Logo criado por Jorge Luís

Teen – Parte 2 (Novos Titãs e outras coisas mais)

Recentemente li no MEGABLOG do meu parceiro ANT uma matéria (LEIA AQUI) muito interessante que me incentivou a escrever esse artigo. Até porque trata-se de um tema que já vinha pensando há algum tempo, não especificamente sobre o assunto “teen” em si, mas sobre as publicações da DC YOU voltadas para um púbico específico, que acabou se tornando sobre um público específico, no caso, o público adolescente.

Lembro-me que há uns anos atrás, acho que em 2008 ou 2009, o criador da Mônica e toda a sua turma, Maurício de Souza decidiu lançar títulos para um público específico também – o teen – com o lançamento de “Turma da Mônica Jovem”, contando as histórias desses personagens em suas versões adolescentes. Foi um sucesso estrondoso, chegando a vender muuuito mais do que qualquer Top 10 da Marvel ou DC.


Na primeira parte desse artigo, que está no MEGABLOG, o ANT explica qual a fórmula para se fazer produtos teen, seja na música, filmes, série, etc. Trata-se de uma fórmula de sucesso, mas que parece raso, resignado, para um público conformado e satisfeito, mesmo numa época em que as informações e o conhecimento nunca foram tão divulgados ou à disposição de qualquer pessoa, em qualquer época da história.

Depois de pensar sobre esse assunto, tive a oportunidade de acompanhar a opinião de outro parceiro – o Ozymandias – que, assim como eu, tem a opinião de que, ao seu próprio modo e sua própria época, sempre houve “produtos” para um público teen, embora não se usasse essa nomenclatura em épocas passadas. Por exemplo, você se encanta com a voz poderosa de Janis Joplin, ou a guitarra mágica de Jimi Hendrix? Seu alvo era um público “teen” nos anos 60. Isso me fez lembrar de que grandes sucessos como o a-há, RPM, ou filmes como os Goonies também eram voltados para um público “teen”, só que nos anos 80. E onde se encaixa os Novos Titãs nisso tudo?


Os Novos Titãs criados pela dupla Marv Wolfman e George Pérez foi uma tentativa da DC, na época passando por uma crise (parecida com a Marvel nos anos 90) de tentar trazer de volta os leitores “teen” daquela época. O grupo era formado por Robin, Moça-Maravilha, Kid Flash, Ravena, Ciborgue, Mutano e Estelar, todos jovens ou sidekicks, e foi um sucesso tão grande que a DC teve de lançar mais de um título do grupo (The New Teen Titans e Tales of the Teen Titans)! O público “teen” se identificou com o título sem dúvida. Mas quem eram os membros dos Novos Titãs? Robin – um jovem que queria sair da sombra de seu mentor; Moça-Maravilha – uma garota que demonstra maturidade até mesmo sem seus relacionamentos amorosos, mas sempre na busca em desvendar sua própria origem; Kid Flash – que enfrenta o dilema entre continuar a ser um herói ou priorizar sua vida pessoal e seus estudos; Ravena – que vive 24 horas por dia lutando contra seu lado maligno herdado de seu pai; Ciborgue – enfrentando o preconceito da sociedade e a aparente indiferença de seu pai; Mutano – apesar de manter uma atitude otimista, sofre pelo seu passado e pela ausência de seus pais biológicos; Estelar – levada para longe de sua família ainda criança, para se tornar uma escrava num mundo estranho com um povo selvagem e violento. Esse é o grupo que enfrenta todos esses problemas pessoais, e ao mesmo tempo, fazendo o bem.

E os Novos Titãs não são uma exceção à regra para a época, o que me leva a concluir que cada geração “teen” tem os produtos que melhor lhe caracterizam. Isso passa a ser preocupante se pensarmos no que a geração teen atual se interessa, exige e consome. Não querendo fugir das HQs Marvel e DC, se você se incomodou com a sexualização exagerada da Mulher-Gato no começo dos Novos 52, do novo título da Estelar pela DC YOU, ou coisas parecidas, talvez seja porque é isso que a demanda teen exige. Acho que no final das contas, diante de tantas coisas supérfluas que nos são empurradas como produtos para um “público específico”, fico com as palavras do ANT: “O problema são os consumidores”.

PS: ANT, acabei de ler a primeira edição de PREZ que você disse que seria o único título do DC YOU que não leria. Posso te garantir que vai te surpreender. Daqui a pouco sai um post dela que me surpreendeu positivamente, ficou muito além do que eu esperava. Ouso dizer que foi um dos melhores lançamentos do DC YOU.


Por Roger

Postar um comentário

4 Comentários

  1. é existe um mundo Teen Adolescente pra Voçê que se acaba na Net de um Universo Adulto a procura de Coisas especificas ou não na Tentativa de vencer a Crise de uma Década Perdida!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada geração com suas particularidades, se bem que noto uma certa tendência na queda de qualidade dos produtos. Sei que tem muita coisa boa. Talvez seja um reflexo do consumidor, ou talvez seja falta de criatividade de quem produz, ou até mesmo um conjunto de vários fatores.

      Excluir
  2. Excelente post, Roger, complementou direitinho o meu, achei muito bom mesmo.
    Só uma correção, Mauricio de Souza quando fez turma da Monica jovem tinha na verdade como objetivo falar de temas mais adultos, porem mudou de ideia porque percebeu que muitas crianças estavam comprando.
    Ps:PREZ é bom????? Tenho que parar de julgar um livro(Um gibi no caso) pela capa.
    Ps2: Até amanhã se não houverem complicações eu te mando a segunda parte do planeta MEGABLOG clássicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu que agradeço a inspiração do seu artigo original. Me ajudou a expor um assunto que também estava me incomodando. E obrigado pela correção quanto à Turma da Mônica Jovem.
      Ps: Eu achei Prez muito bom. Na verdade eu só li porque você disse que seria a única que não leria, então pensei - "Bom, deixa eu dar uma lida só pra completar o DC YOU, e qualquer coisa eu escrevo que não vale a pena, etc". Mas, pelo contrário, calou a minha boca. Não sei como vão ser as próximas edições, mas a estreia foi surpreendente. Programei o post pra esta semana mesmo, acho que na quarta ou quinta.
      Ps2: Oba! Estou ansioso para saber quem vai ser. Assim que eu receber, já começo a pensar no meu próximo. Valeu!

      Excluir