Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha Marvel: OS SURPREENDENTES X-MEN - PERIGOSO

No primeiro arco da fase Joss Whedon/John Cassaday, Os Surpreendentes X-Men - Superdotados, a regra era dar uma reviravolta no que havia sido produzido por Grant Morrison e Frank Quitely em Novos X-Men - E de Extinção, deixando de lado os elementos de ficção científica, os uniformes monocromáticos e a postura de milícia mutante para dar lugar ao jeitão antigo de se fazer quadrinhos mutantes, à la Chris Claremont. E certamente a ideia se manteve em Perigoso, que leva a cabo as propostas mencionadas e vai além, ao inovar até mesmo o que o próprio Joss Whedon havia criado até então frente ao título dos pupilos do Professor Xavier.


Até então a história girava em torno da cura mutante criada pelo laboratório Benetech e a dra. Kavita Rao, o alienígena Ord do planeta Grimamundo e o aguardado retorno do gigante russo metalizado Colossus. E como se trata de história em quadrinhos, o esperado é que grande parte disso fosse retomado neste segundo arco. Mas Whedon não gosta de recorrer ao esperado. Perigoso praticamente recomeça do zero, com uma história que não traz uma sequência muito aprofundada do arco anterior. Aqui o foco é na Mansão X, que passa a abrigar estranhos acontecimentos, como a morte de um dos alunos e o ataque do que havia sobrado de um sentinela abatido que até então descansava em paz em algum canto cheio de cacarecos da escola.

E quando todos achavam que Ord, Kavita Rao ou a Agente Brand, líder da E.S.P.A.D.A. (ah, a velha tara da Marvel por acrônimos...), seriam os envolvidos com os fatos insólitos que rondavam a mansão, eis que surge um responsável pra lá de inesperado: a velha Sala de Perigo. Isso mesmo! O principal local de treinamento desde os primórdios dos X-Men tomou consciência, adquiriu forma humanoide e estava sedenta por vingança pelos vários anos de “opressão” (?!). Nomeada apropriadamente como Perigo, o ser robótico que parece parente do Warlock, possui um trunfo incrível: após décadas de treinamento, ela conhece cada passo de todos os X-Men e sabe antecipar todos os seus golpes. Uma vantagem e tanto, ainda mais para uma inteligência artificial altamente desenvolvida e extremamente analítica.

Certamente muitos leitores torceram o nariz para o enredo viajandão, mas a proposta de Whedon é clara em retomar o velho estilo for fun de contar histórias, sem se levar a sério demais, com foco objetivo na aventura e diversão. Um prato cheio para os saudosistas.

Destaque para a personagem interessante recém-criada, Perigo, apesar de sua origem um tanto difícil de engolir, para a tranquilidade nas falas serenas de Piotr Rasputin e o discurso afiadíssimo de Scott Summers ao final da edição 7: “Você não está percebendo, Kitty. O noticiário não existe pra lhe contar o que aconteceu. Existe pra dizer o que quer que você ouça ou o que acha que você quer ouvir”. Enfim, o “caolho”, como diria Logan, cresceu, amadureceu e se tornou um líder preparado.

O final traz um cliffhanger (o famoso “Continua na próxima edição...”) sensacional pra deixar qualquer leitor ansioso pelo próximo arco: Destroçados.

Os Surpreendentes X-Men - Perigoso (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 37) - 160 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 29,90 - lançado em abril de 2014 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Por Leonardo Porto Passos

Fonte: HQ Maniacs

Postar um comentário

4 Comentários

  1. não sei se o Laboratório Benedito vai conseguir curar os Mutantes a tara da Marvel pela E. S.P.AD.A.. . é estranho!!...agora a Sala de Perigo querer se vingar por anos de "treinamento forçado"e virar a Dona Perigosa é divertido mas "Bezarro"(com "E" mesmo)!!e eu não sabia que o tal Cliff Hanger tinha "Patentiado" o Continua na proxima edição!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, que essa série com o Whedon é muito boa, isso é.
      Agora, fiquei até na dúvida, você está brincando sobre o cliffhanger mesmo?...kkk
      De qualquer forma, cliffhanger significa "gancho". Acho que o autor poderia simplesmente ter usado essa palavra né?

      Excluir
  2. eu estava brincando sobre "Cliff Hanger"!! só em 2010 (ou 2011) foi quando eu começei a ver essa palavra Spoiler:que tem significado de revelar o final de um livro,quadrinhos de dar informações que a pessoa ainda pode não ter conhecimento! eu disse "patentiado" brincando como se o tal Ciff tivesse "iventado" a expressão "continua...! tem caras em Blogs que usam demais termos em inglês,"estrangeirismos" sem necessidade,quando tem palavras na nossa lingua que podem ser usadas perfeitamente! sem essa de "Tudo em English"!! Marcos Punch. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá, é que como você disse uma vez que não entendia de inglês, eu fiquei na dúvida mesmo, desculpe.
      Mas você já está mais do que por dentro dessas hein.

      Excluir