Logo criado por Jorge Luís

Resenha DC: Liga da Justiça (Novos 52) #5


Uma resenha de Liga da Justiça #5 de Geoff Jonhs, Jim Lee e Scott Williams. (E também uma pequena análise sobre as novas regras de conduta dos heróis da nova geração).




Darkseid surge diante da “Liga”… um Darkseid monossilábico… será ele mesmo? Apesar do nível de poder e do massacre que infringiu aos ainda amadores heróis, não reconheço nenhum traço do senhor de Apokolips ali. Os raios ômega continuam tão devastadores quanto antes… travando em seus alvos e perseguindo-os até que os atinja em cheio. Ele brinca de explodir aviões e pessoas, para desespero do Flash, o primeiro a se levantar depois do ataque inicial. Superman se ergue em seguida, e como ele mesmo diz, “não está para conversa”.

O único que conseguiu se esquivar do poder de Darkseid foi o Flash, numa manobra clássica de Barry Allen, vibrando através de massa sólida, embora depois ele tenha admitido que precisou recuperar o fôlego. Superman não tem a mesma sorte e é atingido, embora provavelmente seja o único com condições de sobreviver. Após ser rapidamente abatido pelo efeito ômega, é levado pelos Parademônios. Vale lembrar que as criaturas estão abduzindo algumas pessoas ainda vivas e as levando para a grande torre que se ergueu pouco antes da chegada de Darkseid.

Os demais heróis estão em frangalhos. Não existem planos, não existem táticas. Nenhuma organização. Pensou no Batman agora né? Sim, ele é o único com a cabeça no lugar, sabe que precisa parar, encontrar os que foram perdidos e reagrupar. Bruce é o cara que enfrenta a situação com a cara e a coragem, e convence o Lanterna Verde a reunir a Liga para tentar distrair Darkseid, enquanto ele segue sozinho rumo ao desconhecido com o objetivo de resgatar aquele que pode melhorar as chances de vitória… Superman.

E quando digo com a “cara” e a coragem, é literalmente, pois ele arranca a máscara, destaca o morcego do peito, e despeja para o Lanterna Verde que é Bruce Wayne e revela sua origem em apenas um quadrinho. Ele deixa claro que isso tudo é maior do que ele… é maior do que um homem amargurado vestido de morcego buscando justiça ou vingança ao punir criminosos. Naquele momento, ele é apenas Bruce Wayne, um cidadão que vê a ruína de seu mundo acontecer diante de seus olhos e decide fazer todo o possível para ajudar. Essa cena vai causar muita polêmica… foi a coisa mais idiota que Geoff Johns já escreveu… ou a mais genial. O tempo dirá.

Bruce sai correndo pelas ruas, deixando-se ser abduzido pelo primeiro Paradêmonio que aparece, sendo levado direto para a fonte dos problemas… num improvável resgate ao Superman, tubo de explosão adentro… direto para Apokolips.

Analisando mais profundamente os novos parâmetros adotados pela DC, vemos que agora o Superman mata as criaturas alienígenas sem dó nem piedade, mas como já foi dito em resenhas anteriores “não é assassinato quando você está salvando o mundo”… certo? O Superman sempre dizia que havia outro jeito… isso era verdade ou apenas uma forma de nos confortar? Na revisão de John Byrne, ele não matou os três criminosos kryptonianos muito antes desse reboot?

Claro que teve consequências, ele se exilou no espaço, se achou indigno de si mesmo… mas o fato já havia sido consumado. O Superman havia matado sim… pelo menos uma versão dele, entre tantas… Muitas pessoas não lembram, mas no clássico “A Morte do Superman”, Dan Jurgens deixa claro que ele “matou” o monstro Apocalypse antes de “morrer”… mas era uma situação extrema, muito bem… num mundo onde a vida das pessoas depende de suas ações, situações extremas devem ser mesmo frequentes…

Eu me lembro que ele matou – MATOU mesmo – o Sr. Mxyzptlk no clássico “O que aconteceu com o Homem de Aço” de Alan Moore… pois ao mesmo tempo que o duende da quinta dimensão disse seu próprio nome ao contrário, gatilho mágico que o fazia voltar para seu mundo, Superman ativou o projetor de zona fantasma que literalmente rasgou o vilão ao meio, lançando uma metade para cada dimensão. Um ato calculado, que também teve suas consequências… ele abandonou a carreira heroica, sendo dado como morto.

