Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 14 – Não deixe para amanhã o que você pode fazer ontem

UNCANNY X-MEN n° 141 e 142 (Janeiro e Fevereiro de 1981)
História: 
- Days of Future Past” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Mind Out of Time” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin 
X-Men Claremont Byrne 14 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias: 
 - Superaventuras Marvel n° 45 e 46 (publicada em Março e Abril de 1986, pela Editora Abril) com os títulos “Dias de Um Futuro Esquecido” e “Jornada Mental”. Revista mensal trazendo as duas últimas histórias dos X-Men pela dupla Claremont e Byrne… dentro da edição. Na capa onde foi publicada a primeira parte, ainda há a chamada (intencional) “Exterminadores do Futuro”.
- X-Men Especial n° 2 (publicada em Julho de 1992, pela Editora Abril) com os títulos “Dias de Um Futuro Esquecido” e “Jornada Mental”.  Pequena edição dedicada a essa história distópica (pequena, afinal só são duas parte).
X-Men Claremont Byrne 14 C
- X-Men – Edição Histórica n° 3 (publicada em Maio de 2003, pela editora Mythos) com os títulos “Dias de Um Futuro Passado” e, “O Tempo e a Mente”.A edição da Mythos, que mostrava toda a fase Claremont & Byrne, manteve a ordem original de publicação, sendo essas a antepenúltima e penúltima histórias pela dupla.
- Marvel – 40 Anos no Brasil (publicada em Setembro de 2007, pela editora Panini) com os títulos “Dias de Um Futuro Esquecido” e, “Mente Fora do Tempo”. Edição especial comemorativa, mostrando as histórias da Marvel que foram marcantes para o público brasileiro. 
Enredo e Observações:
Estados Unidos. Ano de 2018.
Quando Kitty Pryde era adolescente, a Park Avenue, em Nova York, era uma das regiões mais luxuosas do mundo. Hoje, no entanto, é uma das mais decadentes do planeta. Kitty percorre o local, cheio de cortiços, temerosa por aquela ser a região da gangue conhecida como Selvagens. Infelizmente, ela acaba caindo em um espécie de armadilha dos integrantes dessa gangue, que logo reconhecem que ela é uma mutante, a casta mais baixa da população, controlada desde a lei de controle de mutantes, de 1993. Devido ao colar inibidor em seu pescoço, Kitty não consegue utilizar seus poderes. Ela tenta dialogar, dizendo que está em missão para os Sentinelas, mas os Selvagens pouco se importam com os enormes robôs.
X-Men Claremont Byrne 14 B
Antes que algo pior aconteça com Kitty, ela é salva pelo Coronel Logan, conhecido, no passado, como Wolverine. Apesar de derrotar os Selvagens, Logan não pode usar suas garras, pois assim seria identificado pelos Sentinelas. Logan informa que as coisas no Canadá e no resto do mundo não estão melhores. Os Sentinelas ameaçam dominar o resto do planeta, saindo da América do Norte, e as outras nações estão dispostas a revidar com um ataque nuclear total. Logan e Kitty sabem que está mais do que na hora dos X-Men agirem. Do grupo que conheceu, no entanto, restam apenas Wolverine, Tempestade e Colossus, sendo este último o marido de Kitty. Acompanhando o grupo estão Franklin Richards, filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível (que foram mortos) e Rachel Summers, poderosa telepata e telecinética. Além deles, Magneto, antigo antagonista dos X-Men, hoje debilitado em uma cadeira de rodas, também forma o núcleo de resistência anti-sentinela.
O plano desse pequeno grupo é utilizar um bloqueador dos inibidores de poder (o colar que são obrigados a usar) e, dentro de uma escondida sala, recuperarem seus poderes sem que os Sentinelas percebam. Quando o dispositivo é acionado, Kitty se deita e deixa poder telepático de Rachel agir. Em pouco tempo, ela entra em transe.
Décadas antes, Kitty Pryde entraria na sala de perigo sem saber que uma perigosa sessão de testes estava acontecendo naquele momento. Ela ainda não está preparada para aquele nível de testes e quase é morta, mesmo com a intervenção de seus colegas. É Noturno, se teleportando para próximo do botão de pânico, quem consegue terminar a sessão. Na verdade, a primeira bateria de testes de Kitty na sala já está preparada. Ela passa por todas as armadilhas (mais amenas do que a de seus colegas) com certa facilidade. O grupo comemora enquanto ela vence cada barreira. No entanto, quando está prestes a sair da sala, algo estranho acontece. Kitty desmaia. Sua última lembrança é ver a si mesma, só que mais velha. Os X-Men a socorrem, imaginando que o esforço do teste pode ter-lhe causado mal de alguma forma.
Kitty é levada para a enfermaria, mas os exames mostram que ela está bem. Ao acordar, age estranhamente e diz que a mente que ocupa seu corpo ainda é dela só que de trinta anos no futuro. Inicialmente, os X-Men acham que o estresse está fazendo com que a jovem alucine. Mas ela revela que naquele dia, o grupo conhecido como Irmandade de Mutantes irá assassinar o senador Kelly, candidato a presidência dos Estados Unidos, e esse evento desencadeará uma verdadeira caça aos mutantes, levando o governo a reativar os Sentinelas, confinar mutantes em campos de concentração, assassinar simpatizantes e levar o mundo a uma guerra nuclear. Os instintos de Wolverine, mesmo que ele não acredite no que está ouvindo, lhe dizem que ela está falando a verdade. Os X-Men precisar ir à Washington. No caminho, Kitty explica que foi enviada para seu corpo no passado, pois, nessa época, ela ainda não havia sido treinada para se defender de ataques psíquicos, o que a deixaria suscetível para que fosse “invadida”.
Em 2018, o grupo de resistência, já identificados pelos Sentinelas, tenta fugir por um túnel subterrâneo. Quando as Sentinelas os alcançam, a primeira vítima fatal é Franklin Richards. Utilizando tudo que aprenderam em anos de combate, os sobreviventes enfrentam as máquinas o quanto podem. O objetivo é chegar até a base dos Sentinelas: o Edifício Baxter, antigo quartel general do Quarteto Fantástico. Graças ao sinal luminoso na fivela de Wolverine, eles conseguem acesso ao elevador privativo do Edifício. Mas a fuga do campo de concentração deixou os Sentinelas em alerta máximo. Quando Wolverine invade a sala onde se encontra um Sentinela de classe superior, pede a Colossus que o arremesse em direção dele. No entanto, o robô percebe a aproximação e desintegra Wolverine. Tempestade, reagindo ao ataque, não percebe outro Sentinela logo atrás e é atravessada com uma lança. Resta apenas Colossus. Mas Rachel, que fica do lado de fora do Edifício, segurando o corpo adulto de Kitty (com a mente da adolescente), logo percebe, com sua telepatia que o mutante russo também está morto. Agora, elas estão sozinhas.
X-Men Claremont Byrne 14 D
Xavier e Moira enfrentam a fúria do Senador Kelly, que prega a atenção da humanidade para o crescimento do número de mutantes. Em meio à polêmica sessão, os X-Men surpreendem Xavier quando chegam. Lendo a mente de seus alunos, o Professor X empalidece com o relato, principalmente com o que está na mente de Kitty. Antes que possa reagir, as paredes do local começam a ruir, como se estivessem sob o efeito de um terremoto. Na verdade, trata-se de um ataque do mutante Avalanche, membro da nova Irmandade de Mutantes, liderada por Mística. O grupo de vilões acaba de chegar para assassinar o senador. Diante do aterrorizado público, os X-Men e a Irmandade de Mutantes se enfrentam. Sina, a mutante cega capaz de ver o futuro, antevê até mesmo os ataques de Noturno. Tempestade impede que Wolverine mate Pyro, que é capaz de criar moldes com chamas. Assassinato entre mutantes só iria piorar a imagem deles diante dos presentes, dando razão ao discurso de Kelly. Enquanto isso, Moira e Xavier são escoltados por uma segurança. O Professor X percebe, tarde demais, que estão, na verdade, sendo levados por Mística.

