Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu DC: Sociedade da Justiça da América #83-87 (1999)


Li Sociedade da Justiça da América #83-87, do encadernado JSA: Ghost Stories, com roteiro de Paul Levitz e desenhos de Rags Morales e Jerry Ordway, e farei breves comentários das edições.


Edição #83: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. Faz meses que a SJA não se reúne formalmente. De repente, fantasmas do passado começam a assombrar alguns dos membros como Jakeem Trovoada, Sr. Incrível, Doutor Meia-Noite e até mesmo Joan Garrick.

Edição #84: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. Quando os integrantes da SJA se reúnem para uma conversa informal e percebem que praticamente todos tiveram experiências com a aparição de um fantasma, surge Jim Craddock, o Fantasma Fidalgo. E ele quer fazer algo mais além de apenas assustar o grupo.

Edição #85: Um Ano Depois dos eventos da saga Crise Infinita. O Fantasma Fidalgo vem atacando um membro da SJA por vez. Depois de ferir gravemente o Lanterna Verde Alan Scott, Jim Craddock vai atrás da Stargirl. O estranho é que apenas Poderosa parece ter condições de atingir o fantasma.

Edição #86: Jakeem Trovoada pede para o Relâmpago levá-lo ao “lugar onde estão os fantasmas” e lá conseguem algumas pistas de como deter Jim Craddock. Alan Scott, Jakeem Trovoada, Poderosa e Pantera seguem para Londres. O Sr. Incrível, Stargirl e Joel Ciclone permanecem no QG da SJA, mas logo atendem a um chamado.

Edição #87: O Fantasma Fidalgo finalmente revela que apenas matando os heróis da SJA, ele pode voltar a viver novamente e tenta um ataque direto. Depois de acertar Jim Craddock, o Pantera descobre que apenas quem tem sangue real e nobre em suas veias, é capaz de detê-lo.

Esse encadernado insere a SJA dentro da fase Um Ano Depois, mostrando o status do grupo, passado um ano após a saga Crise Infinita. O vilão da vez é o Fantasma Fidalgo que procura vingança contra os heróis da SJA para que possa voltar a viver novamente. O escritor Paul Levitz faz bom uso narrativo intercalando flashbacks para contar a origem do vilão, enquanto ele coloca seus planos em ação no tempo presente. Leitura satisfatória.

Por Roger