Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta DC: Batgirl - O Reflexo Sombrio

Veja a análise do Planeta sobre Batgirl – O Reflexo Sombrio (Novos 52).



Após três anos numa cadeira de rodas após ser baleada pelo Coringa, Bárbara Gordon está de volta como a Batgirl, mas seu retorno não será fácil. Ainda insegura e relutante, porém com muita determinação, Bárbara se vê às voltas com novas e antigas ameaças.

O primeiro grande desafio vem na forma de um assassino misterioso chamado Espelho. Afetado por um acidente fatal que vitimou sua família, o Espelho perdeu sua crença em milagres e passa a matar todas as pessoas que em algum momento de suas vidas, foram salvas “milagrosamente”. Bárbara também estava na sua lista negra. Batgirl acaba falhando em salvar uma testemunha e até mesmo recebe uma visita do Asa Noturna que expressa sua preocupação com o retorno da vigilante.

Em seguida surge uma nova vilã, Gretel, que usa poderes hipnóticos para controlar homens através de um gatilho disparado pelo número 338. Até mesmo Bruce Wayne não escapa do poder hipnótico da ambiciosa vilã. Durante suas investigações, Bárbara descobre a trágica origem de Gretel que foi uma repórter tentando denunciar casos de corrupção.

Seu retorno como Batgirl levou Bárbara a se mudar da casa de seu pai e alugar seu próprio apartamento que passou a dividir com Alysia. Além disso, precisa lidar com retorno de sua mãe que abandonou a família há muito tempo atrás.

Batgirl passou de apenas uma companheira mirim na luta contra o crime em Gotham ao lado de Batman e Robin para uma personagem complexa e interessante, principalmente depois dos acontecimentos de Piada Mortal. Um recomeço que mostra uma jovem em busca de sua própria identidade, mas ao mesmo tempo, com todas as inseguranças e dúvidas que seriam normais numa situação assim. Um pai que é o comissário de polícia de Gotham, uma mãe que abandonou a família quando seus filhos ainda eram pequenos, um irmão psicopata, a incerteza se um dia voltaria a caminhar novamente, a necessidade de autoafirmação, enfim, todos os ingredientes que a roteirista Gail Simone se propõe a nos apresentar de uma forma bastante sensível. Um grande recomeço para a heroína pelos Novos 52. Este volume contém as edições #1-6, e foi escrito por Gail Simone e desenhos de Ardian Syaf. Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Esse material foi lançado em encadernado? Quer dizer que após anos, ela simplesmente levantou e andou? Em Injustice ano IV o Lex Luthor fazia ela andar, aqui ela simplesmente se levanta? Eu vejo o pessoal na internet sempre fazendo piadas com uma "Batgirl Nov8nha 1000 grau", é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi lançado em encadernado somente em inglês lá nos EUA. Eu me baseei nas edições publicadas lá fora, mas li em, português mesmo nas revistas mensais Sombra do Batman que eu comprei pela Panini. Na verdade, durante o arco é explicado mais ou menos como foi o processo de recuperação dela. Me parece que na versão dos Novos 52, o tiro que o Coringa deu não foi algo que a deixasse paralítica permanentemente, ou algo assim, e nessa versão, não passou tanto tempo assim, acho que foram uns dois anos. Infelizmente a personagem Batgirl é essa mesma, inclusive, apesar da mudança radical, a numeração da revista lá nos EUA continuou a mesma (a DC não foi a Marvel nesse sentido). Eu disse "infelizmente" não porque não concordo com a mudança, acho que os heróis sempre acompanharam sua época, mas a mudança em si foi meio difícil de aceitar devido a toda a carga dramática que a Barbara sempre carregou. Até cheguei a comentar isso com o Douglas. Não é que essa "nova" Batgiorl seja ruim, mas poderia ser uma personagem diferente, acho que assim seria mais fácil de aceitar. De qualquer forma, as histórias desse encadernado estão no nível que a Batgirl merece, e a próxima também. Pretendo fazer uma continuação desse post em breve.

      Excluir
  2. quanado um Espelho é Quebrado tudo pode ser afetado por Sete anos de Azar!!! te cuida Bárbara!! olha o Reflexo da Barb- Girl na Sombria e Bela noite de Gotham!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
  3. errei feio ao escrever ( Digitar..) "Quanado"! o correto é Quando !!!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas meu amigo. É, o azar afetou o próprio Espelho, aliás pensando um pouco sobre isso agora, até que a escolha do nome do vilão relacionado com o que aconteceu com ele, tem algo a ver...

      Excluir