X-Men Claremont Byrne 14 E

Mesmo sabendo que o senador Kelly será morto por um integrante da Irmandade, Kitty não sabe exatamente qual deles fará isso. Os X-Men levam a batalha para fora e derrotam um a um dos vilões. Porém, uma das vilãs não se envolve. Sina. Kitty descobre que ela está prestes a matar o senador Kelly. Como sua mente veio do futuro, ela se torna uma anomalia para os poderes de previsão da mutante, o que a faz desmaiar quando é atravessada pelo poder de Kitty. Com isso, o senador Kelly é salvo justamente por uma representante da raça que tanto ele persegue. Ao cumprir sua missão, Kitty se vê mais jovem e sente-se desorientada em seguida. Sua mente jovem retornou.
Os X-Men impediram o assassinato do senador que odiava mutantes, fato que deflagraria uma onda de perseguição que seria catastrófica para o futuro. Se eles realmente conseguiram impedir os acontecimentos é justamente o futuro quem dirá. 
Curiosidades:
X-Men Claremont Byrne 14 F
Durante muito tempo, foi dito que essa história inspiraria o diretor James Cameron a criar a trama do filme O Exterminador do Futuro. Apesar das semelhanças com o futuro distópico (apesar de não ser algo exatamente inédito), nada nunca foi dito para confirmar essa teoria. As semelhanças do clima de futuro opressivo, no entanto, são curiosas.
A relação profissional entre Byrne e Claremont, nesse ponto, já não estava das melhores. Byrne, durante muito tempo, apontou que Claremont não soube aproveitar o potencial dessa história em roteiros futuros. Esse notório desentendimento, inclusive, por marcar o fim da parceria entre os dois, fez com que a história fosse publicada no Brasil como a última dessa fase. Há, no entanto, uma última história, que seria publicada no mês seguinte (na edição americana) que realmente marca o fim desse período. Essa última história é citada nas edições brasileiras de forma que os acontecimentos dela se dessem antes de Dias de Um Futuro Esquecido.

Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários