Logo criado por Jorge Luís

Variações sobre o mesmo tema - os vários títulos de um mesmo herói

Recentemente recebi um comentário com uma dúvida bastante interessante, sobre as diferenças entre os vários títulos de um mesmo personagem – especificamente falando sobre os títulos do Batman e do Superman.

Atualmente, pela Panini, o mix do Batman contém histórias das revistas “Batman”, “Detective Comics” e “Batman – Cavaleiro das Trevas” e o mix do Superman contém histórias da revista “Superman”, “Action Comics” e “Superman Sem Limites”, com algumas pequenas variações de vez em quando.
Há diferenças entre essas revistas? E quais são?


Bom, basicamente falando, existe alguns personagens que vendem mais (como o Batman e Homem-Aranha). Então, a editora resolve publicar mais títulos do mesmo personagem para vender mais ainda.

No caso do Batman, ele começou a ser publicado na revista Detective Comics, lá na decada de 30, e como fazia muito sucesso, a DC resolver criar uma revista, que nós chamamos de “spin off”, ou seja, uma revista derivada que foi chamada simplesmente de “Batman”. Depois disso houve vários outros spin offs do Batman.

Nos Novos 52, além de “Batman” e “Detective Comics”, também foi lançada uma terceira revista “solo” do Batman chamada “Batman – Cavaleiro das Trevas” (que lá nos EUA já foi cancelada).

São revistas que mostram as histórias do Batman de forma independente, ou seja, cada uma delas tem seus próprios roteiristas e desenhistas trabalhando de forma separada, e estão acontecendo na mesma linha temporal e no mesmo universo. Eu sei que é difícil de tentar entender o Batman resolvendo tantos casos ao mesmo tempo e em lugares diferentes, mas a ideia básica é essa.

Só que, de vez em quando, como aconteceu na saga “Noite das Corujas”, os editores da DC resolveram que era a oportunidade de “ligar” os títulos contando a mesma história (no caso, a história da Noite das Corujas). Por isso, na edição #9 da revista do Batman pela Panini, podemos encontrar histórias da Detective Comics e Cavaleiro das Trevas fazendo parte da mesma saga.


No caso do Superman, foi ainda um pouco mais complicado no começo dos Novos 52. A revista “Action Comics” começou mostrando as histórias do Superman no passado, uns cinco anos antes da linha temporal atual, e a revista “Superman” mostram as histórias do mesmo Superman na linha temporal atual.

Só que, atualmente, as duas revistas já estão na mesma linha temporal e, cada uma, conta as histórias do Superman à sua maneira. Mesmo assim, de vez em quando, as histórias dessas revistas se interligam (como aconteceu na saga do H’El, e ainda irá acontecer na saga Doomed).

No caso do Batman dos Novos 52, é possível ler apenas uma das revistas, a do “Batman” escrito pelo Scott Snyder, por exemplo. Mesmo quando acontece alguma saga, ainda assim, é possível entender o que está acontecendo somente lendo a do “Batman”. Se for ler só as histórias de “Detective Comics” também é possível, mas, de vez em quando será preciso, pelo menos, tentar entender o que está acontecendo na revista do “Batman”, porque ela é a revista principal do herói atualmente.

No caso do Superman, fica mais difícil ler apenas uma das duas (Superman ou Action Comics), porque quase sempre estão acontecendo sagas onde é preciso estar acompanhando todas (e, às vezes, até mesmo outros títulos como Supergirl e Superboy).

Normalmente isso acaba virando uma grande bagunça, principalmente para leitores novos, mas, como eu disse antes, a ideia é puramente “comercial”, ou seja, para vender mais. E depois, os leitores que se virem para tentar entender tudo.

No fim das contas, como dizia Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii, são “variações sobre um mesmo tema”.

Por Roger


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Pelo que eu entendi era para além de comercial cada uma ter uma proposta diferente:

    Batman-Revista normal com as histórias do homem morcego

    Batman Eterno-Revista narrando uma única porem gigantesca história

    Cavaleiro das Trevas-Essa era só comercial mesmo,porem o Hurwitz fez parecer que era sobre a origem dos inimigos do morcego.

    Detective comics-Histórias do Batman com um tom mais investigativo do que voltado para a ação(até onde eu li não seguiu muito bem a proposta).

    Superman-Revista normal com as histórias do Superman

    Action comics-Era para ser uma revista com ele anos antes do tempo presente mas em pouco tempo já mudaram a proposta(e cagaram tudo).
    Ps:Mas gostei do post,ficou bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as propostas originais foram boas, mas a execução foi muito ruim. É onde eu acho que a parte comercial falou mais alto, pois os roteiristas tinham que se submeter ao que o mercado exigia, tanto é que, principalmente no começo dos Novos 52, alguns roteiristas saíram de seus títulos por falta de liberdade criativa.
      Ah, e valeu pela força, especialmente nas matérias que eu mesmo estou escrevendo, é um grande incentivo, valeu mesmo!

      Excluir