju, uniforme novo é uma beleza

UNCANNY X-MEN n° 139 e 140 (Novembro e Dezembro de 1980)
História: 
- “…Something Wicked This Way” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Rage” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 13 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias: 
 - Superaventuras Marvel n° 40 e 41 (publicada em Outubro e Novembro de 1985, pela Editora Abril) com os títulos “O Mal Não Tem Fronteiras” e “Ferozes Criaturas”.  Revista mensal em uma fase cultuadíssima, trazendo, além dos X-Men de Claremont e Byrne, o Demolidor de Frank Miller, Eternos de Jack Kirby e Mestre do Kung Fu com Gene Day.
- X-Men – Edição Histórica n° 3 (publicada em Maio de 2003, pela editora Mythos) com os títulos “O Mal Nos Espreita” e, “Fúria”. Último volume com as derradeiras histórias da fase de Claremont e Byrne. 
Enredo e Observações: 

X-Men Claremont Byrne 13 C
Meses depois da morte de Jean Grey…
Anjo se mostra “fora de forma” em uma sessão de treinamento na Sala de Perigo. Sua habilidade de voo pode parecer útil em se tratando de agir sozinho, como fazia no Novo México. Mas, em equipe, ele realmente mais se atrapalha do que se mostra útil. Ao tentar escapar de uma das armadilhas, tromba com Noturno a ponto de desacordá-lo e fazê-lo cair em um fosso em chamas. O mutante alemão é salvo por Wolverine, mas acorda na hora em que seu amigo o apara com uma chapa de aço, cortada com suas garras de adamantium. Ainda atordoado e surpreso, Noturno se teleporta para o local onde Colossus atira um enorme robô, mas é salvo por Tempestade. A sessão, apesar de terminar de uma forma atrapalhada e desagradar Xavier, pelo menos deixa os mutantes ilesos.
X-Men Claremont Byrne 13 B
Há novidades entre os X-Men. Após a saída de Cíclope, a nova líder de campo é Tempestade, que parece ter sido uma boa escolha como mostra sua performance durante do treinamento. Há também uma tímida nova integrante: Kitty Pryde, agora usando um uniforme (de novata, como os primeiros uniformes dos X-Men). Xavier sugere que ela utilize um codinome, algo como Ariel. Kitty não acha que esse nome tenha muito a ver com ela. É então que Tempestade a batiza com um codinome que mais lhe agrada: Ninfa.

