Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta: Superalmanaque do Homem-Aranha #1 (Editora Abril)

Em janeiro de 1985, a editora Abril lançou uma edição especial chamada Superalmanaque do Homem-Aranha com 132 páginas dedicadas ao aracnídeo. Veja a Opinião do Planeta sobre as histórias que compõem essa HQ especial que completou 30 anos de lançamento.


Manto e Adaga” com roteiro de Bill Mantlo e desenhos de Ed Hannigan.


Sinopse: Lado a lado com o Homem-Aranha, você irá conhecer a espantosa origem dos dois personagens Marvel mais aclamados no mundo atualmente: Manto – um jovem capaz de envolver tudo na escuridão de sua capa; e Adaga – uma linda menina de cujas mÃos partem mortíferos dardos de luz.

Opinião do Planeta: A história conta a trágica origem de Manto e Adaga, dois jovens que foram atraídos à uma vida melhor, e enganados por negociantes ambiciosos e inescrupulosos que desejavam traficar uma nova droga, usando jovens e crianças como cobaias. Bill Mantlo mostra uma realidade comum nos EUA que é a entrada ilegal de estrangeiros e de como eles e outras minorias da sociedade, como filhos que fogem de casa, podem sofrer um destino fatal tentando uma vida melhor, enquanto que o governo simplesmente parece ignorar esse tipo de situação. Foi o primeiro encontro do Homem-Aranha com a dupla Manto e Adaga.

Museu de cadáveres” com roteiro de Marv Wolfman e desenhos de Steve Leialoha.


Sinopse: O retorno sangrento de um dos grandes inimigos do aracnídeo mais famoso do mundo – e tudo indica que, desta vez, o vilão veio preparado pra não ser vencido de forma nenhuma.

Opinião do Planeta: O Abutre está de volta e agora ele deseja dominar o crime organizado em Nova York. Para isso, ele conta com seu braço direito, seu sobrinho, Malacai, e bola um plano para descobrir quem, dentre todas as gangues existentes, era seu concorrente direto. Após descobrir o traidor, o Homem-Aranha e o Abutre se enfrentam numa luta brutal, mas é interessante que, mesmo após vencê-lo, Peter não se sente vitorioso, pois vê o sofrimento do Abutre ao lamentar a morte de seu sobrinho. Isso traz à tona as lembranças das mortes do Tio Ben e de Gwen Stacy. Uma boa história envolvendo elementos clássico para a época, como a luta entre gangues e o Homem-Aranha sempre preocupado com o bem-estar dos inocentes ao enfrentar seus vilões.

Mulher nota dez” com roteiro de Roger McKenzie e desenhos de Will Meligniot.


Sinopse: Unida novamente a dupla que, há pouco mais de um ano, quase terminou em romance: Aranha e Viúva Negra!

Opinião do Planeta: As quadrilhas estão lutando pelo controle da cidade, e o Coruja que se aproveitar dessa situação também. Mas seus planos não serão facilmente executados com a intervenção do Homem-Aranha e da Viúva Negra. Uma típica história de Marvel Team-up com o Aranha fazendo dupla com outro herói. E a Viúva Negra mostra porque é uma das mais letais lutadoras do universo Marvel, além de seus talentos de persuasão que a ajudaram na época que trabalhou como espiã.

As duas faces da noite” com roteiro de Bill Mantlo e desenhos de Ed Hannigan.


Sinopse: Manto e Adaga voltam a investir contra o crime em Nova Iorque... e se deparam com um dos maiores chefões que o submundo já conheceu.

Opinião do Planeta: Manto e Adaga continuam em sua interminável busca por vingança e acabar contra os chefões do submundo, e o alvo da vez é o Cabelo de Prata. O Homem-Aranha junta-se aos dois, mas a diferença é que, enquanto o aracnídeo deseja apenas levar o vilão à justiça, Manto e Adaga desejam fazer a justiça pelas próprias mãos, o que eles conseguem mais uma vez. Quando se reencontram, o Aranha diz à Manto: “Por que você não relaxam um pouco?”, e Manto responde: “Nós não temos esse direito”. Isso mostra muito bem a cruzada incansável dos dois jovens que sofreram muito mais do que qualquer pessoa mereceria e revela toda a amargura e o desejo de vingança.

