Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta DC: Superman - À Prova de Balas (Panini)

Veja a análise do Planeta sobre o encadernado Superman – À Prova de Balas, lançado pela Panini.


Sinopse:
Começa a impiedosa caçada pelo alienígena que vem dando o que falar em Metrópolis e no mundo. Um ser mais poderoso do que uma locomotiva e capaz de saltar arranha-céus com um único impulso. Um homem com habilidades muito além do normal… um Superman! Acompanhe os primeiros momentos da trajetória dessa novíssima encarnação do Homem de Aço, perseguido por cientistas insanos, empresários corruptos, caçadores infalíveis, seres extradimensionais e até mesmo um exército anti-Superman! Mas eles todos estão prestes a aprender que nessa ou em qualquer Terra – disfarçado como Clark Kent, Johnny Clark, Calvin Ellis ou qualquer outra identidade secreta – esse poderoso herói é mais que um homem. É uma ideia. E ideias são à prova de bala.

Análise:
Primeiro, um breve comentário sobre o formato do encadernado em si. Nos EUA, é comum a Marvel e a DC lançarem encadernados de arcos de suas revistas mensais, e até mesmo de minisséries. Basicamente todos os encadernados são lançados no formato Trade Paperback com capa no estilo cartão. Mas, alguns encadernados acabam sendo lançados também em formato Hard Cover, ou seja, o que nós conhecemos como capa dura. E, às vezes, dependendo do título, são lançados versões especiais, como o formato Deluxe, Ultimate Collection e Omnibus. Este último se trata de uma coletânea que reúne várias revistas num único encadernado com capa dura e acabamento de luxo. Por exemplo, a DC lançou um Omnibus contendo todas as 52 edições #1 da primeira leva dos Novos 52 lá nos EUA. A Marvel lançou um Omnibus do Demolidor de Frank Miller com todas as edições (158 à 191) que ele desenhou em sua fase clássica com 840 páginas!

Depois dessa breve explicação, gostaria de dizer o seguinte: “Obrigado Panini, por nos proporcionar o primeiro Omnibus no Brasil com o lançamento de Superman – À Prova de Balas”. – simplesmente com todas as edições que o Grant Morrison escreveu na revista Action Comics, em sua fase Novos 52!

Morrison posicionou essa fase do Superman cinco anos antes da cronologia atual dos Novos 52. Os pais adotivos dele já estavam mortos, Clark estava morando em Metrópolis, ainda não trabalha para o Planeta Diário e está agindo como um vigilante justiceiro vestindo uma camiseta azul, jeans, capa e botas. Ele ainda não voa, apenas salta, e não é 100% invulnerável. Muitos estranharam esse jovem Superman achando ele muito diferente da era Pré-Novos 52, ma a verdade é que, esse “novo” Superman era justamente como o “original” que foi apresentado ao mundo na antiga Action Comics #1 de 1938. Ele ainda não voava, era mais bruto e combatia os criminosos “comuns”.
Embora, no começo o Superman esteja apenas combatendo crimes e corrupção, com o tempo, as ameaças cósmicas e viagens temporais passam a ser o foco das histórias. Bem no seu estilo, Grant Morrison vai deixando pistas desde a primeira edição, que vai construir o quebra-cabeça de uma trama bem maior.

Muitos personagens clássicos aparecem, como Lois Lane, Jimmy Olsen, Lex Luthor, Brainiac e a Legião dos Super-Heróis. Para os iniciantes, Morrison reconta a origem do Superman, e chega a explorar muito bem Krypton, além de mostrar como Jonathan e Martha Kent morrem.

Todos os desenhistas que participaram (Rags Morales, Andy Kubert, Gene Há, Cully Hamner, Brad Walker) foram muito bem e cada um teve funções bem específicas para contar as histórias. Até mesmo as histórias de apoio, ou secundárias que foram publicadas nas mensais da Action Comics foram publicadas! Parabéns Panini.

O Omnibus (gosto de chamar assim) traz as edições de Action Comics 0-18 e o Annual 1, vários extras e com 684 páginas!! O preço é salgado, embora dê para encontrar mais em conta, mas a verdade é que, vale muito a pena!
(Eu já disse “Obrigado Panini”?).

Por Roger


Postar um comentário

8 Comentários

  1. Lembro que essa foi a história que eu mais gostei dos novos 52.Depois disso esqueceram o Myx,ficou até de fora do mal eterno e foi uma pena.Mas essa fase do Morrison marcou a revista,que teve um otimo começo.
    Obrigado Panini.
    Ps:Preço salgado?Quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço "oficial" é de R$158,00, mas dá pra encontrar por R$95,00 na Amazon.
      Por ser um Omnibus eu acho que o preço oficial é justo, mas também sei que, para quem compra bastante revistas por mês, pode ficar meio puxado...

      Excluir
  2. por Krypton!!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...por Krypton e por Krypto (o cão), que tem umas participações bem emocionantes (agora é sério), principalmente numa história de apoio.

      Excluir
  3. Seu texto me ajudou bastante. Lembro de ter folheado e lido a primeira história e não ter gostado, eu pensei "Que porra é essa? O mesmo Morrison que faz a bela síntese do Super-Homem em Grandes Astros, agora joga tudo fora pra fazer um valentão que diz ser o Super-Homem?", não gostei nem do Lex bem caricato. De muita coisa. Mas depois do seu texto, vou buscar para ler digital, só acho que tem muito material que eles poderiam ter feito isso, como Preacher ou Punisher Max, e eles não fizeram, publicam de maneira (ao menos Preacher) que sai mais caro do que se publicada assim. Transmetropolitian é outro exemplo, esse eu até perdoo, mas algo tão conhecido como Preacher...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou meu amigo. Eu quis deixar bem claro que o Super do Morrison (nesse encadernado) é o Super "verdadeiro", ou seja, como ele foi projetado para ser. Fiz isso porque cheguei a ver alguns artigos e comentários dizendo que não tinham gostado dessas histórias porque "esse não era o Superman". Pode ate ser que essas pessoas não tenham gostado dessa versão do Morrison e isso é normal e faz parte, mas dizer que "esse não é o Superman", simplesmente é um equívoco, e achei que era preciso reparar esse erro.

      Excluir
    2. Eu li no ano passado um scan com a primeira Actions & Comics. O Super-Homem afrontava mesmo, até a capa é uma cena dele levantando o carro dos gangsteres. Ele chegava em uma casa, alguém apontava uma arma pra ele e ele já metia o tapa e derrubava portas. A Lois Lane era bem vagaba meso, mandava na lata contra o Clark, achei bem interessante, vou retomar essa leitura.

      Excluir
    3. OK, qualquer coisa, depois você diz como foi sua leitura.

      Excluir