Claro, nem de longe quero insinuar que o Superman seja um assassino desalmado, só estou apontando que durante a carreira dele, alguns atos extremos foram necessários. A história “Olho por olho?” de Joe Kelly, onde ele enfrenta a equipe de “heróis” Elite é o ápice do exemplo e da inspiração de tudo de bom que o Superman representa. Apesar de serem poderosíssimos, o azulão os derrota, os coloca em seus devidos lugares, sem precisar matar, provando que escolhas difíceis existem sim; mas que isso não pode ser tomado como a solução de todos os problemas. A vida deve ser preservada ao máximo, embora existam os casos em que a decisão mais difícil é aquela que define um verdadeiro herói.

Ou será que o Superman não deveria ter dado aquele golpe final no Antimonitor ao fim de Crise nas Infinitas Terras? Na saga de Marv Wolfman e George Pérez, ele é colocado no limite de seus princípios… toda vida é sagrada… mas e se uma vida ameaça a existência de todas as demais? O final a maioria conhece… a cena em que ele massacra o que sobrou do Antimonitor jogando-o contra o sol é arrepiante. Não é assassinato quando você está salvando o universo. Ou é?

A versão original do Superman era implacável contra os bandidos, defendia os  fracos e oprimidos sim, mas não poupava os meliantes. Justamente essa versão é espelho da reformulação feita por Grant Morrison atualmente, onde temos ainda a figura do herói, embora tenha perdido cedo demais a bússola moral dos Kent… e vai saber o quanto isso redefiniu o seu caráter. Mas essa não é apenas uma questão sobre o Superman… é sobre os futuros exemplos heroicos para as próximas gerações.

Voltando ao gibi da Liga, digo que essa quinta edição foi rasa, superficial… um ou outro momento interessante, mas não avança em nada a história. Geoff Johns está sendo extremamente econômico. Não estou dizendo que seja ruim. Mas me lembra muito aqueles episódios de “Dragon Ball”, onde aconteciam lutas e batalhas intermináveis, com Goku e seus amigos sendo surrados, para somente algo em torno de cinco episódios depois, conseguirem dar a volta por cima e podermos ver algo diferente acontecendo.

Se Johns tem um plano, a hora de por em prática é agora. Embora seja sucesso absoluto de vendas, em algum momento os leitores vão se cansar dessa ausência de ritmo. Gosto dos desenhos do Jim Lee, embora ele não esteja em sua melhor forma… ele nunca mais vai desenhar ou brilhar tanto quanto na sua fase dos X-Men… momentos mágicos dificilmente acontecem duas vezes com a mesma pessoa, tão certo quanto um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, embora Billy Batson possivelmente discorde dessa opinião.

Essa edição de Liga da Justiça #5 deixa uma questão no ar: quando uma leitura termina rápido demais, é porque estava muito boa ou simplesmente não aconteceu quase nada?

Fonte: O Santuário

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Lanterna Jordan sendo quebrado pelo Darkseid!! Bruce arrancando a Máscara do Morcego Superman matando Aliens com vontade talvez alguns Raios possam cair pra Melhorar o Lee e até f#d#r com a cara do Darkseid!! eu tenho uma revista da Liga desses Novos 52 é a que começa a Jornada do Vilão Graves! vou já ler Online esse quebra contra o "Gorila de Apokolips"!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse que você tem é o segundo arco. Eu também gostei, e tem ligação direta com o que aconteceu com o primeiro arco que tem o Darkseid.

      Excluir