Maratona da morte” com roteiro de Bill Mantlo e desenhos de Ed Hannigan.


Sinopse: Conclusão da aventura, onde o Homem-Aranha presencia os acontecimentos mais inacreditáveis de toda a sua carreira.

Opinião do Planeta: Cabelo de Prata é trazido de volta num corpo metálico e resistente e parte para caçar e matar Manto e Adaga. Mais uma vez, o Homem-Aranha tenta derrotar o vilão ao mesmo tempo em que tenta impedir Manto e Adaga de serem juízes e executores. Manto mostra uma força descomunal ao teleportar um trem inteiro. O Rei do Crime está de volta, e mesmo tempo uma participação bem pequena, deixa claro que se trata de uma mente perigosa e calculista para atingir seu alvo de comandar novamente o submundo do crime. Uma nota interessante - apesar de ter sido criado bem antes, o Justiceiro começou a se destacar no universo Marvel como um vigilante que tira a vida da escória humana, bem depois de Manto e Adaga.

Histórias urbanas bem perto da realidade do crime organizado, das brigas de gangues, do tráfico de drogas e suas tristes consequências marcam essa edição mais do que especial. Pena que a Abril lançou apenas uma edição, mas é possível encontrar em sebos de quadrinhos. Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

6 Comentários

  1. nunca ouvi falar desse Cabelo de Prata mas fiquei com vontade de ler essas histórias Urbanas do Aranha!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse almanaque foi um clássico que a Abril lançou, e foram histórias bem escolhidas. Principalmente aquelas que tem a participação do Manto e Adaga, inclusive, pretendo escrever algo sobre essa dupla marcada pela violência e pela impunidade.

      Excluir
  2. Pena não ter mais esta edição. É muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo Paul. Acho que dá pra encontrar relativamente fácil em sebos. Meu primeiro exemplar que comprei na banca, por ser uma revista com mitas páginas, algumas páginas ficavam descolando. Anos mais tarde, comprei outra em sebos, mas pelo menos, está inteira.

      Excluir
  3. Parecem todas legais e eu não li nenhuma.
    Juro para você que se a Marvel fizesse uma hq sobre guerras de gangues no seu universo, escritas por algum roteirista bom que saiba trabalhar com isso seria algo que eu compraria sem pensar duas vezes.
    Idem para a Dc, mas preferiria a da Marvel pelo Rei do Crime que seria algo extremamente interessante de se ver.

    Ps:Eu vi ontem o post e não comentei porque não fiquei muito no computador, mas de qualquer forma aqui estou eu,
    Ps2:Sobre o Justiceiro o sr que conhece bem poderia me tirar uma dúvida?
    É que eu tenho um quadrinho do Aranha aqui em que o Chacal manipula o Frank para matar o Homem-Aranha, na minha cabeça é a primeira aparição do Justiceiro. É mesmo, ou eu estou viajando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são boa mesmo ANT. Acho que foi a primeira aparição de Manto e Adaga, e o sucesso foi tanto, que a dupla ganhou um título próprio no ano seguinte. Vou postar material sobre eles urgentemente. E veja você que o Rei só teve uma pequena participação na história, mas o suficiente pra mostrar o quão perigoso ele é, sem bater em ninguém.
      Ps: Sem problemas, eu sei que você está lendo tudo, isso é legal.
      Ps2: Exatamente! A primeira aparição do Justiceiro nos quadrinhos foi nessa história do Homem-Aranha, em que ele estava dominado pelo Chacal. Depois disso, ele teve algumas outras aparições, mas seu personagem só começou a ser bem desenvolvido em seus títulos solo que começou na metade da década de 80.

      Excluir