Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Homem de Ferro - Os Cinco Pesadelos (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Homem de Ferro – Os Cinco Pesadelos, lançado pela Salvat.


Em 2008, a revista do Homem de Ferro tinha mais um reinício, desta vez pela dupla Matt Fraction e Salvador Larroca. O arco “Cinco Pesadelos” foi o primeiro de uma longa série muito boa.

Logo na primeira edição, Tony Stark narra seus cinco piores pesadelos. Também, logo de início já fica claro que o grande vilão da história será Ezekiel Stane, filho de Obadiah Stane, antigo nêmeses do bilionário tecnológico. Ele consegue todo tipo de material com tecnologia Stark através do mercado negro, e acaba criando em si mesmo um ser de pura energia.

O objetivo principal de Ezekiel é vingar a morte do pai, o Monge de Ferro, pois ele acha que o Homem de Ferro o matou, quando na verdade, Obadiah cometeu suicídio ao ser derrotado num confronto com o Homem de Ferro. Para isso, o jovem gênio arma um plano de múltiplos ataques terroristas com homens-bomba em quatro unidades das Indústrias Stark espalhas pelo mundo em locais estratégicos, ou seja, acabar com a vida do Homem de Ferro começando por destruir o império tecnológico de Stark e depois matar o próprio num confronto direto.

A trama é basicamente isso, mas Fraction soube trabalhar logo de cara akguns aspectos interessantes:
Primeiro, sobre os cinco piores pesadelos de Stark, nos ensina muito sobre quem é o inventivo bilionário – uma homem egocêntrico, mas com boa motivação em salvar as pessoas.
Segundo, num determinado momento da trama, Pepper Potts é vítima de uma explosão e acaba entre a vida e a morte. Para salvar sua vida, Tony insere o mesmo mecanismo que ele criou quando se tornou o Homem de Ferro, a fim de, temporariamente assegurar que seu coração continuasse a funcionar. Mas Pepper, embora completamente recuperada, se recusa a continuar com o reator de energia em seu peito, pois isso a fazia sentir-se um monstro. Nessa hora, Stark diz para si mesmo: “É assim que ela me vê”. Que valores morais levaram Pepper a pensar assim de si mesma?

Por outro lado, Ezekiel em sua sede de vingança, não mede esforços para que ele mesmo seja uma fonte viva de energia, mas em sua insanidade, em nenhum momento mostra remorso pelas muitas vidas que ele tira no decorrer da história. Um paralelo interessante, e que mostra um ponto de vista que eu mesmo nunca parei para pensar – Tony Stark, com o reator de energia em seu peito poderia ser encarado como uma aberração aos olhos de outros? Sua preocupação com as pessoas o impede de ver seu próprio egoísmo? Neste caso, qual seria a diferença entre Tony e Ezakiel. Talvez a diferença fique claro quando vemos apenas a linha que define o bem e o mal, mas pode haver algo mais.

Gosto dos desenhos do Larroca, bem realistas, embora ele, sempre que possível, procura economizar nos detalhes de plano de fundo, mas faz bom uso das cores.

Uma excelente história, que ainda teve a participação mais do que especial do Homem-Aranha na edição final.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. depois que o Ezekiel mediu com a fita métrica do Destino a Fonte de energia percebeu que sua Insanidade alimentava o seu Remorso!! nem todos podem ser um Playboy milionário com uma estilosa placa peitoral de energia que faz com que qualquer olhada não afete o "Egoismo enlatado" do Stark!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma grande verdade no que você disse Marcos. O Ezekiel deixou seu desejo por vingança o levar à insanidade. Só isso para explicar suas ações - atos de terrorismo contra inocentes e até para com ele mesmo.

      Excluir