Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: DC – A Nova Fronteira #2 (2004)


Li DC – A Nova Fronteira #4-6, do encadernado DC: The New Frontier #2, com roteiro e desenhos de Darwyn Cooke, e farei breves comentários das edições.


Edição #4: É 1959. John Henry é pego pelos homens da Ku Klux Klan e queimado vivo. John Jones (J’onn J’onzz) descobre que o governo está atrás de vidas alienígenas e sabem da chegada de um marciano aqui na Terra. Desapontada com a atual administração governamental, Diana resolve se afastar e retorna à Ilha Paraíso. Depois de assistir na TV uma mensagem do Flash dizendo que irá parar com suas atividades heróicas devido à perseguição do governo, J’onzz decide voltar para seu planeta natal, mas acaba sendo capturado pelo agente King Faraday. A missão do foguete Nuvem Voadora liderada pelo Coronel Flagg tem problemas, além de carregar um terrível segredo.

Edição #5: O Lanterna Verde Abin Sur cai na Terra e à beira da morte, seu anel escolhe Hal Jordan para se tornar o novo portador da poderosa arma esmeralda. Batman muda de uniforme (um visual que foi usado durantes os anos 60) e agora combate o crime ao lado de seu parceiro mirim, Robin. Uma ameaça de proporções épicas se aproxima da Flórida, e nem mesmo a Mulher-Maravilha foi capaz de impedir seu avanço. A devastação é iminente e vários defensores da justiça, como o Arqueiro Verde, Flash, os Desafiadores do Desconhecido e os Falcões Negros se colocam à disposição para ajudar. Cabe ao maior herói de todos os tempos, Superman, guiar e liderar essa força do bem.

Edição #6: Superman tomba diante de seu ataque inicial do Superman. O lado místico da DC se une – Senhor Destino, Espectro, Capitão Marvel, Zatanna e Vingador Fantasma decidem não intervir. Enquanto os militares e cientistas debatem sobre o que fazer, Adam Strange e o Dr. Ray Palmer parecem ter a solução do problema, empregando a tecnologia de encolhimento de Palmer. O ataque final contra a criatura é uma missão suicida. É hora de J’onn J’onzz deixar seu disfarce de lado e se tornar o Caçador de Marte. É hora de Hal Jordan deixar de ser um exímio piloto e se tornar o Lanterna Verde.

A Era de Prata, tem seus momentos de glória nessas últimas edições de A Nova Fronteira. Todos os eventos que começaram com o resgate do Coronel Rick Flagg na misteriosa ilha - a Terra que o Tempo Esqueceu se convergem. O alvorecer da justiça, o ideal heróico, a verdadeira e profunda essência do altruísmo e o início de uma era primorosa nos quadrinhos, são retratados de forma poética pelo escritor e desenhista Darwin Cooke. Escrever a história em ordem cronológica da criação desses personagens fictícios, e inserir em sua própria época deu uma oportunidade única de imersão em tempo real, como se o leitor estivesse naquela época. Abriu a oportunidade, por exemplo, de refletir acerca de uma época distante separada pelo tempo, mas perto o bastante quando olhamos para seus problemas. Histórias assim nos fazem relembrar porque somos leitores e fãs do universo DC. Leitura altamente recomendada.

Por Roger