Recentemente recebi um comentário
com uma dúvida bastante interessante, sobre as diferenças entre os vários títulos
de um mesmo personagem – especificamente falando sobre os títulos do Batman e
do Superman.
Atualmente, pela Panini, o mix do
Batman contém histórias das revistas “Batman”, “Detective Comics” e “Batman –
Cavaleiro das Trevas” e o mix do Superman contém histórias da revista “Superman”,
“Action Comics” e “Superman Sem Limites”, com algumas pequenas variações de vez
em quando.
Há diferenças entre essas revistas? E
quais são?
No caso do Batman, ele começou a ser
publicado na revista Detective Comics, lá na decada de 30, e como fazia muito
sucesso, a DC resolver criar uma revista, que nós chamamos de “spin off”, ou
seja, uma revista derivada que foi chamada simplesmente de “Batman”. Depois
disso houve vários outros spin offs do Batman.
Nos Novos 52, além de “Batman” e “Detective
Comics”, também foi lançada uma terceira revista “solo” do Batman chamada “Batman
– Cavaleiro das Trevas” (que lá nos EUA já foi cancelada).
São revistas que mostram as
histórias do Batman de forma independente, ou seja, cada uma delas tem seus próprios
roteiristas e desenhistas trabalhando de forma separada, e estão acontecendo na
mesma linha temporal e no mesmo universo. Eu sei que é difícil de tentar
entender o Batman resolvendo tantos casos ao mesmo tempo e em lugares
diferentes, mas a ideia básica é essa.
Só que, de vez em quando, como
aconteceu na saga “Noite das Corujas”, os editores da DC resolveram que era a
oportunidade de “ligar” os títulos contando a mesma história (no caso, a história
da Noite das Corujas). Por isso, na edição #9 da revista do Batman pela Panini,
podemos encontrar histórias da Detective Comics e Cavaleiro das Trevas fazendo
parte da mesma saga.
No caso do Superman, foi ainda um
pouco mais complicado no começo dos Novos 52. A revista “Action Comics” começou
mostrando as histórias do Superman no passado, uns cinco anos antes da linha
temporal atual, e a revista “Superman” mostram as histórias do mesmo Superman
na linha temporal atual.
Só que, atualmente, as duas revistas
já estão na mesma linha temporal e, cada uma, conta as histórias do Superman à
sua maneira. Mesmo assim, de vez em quando, as histórias dessas revistas se
interligam (como aconteceu na saga do H’El, e ainda irá acontecer na saga Doomed).
No caso do Batman dos Novos 52, é
possível ler apenas uma das revistas, a do “Batman” escrito pelo Scott Snyder,
por exemplo. Mesmo quando acontece alguma saga, ainda assim, é possível
entender o que está acontecendo somente lendo a do “Batman”. Se for ler só as
histórias de “Detective Comics” também é possível, mas, de vez em quando será
preciso, pelo menos, tentar entender o que está acontecendo na revista do “Batman”,
porque ela é a revista principal do herói atualmente.
No caso do Superman, fica mais difícil
ler apenas uma das duas (Superman ou Action Comics), porque quase sempre estão
acontecendo sagas onde é preciso estar acompanhando todas (e, às vezes, até
mesmo outros títulos como Supergirl e Superboy).
Normalmente isso acaba virando uma
grande bagunça, principalmente para leitores novos, mas, como eu disse antes, a
ideia é puramente “comercial”, ou seja, para vender mais. E depois, os leitores
que se virem para tentar entender tudo.
No fim das contas, como dizia
Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii, são “variações sobre um
mesmo tema”.
Por Roger
2 Comentários
Pelo que eu entendi era para além de comercial cada uma ter uma proposta diferente:
ResponderExcluirBatman-Revista normal com as histórias do homem morcego
Batman Eterno-Revista narrando uma única porem gigantesca história
Cavaleiro das Trevas-Essa era só comercial mesmo,porem o Hurwitz fez parecer que era sobre a origem dos inimigos do morcego.
Detective comics-Histórias do Batman com um tom mais investigativo do que voltado para a ação(até onde eu li não seguiu muito bem a proposta).
Superman-Revista normal com as histórias do Superman
Action comics-Era para ser uma revista com ele anos antes do tempo presente mas em pouco tempo já mudaram a proposta(e cagaram tudo).
Ps:Mas gostei do post,ficou bem feito.
Pois é, as propostas originais foram boas, mas a execução foi muito ruim. É onde eu acho que a parte comercial falou mais alto, pois os roteiristas tinham que se submeter ao que o mercado exigia, tanto é que, principalmente no começo dos Novos 52, alguns roteiristas saíram de seus títulos por falta de liberdade criativa.
ExcluirAh, e valeu pela força, especialmente nas matérias que eu mesmo estou escrevendo, é um grande incentivo, valeu mesmo!