Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta DC: Liga da Justiça Ano Um (Eaglemoss)

Veja a análise do Planeta sobre Liga da Justiça – Ano Um volumes 1 e 2, lançados pela Eaglemoss.


Sinopse:
Eles são os maiores heróis do Universo DC, juntos para combater inimigos que nenhum poderia derrotar separadamente. Como seres tão diferentes conseguiram enfrentar as mais perigosas ameaças? O confiante e destemido Lanterna contrasta com o misterioso e reticente Ajax, a cautela de Flash e a preocupação dele em honrar seus antecessores contrasta com a naturalidade da Canário Negro e por fim temos o confuso Aquaman se questionando a respeito de suas habilidades naturais. O resultado é uma série de histórias jamais contadas sobre um grupo de heróis novatos buscando uma maneira de trabalhar em conjunto e gerando no processo a confiança e o respeito que formaram a base da Liga da Justiça. Se você está se juntando à Liga agora, vai descobrir de onde e como se formou a equipe dos Melhores do Mundo.


Análise:
O primeiro ano de atuação da Liga na versão de Mark Waid e Brian Augustin e desenhos de Barry Kitson. Waid procurou enfocar nos relacionamentos internos e externos dos cinco integrantes – Flash, Lanterna Verde, Aquaman, Canário Negro e Ajax. A história, embora tenha uma trama principal relacionada à invasão alienígena, não chega a ser arrastada e nem longa demais, pois o lado humano retratado conseguiu dar um bom equilíbrio. Muito interessante também a maneira como os poderes dos justiceiros foram mostrados e cada membro foi bem desenvolvido.

Normalmente numa história de grupos de heróis, a tendência é focalizar em alguns e deixar outros apenas como coadjuvantes, mas não é esse o caso. Waid consegue desenvolver cada um por igual, incluindo suas vidas e dramas pessoais quando não estão na Liga. Isso fica bem claro na forma como cada um deixa bem explícito suas diferentes personalidades e como seu forte senso de justiça e desejo em fazer o bem os motiva a continuarem juntos.

É possível acompanhar a vida pessoal de Hal na Ferris Aeronáutica, Barry e seu trabalho forense e seu namoro com Íris, Dinah e seu relacionamento conturbado com sua mãe e sua admiração pelos heróis da SJA, Aquaman e seus conflitos internos e insegurança, à procura de amigos e conhecimento sobre o “mundo da superfície” e Ajax, atuando como policial disfarçado. Muita ação, diversão, drama e referências ao universo DC nesse primoroso trabalho. Leitura obrigatória.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Infelizmente deixei passar porque fiquei com receio de que fosse só mais uma história de origem como tantas outras, mas assim que tiver uma oportunidade vou pegar os volumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de comprar, cheguei a ler algumas críticas negativas. Mas, como prefiro conferir por mim mesmo decidi comprar. Além do mais, o nome do Mark Waid como roteirista sempre dá peso e eu particularmente gosto de seus trabalhos, pois normalmente são calcados mais nos personagens do que nas tramas em si. Valeu muito a pena Giulianno.

      Excluir