X-Men Claremont Byrne 13 E

Wolverine pede uma licença para se ausentar do grupo e, finalmente, consertar o mal entendido com o governo canadense, antes que a Tropa Alfa ameace o grupo novamente. Em sua nova visita ao Canadá, ele será acompanhado por Noturno. Enquanto isso, Ororo leva Kitty para conhecer sua nova professora de dança, Stevie Hunter.
No Canadá, Wolverine e Noturno praticamente invadem a casa de James Hudson (também conhecido como Vindix, líder da Tropa Alfa) e são surpreendidos por Heather, esposa de James. Ela, que se mostra feliz por rever Logan, diz que seu marido foi designado pelo governo canadense a verificar estranhas ocorrências no norte do país.
Vindix se encontra com dois outros integrantes da Tropa Alfa, Shaman e Pássaro da Neve. Locados em uma cabana, suas investigações sobre o desaparecimento da família de um policial, que foi morto e eviscerado em um acampamento, parece não ter dado muitos frutos. Wolverine e Noturno aparecem no local e apesar do primeiro contato lembrá-los das desavenças entre os X-Men e a Tropa Alfa, conseguem uma trégua para ajudar a investigação. A única pista é o molde de uma pegada encontrada no acampamento, bem diferente de um urso ou qualquer outro animal daquela região. Wolverine a reconhece como sendo da criatura do folclore canadense conhecida como Wendigo.
Diz a lenda que Wendigo é uma criatura que surge quando alguém pratica canibalismo nas florestas canadenses. Wolverine já enfrentou o monstro em sua primeira missão, quando Wendigo e o Hulk lutavam e a irmã do homem amaldiçoado a ser a criatura tencionava transferir a maldição para o gigante verde. Nessa ocasião, um feiticeiro contratado para fazer a transferência se transformou em Wendigo e nunca mais foi visto. Para encontrar a esposa e o filho do policial morto, Wolverine está disposto a usar seus instintos para segui-los.
Noturno vai até o carro para pegar sacos de dormir e mantimentos e acaba se afastando da cabana. Trabalhando tranquilamente, ele mal percebe quando a enorme criatura chamada Wendigo o ataca. Por muito pouco, o mutante não é rasgado pelas garras da criatura. Apesar de sua agilidade, Noturno logo é alcançado e pego por Wendigo. Quase sem respirar nas garras do monstro, resta ao mutante se concentrar e usar seu poder de teleporte. Ele não conhece bem a região e há muitas árvores a sua volta. O menor erro poderia fazê-lo se materializar em meio a uma delas. Mas ele consegue chegar a uma clareira. Wendigo, no entanto, parece ter um senso de rastreamento tão aguçado quanto o de Wolverine e o alcança rapidamente. Noturno teme se teleportar em uma região desconhecida e tenta enfrentar Wendigo. Mas o monstro lhe dá um golpe, fazendo-o ser arremessado até a cabana onde estão seus amigos.
X-Men Claremont Byrne 13 D
Os heróis percebem que Wendigo não é apenas uma fera descontrolada. Parece haver planejamento em seus ataques. Facilmente, ele percebe como derrubar Vindix, por exemplo. Também percebendo que está em desvantagem, o monstro aproveita o pequeno incêndio que sua luta causou e foge para a floresta.
Wolverine e Pássaro da neve perseguem a criatura. Diferente do monstro que Wolverine enfrentou no passado, o atual Wendigo não deixa rastro, como se soubesse andar sorrateiramente na mata. Porém, os heróis encontram a caverna onde Wendigo esconde a esposa e filho do policial. O monstro parece faminto. Enquanto Pássaro da Neve parte para orientar os outros sobre a localização de Wendigo, Wolverine o enfrenta sozinho. Liberando toda sua fúria, o mutante consegue abatê-lo momentaneamente, dando chance para a mulher e filho fugirem. No entanto, a recuperação de Wendigo é impressionante e logo ele os alcança. Wolverine é pego de surpresa e só não é destroçado devido a seu esqueleto de adamantium. O restante da equipe chega ao local e consegue salvá-lo. Pássaro da neve se transforma em um feroz carcaju, selvagem animal que habita a região, e ataca Wendigo com uma ferocidade tão grande quanto a dele mesmo. Ela acaba por feri-lo o suficiente para que Shaman tente reverter a maldição, mas a personalidade do animal da qual a forma assumiu a domina. Wolverine tenta, cautelosamente, fazê-la recordar-se de quem é. No último instante… Pássaro da Neve consegue vencer a selvageria e voltar a sua forma humana.
O feitiço de Shaman consegue reverter Wendigo a sua forma humana. No entanto, o homem que se tornou o monstro, apesar de aliviado de a maldição ter se encerrado está detido pelo governo canadense. Afinal, ele se tornou Wendigo conscientemente e deve pagar pelos seus atos. A Tropa Alfa se despede de Wolverine e Noturno. James diz que irá conversar com o ministro sobre o seu pedido de demissão e que o governo canadense, com isso, não irá mais persegui-lo.
Noturno se pergunta se Wolverine não estaria em uma situação parecida com a de Wendigo. Afinal, se o homem que se tornou monstro está sendo preso por ter matado tanta gente essa mesma lei não se aplicaria a Wolverine, que já matou várias vezes? A resposta de Wolverine é que ele, de certa forma, sempre matou em legítima defesa. Quando no exército, recebia ordens para matar. Quando no serviço secreto, tinha licença para matar. Ainda assim, Noturno se pergunta se esse é o modo certo de agir. Pergunta essa ao qual Wolverine não tem uma resposta a dar. 
Curiosidades:
Discreta estreia do novo uniforme de Wolverine, conhecido como “uniforme marrom”.
O carcaju, também conhecido como glutão, é o animal do qual Logan criou seu codinome. Afinal, em inglês, esse pequeno animal se chama Wolverine. A ferocidade do carcaju mostrada nessa história é carregada de certa licença poética. O animal é famoso por não temer outros animais selvagens, mesmo sendo maiores que ele (o que não é tão difícil, já que ele se assemelha a um pequeno urso). Porém, é tímido quanto ao contato com humanos.
A mudança em Wolverine não está apenas em seu visual. Ao contrário do que é mostrado em histórias anteriores, ele não é mais o personagem fadado a ser o rebelde do grupo. Aqui, Wolverine mostra suas habilidade como líder de campo, algo natural uma vez que pertenceu ao serviço secreto canadense e poderia ser perfeitamente, o líder da Tropa Alfa.
O epílogo dessa história mostra o rompimento do governo canadense com a Tropa Alfa. Um fim que, na verdade, se tornou um grande início para o grupo. Sai a Tropa Alfa coadjuvante das histórias dos X-Men e entra a Tropa Alfa, escrita e desenhada por seu idealizador (John Byrne) em uma novíssima (e cultuada) revista mensal própria. Notavelmente, sendo um planejamento de Byrne para o lançamento da revista dos personagens que criou, esse arco de histórias tem muito mais de seu roteiro do que o de Claremont.
Por Marcos Dark

Fonte: Dínamo


Postar um comentário

0 Comentários