Logo criado por Jorge Luís

Planeta MEGABLOG Clássicos - A Saga de Thor

É aniversário de Thor e as irmãs Nornes, feiticeiras mais velhas que o próprio tempo (??????) resolvem rever toda a história do deus do trovão. E a história é basicamente isso, uma versão resumida da história do personagem dês de sua origem até o tempo presente (tempo presente na época).

A história começa com o nascimento de Thor onde Odin vai até a Terra para ter um filho com Jord, deusa da Terra no intuito de criar um herdeiro com um poder que superaria o dele próprio. O engraçado é a facilidade da qual esse velho convence essa mulher a transar com ele (parece que Zeus encontrou seu igual). Então Odin após meses na Terra leva seu filho para Asgard, pois o processo de amamentação havia terminado. Outra coisa é que a mulher de Odin mesmo sabendo que o senhor de Asgard teve um filho com outra mulher recebe este com felicidade e decide cuidar do bebê como se fosse seu próprio filho (Hércules chora).


Após anos Thor e Loki estão em Asgard em suas infâncias onde Odin conta a eles (mais uma vez) a história de sua lança. Loki que já é retratado como alguém cruel e covarde decide pegar a lança de Odin quando este se ausenta, mesmo com o aviso de Thor. Como consequência deste ato, Odin priva Loki da arma lendária que ele mandaria os anões forjar para este, assim apenas Thor receberia uma arma por ter se mantido fiel. Assim surge Mijonir, o martelo de Thor.


Então o tempo vai passando e Thor vai realizando grandes feitos, porem à medida que isso vai se sucedendo seu orgulho cresce até que Odin manda o deus do trovão para a Terra onde este perde seus poderes divinos e memória acreditando ser um estudante de medicina chamado Donald Blake.

A história apresenta outros elementos mas achei melhor parar aqui. "A saga de Thor" foi publicada no Brasil pela editora Abril em "Grandes heróis Marvel" número 5, e é um bom resumo da história do Deus do trovão em suas versão dos quadrinhos. Possui defeitos como a falta de personalidade do Loki que é apresentado apenas como cruel e ambicioso (um problema comum que a maior parte dos vilões de quadrinhos apresentava na época). Mas no geral é uma boa leitura para quem gosta do Deus do Trovão.


Por ANT

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sinceramente, Sr. ANT, antes que tivessem pego seu resumo e usado de roteiro para fazer algum dos dois filmes do Thor. Thor é mítico, lendário, emocionante, a beleza das histórias dele é justamente essa (embora ele tenha sido uma criancinha mimada, comparado com o Hércules). Até mesmo essa "reinvenção" do mito narrado aqui se torna interessante. Eu tenho minha visão particular do Loki, e se eu lê-se também sentiria o mesmo incômodo. A arte do Loki é fazer dele uma criatura dúbia, hora ele vai ser um vilão, hora vai ser apenas alguém transitando em alguma situação.

    ResponderExcluir
  2. Achei a Grandes Heróis Marvel nº 5 com essa história e o encontro de Thor e Conan alguns anos atrás. Ela é de setembro de 1984 e dei a maior sorte de encontrar em bom estado em um sebo pagando R$ 1,00, levando em conta o que os mercenários andam cobrando por revistas assim... É muito legal e ainda conta como Lady Sif ficou morena devido a uma vingança de Loki, puro clássico.

    ResponderExcluir