Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Surpreendentes X-Men #7-12 (2004)


Li Surpreendentes X-Men #7-12, do encadernado Astonishing X-Men: Dangerous, com roteiro de Joss Whedon e desenhos de John Cassaday, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #7: Asa tenta se adaptar com sua nova situação depois que suas habilidades mutantes forma suprimidas pelo soro. Os Surpreendentes X-Men e o Quarteto Fantástico agem juntos para deter um dos monstros do Toupeira que surgiu no centro da cidade.

Edição #8: De repente, os sensitivos apagam e os X-Men ficam isolados. Um antigo modelo de Sentinela ataca a escola. Enquanto Ciclope e outros tentam deter a ameaça, Kitty Pryde leva todos os alunos para dentro da Sala de Perigo.

Edição #9: Emma Frost desperta e avisa que a responsável pelo ataque do Sentinela foi a própria Sala de Perigo. De alguma forma, ela ganhou vida própria, e está em contradição devido à natureza de sua programação quando foi criada pelo Prof. Xavier.

Edição #10: A Sala de Perigo assume uma forma robótica e ataca todos os X-Men, encurralando Kitty Pryde e os alunos dentro da própria sala. Apesar de todos os esforços, seria impossível para os X-Men derrotar algo que já os enfrentou milhares de vezes e foi projetado justamente para detectar suas fraquezas.

Edição #11: Depois de derrubar os X-Men, Perigo parte para o que sobrou de Genosha confrontar seu “pai”, o Prof. Xavier. Charles consegue anular os ataques de Perigo momentaneamente, o suficiente para confrontá-la em seu campo mental.

Edição #12: Utilizando um dos jatos de Reed Richards, os Surpreendentes X-Men chegam à Genosha. Enquanto o Fera enfrenta Perigo, Kitty Pryde tenta desativar a Sentinela que destruiu a antiga nação mutante. E o segredo de Emma Frost é revelado no final.

Joss Whedon trabalhou com um conceito muito interessante – a Sala do Perigo – já que ela foi, de fato, projetada para “destruir” os X-Men. Então, quando ela assume vida própria, a única coisa que sabe fazer é tentar matar os mutantes e seu criador. Mais um elemento clássico nas histórias dos X-Men resgatado pelo escritor. Leitura altamente recomendada.

Por Roger