Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Batgirl – Ano Um (2003)


Li Batgirl – Ano Um #1-9, do encadernado Batgirl: Year One, com roteiro de Chuck Dixon e Scott Beatty, e desenhos de Marcos Martin, Álvaro Lopez e Javier Rodriguez, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: A destemida e determinada Bárbara Gordon nunca se contentou com o necessário e sempre esteve à procura de um objetivo nobre na vida. Seu pai, James Gordon a proibiu de seguir carreira na policia, mas isso não será um empecilho para que a jovem Bárbara lute pela justiça.

Edição #2: Depois de confeccionar sua própria fantasia, Bárbara vai ao Baile de Máscaras vestida de “morcego”, para tentar impressionar o pai, mas a festa é interrompida com a chegada do Mariposa Assassina, que está atrás do bilionário Bruce Wayne.

Edição #3: Perseguindo o Mariposa Assassina, Bárbara é abordada por Batman e Robin, em seu primeiro contato com os vigilantes de Gotham. O Mariposa está encrencado enquanto tenta oferecer proteção ao submundo do crime. E Bárbara não desiste de combater o crime.

Edição #4: Batman e Robin levam a Batgil até a Batcaverna. Lá, ela passa a noite toda por uma bateria de testes, embora, nem todos sejam apenas físicos. Bruce quer aprender mais sobre a misteriosa nova vigilante de Gotham, antes de tomar alguma decisão.

Edição #5: De guardião do submundo de Gotham, à um pobre desabrigado e desempregado, o Mariposa Assassina faz planos para dar a volta por cima. Sozinho e sem perspectiva, Cameron vê uma grande oportunidade, ao se aliar à Garfield Lynns, o Vagalume.

Edição #6: Enquanto faz sua ronda pela cidade, Batgirl ouve a notícia pelo rádio da polícia de que seu pai, o Capitão James Gordon é refém do Mariposa Assassina e seu novo parceiro, o Vagalume. Por uma coincidência de casos, a Canário Negro também se envolve. Ë a primeira vez em que Batgirl e Canário Negro atuam juntas.

Edição #7: Depois de uma grande confusão na residência do mafioso Toni Bressi, as duas “aves de rapina” resgatam o Capitão Gordon, mas não impedem a fuga da dupla incendiária. Bárbara vive uma situação dúbia, de sucesso e fracasso, ao mesmo tempo, embora o sentimento de frustração seja maior.

Edição #8: O Batsinal ilumina os céus de Gotham novamente. O Arrasa-Quarteirão invadiu o metrô e está ameaçando a vida de todos os passageiros. Dessa vez, quem atende o chamado são Robin e Batgirl. Contudo, enfrentar o gigante super-poderoso em um trem à alta velocidade irá testar toda a habilidade da Batgirl.

Edição #9: Sozinha contra o Vagalume e o Mariposa Assassina, Batgirl precisa deter os dois de uma vez por todas. Alem disso, ela ainda deverá passar pelo teste final do Batman e encarar seu pai, que desconfia que sua filha é a mais nova vigilante de Gotham, e isso ele não irá permitir.

Batgirl tem seus primeiros dias como combatente do crime. Determinada, persistente e corajosa, Bárbara Gordon é uma personagem carismática e divertida, mostrando as consequências de sua inexperiência e as recompensas de sua bravura. Além disso, a minissérie é recheada de referências e homenagens ao universo da bat-família e da própria Batgirl. Leitura recomendada.

Por Roger