Logo criado por Jorge Luís

US News DC: DC Comics: Blood Moon é uma nova “Crise” ou a volta dos heróis pré-Novos 52?

A DC Comics continua fazendo mistério em torno do tal evento que começará em abril de 2015, logo após o fim das séries semanais Futures End e Earth 2: World’s End, e do hiato no qual entrará a série Batman Eternal.
futures-end-channel-52-promo
Todo este mistério tem enchido a internet de teorias relacionadas ao evento que está preparando, ainda mais depois da declaração de Jim Lee e Dan DiDio, que disseram semana passada que Futures End e World’s End fazem parte de uma trilogia que será completa em 2015.
Uma destas teorias gira em torno do teaser acima, que a DC liberou em abril, quando começou a promover o lançamento de Futures End, que fala do nascimento de uma “Lua Vermelha” (Blood Moon). Pra quem já leu ou ouviu falar um bocado das Crises do Multiverso DC (Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita e Crise Final), sabe que um dos sinais da chegada de uma nova Crise é a aparição de um céu vermelho, o que já levou alguns a especularem que a tal Lua Vermelha é uma referência à chegada de uma nova Crise.
O céu vermelho em Crise Nas Infinitas Terras
O céu vermelho, por sua vez, é uma confirmação visual de uma ruptura dos limites entre um universo paralelo e outro, fazendo com que seja exposta em ambos a Sangria, espécie de sistema circulatório do Multiverso que se localiza entre os universos.
Pelo fato de Lee e DiDio terem dito que Futures End e World’s End são as duas primeiras partes de um evento épico e cósmico que envolverá o Multiverso e viagens no tempo, uma das hipóteses é que Blood Moon seja o nome de uma série semanal que dará continuidade ao que as duas primeiras começaram.
Outra possibilidade é a de que todos os títulos mensais da DC envolvam-se no evento, estampando em suas capas o logo de Blood Moon, pois diversos autores já comentaram que seus respectivos arcos de histórias serão encerrados em março de 2015, ou antes disto. Suspeito, né?
Earth 2 World's End #1
Até o momento foi revelado em Futures End que, cinco anos no futuro, ocorreu a chamada “Guerra dos Mundos”, que envolveu Apokolips, a Terra 2 e a Terra 0, em que os heróis das duas terras se uniram para combater Darkseid e sua armada invasora. Uma das consequências desta guerra foi a destruição da Terra 2, e a ida dos sobreviventes dela para a Terra 0, onde são tratados como aliens.
Este não seria exatamente o evento Blood Moon, pois uma das tramas centrais de Earth 2: World’s End, que começa a sair em outubro lá fora, é a tal Guerra dos Mundos. E como o próprio subtítulo indica, é bastante provável que nela serão explicadas as circunstâncias que levaram à destruição daquele mundo.
E é sempre bom lembrar – embora já tenhamos citado isto diversas vezes (como aqui, aqui aqui) – que 2015 é o ano em que Crise nas Infinitas Terras completa 30 anos, o que meio que obriga a DC a encontrar uma forma de homenageá-lo com algum grande evento dentro de seu universo atual.
Uma das possibilidades é que Blood Moon abra um canal para realizar crossovers não apenas entre os universos paralelos que já foram apresentados na continuidade atual da DC, como também entre o universo dos Novos 52, e aquele anterior ao reboot do Universo DC que ocorreu como consequência da saga Ponto de Ignição (Flashpoint).
Pra sustentar esta hipótese temos o Mapa do Multiverso, que Grant Morrison criou para organizar todos os universos paralelos da DC, a fim de explorá-los no evento Multiversity:
DC-Comics-New-52-multiverse-map-for-Grant-Morrisons-Multiversity-1
Reparem no mapa acima que as Terras 14, 24, 25, 27, 28, 46 e 49 são desconhecidas, o que abre espaço para que uma delas se revele a Terra onde ocorriam as aventuras dos heróis da editora antes do reboot.

A volta do Besouro Azul e Gladiador dourado pré-Novos 52 em Justice League 3000 #12

E pra reforçar ainda mais esta possibilidade, semana passada foi revelado que a série Justice League 3000, do trio Keith Giffen, J.M. DeMatteisHoward Porter, que mostra uma Liga da Justiça do ano 3000, se passa dentro da continuidade DC anterior aos Novos 52, o que permitiu ao trio trazer de volta a dupla Besouro Azul e Gladiador Dourado da continuidade antiga para a série.
Isto abre também a possibilidade daquele universo não apenas existir, como ter seguido em frente, apesar do reboot. Assim, o evento que levou à fusão daquela Terra com o Universo Wildstorm e a Vertigo teria gerado uma nova Terra, sem excluir aquelas que foram usadas como base pra criação dela. Mas por enquanto isto é apenas um boato.
Mas lembre-se de que estamos falando de um evento comemorativo da primeira Crise, que, como já foi confirmado por Jim Lee e Dan DiDio, envolverá o Multiverso e viagens no tempo. Daí pra termos o envolvimento de mais uma Terra, e esta ser a do Universo DC pré-reboot é um pulo.
Anti-Monitor no final de Vilania Eterna
Um outro indício ao qual os teóricos de uma futura Crise estão se agarrando é a aparição do Anti-Monitor no final deVilania Eterna (Forever Evil), vilão da Crise original. Mas para estes já foi dito que Geoff Johns, escritor da saga e da série mensal da Liga da Justiça, está reservando o vilão não para uma saga maior, mas para um arco da série da Liga chamado The Darkseid War (A Guerra de Darkseid), que começará ano que vem. O título do arco implica num confronto entre o regente de Apokolips e o Anti-Monitor, no qual a Liga estará envolvida. Se isto será ou não uma das tramas que desembocará em Blood Moon, é algo que ainda necessita de confirmação oficial.
Uma outra possibilidade seria a de que Blood Moon seja apenas um evento menor que levará a um maior, que pode vir a ocorrer em setembro de 2015, mês que a DC vêm reservando desde 2012 para lançar edições de todas as suas séries mensais ligadas a um tema central (Mês Zero, Mês dos Vilões e Mês do Futuro, até agora).
Em setembro de 2011 ocorreu o reboot completo do Universo DC. Estaria a editora preparando um novo reboot para o ano que vem, a ocorrer em setembro, como consequência de Blood Moon? Já há quem especule que a nova Crise irá combinar elementos dos Novos 52 com o Universo DC pré-Ponto de Ignição.

Fonte: Nerd Geek Feelings

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pode ser mas eu acho que esta muito cedo para uma crise.Assim como eu acho que o Anti-Monitor só deve aparecer em uma.Vamos ver se o Dark aguenta o Anti-Monitor(Se aguentar duvido alguém dizer que o Thanos ganha dele).
    Ps:Será que se tiver uma crise vamos ter o retorno do Superboy Prime(o ser não cósmico mais apelão dos quadrinhos).
    Ps2:Me lembro de ter visto a um tempo uma série recente da Dc que era crise aluna coisa.Lembro até de ter lido.Será que eu estou meio doido(mais do que o normal)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que por fazer 30 anos da Crise original, a DC vai fazer algum tipo de homenagem, mas vamos ver...
      Bom, antes dos Novos 52, houveram outras crises sim - Crise Infinita, Crise Final e Crise de Identidade (essa vale muito a pena, foi um dos melhores arcos fechados que eu já li na minha vida de leitor, e olha que isso faz mais de 30 anos!).
      Recomendo Crise de Identidade, caso ainda não tenha lido, ANT.

      Excluir