Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 6 – Um carcaju canadense no Japão

UNCANNY X-MEN n°s 118 e 119 (Fevereiro e Março de 1979)
História:
- “The Submergence of Japan” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Rick Villamonte
- “Twas the Night Before Christmas…” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 6 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias:
- Almanaque do Hulk n° 9 (publicada em Novembro de 1982, pela Editora RGE) com o título “O Afundamento do Japão” e “Era Véspera de Natal..”. Outro almanaque do Hulk… sem o Hulk. E este número (último da Editora RGE, aliás) é totalmente dedicado aos mutantes.
X-Men Claremont Byrne 6 B
- X-Men – Edição Histórica n° 1 (publicada em Novembro de 2001, pela Editora Mythos) com o título “A Submersão do Japão” e “Era Véspera de Natal…”.Primeiro encadernado focando na fase Claremont/Byrne. Encadernado apresentando as histórias dessa fase, com as páginas sendo publicadas em branco e preto.
Enredo e Observações:
Após a aventura na Terra Selvagem, os X-Men conseguem ser resgatados por uma embarcação japonesa, que os leva até o porto de Agarashima. Ao chegarem, no entanto, a imagem diante de seus olhos é aterradora. Toda a ilha de Honshu está em chamas. Cíclope, que aproveitou o tempo em alto-mar para treinar o novo grupo de X-Men, lidera a aproximação utilizando as capacidades de teleporte do mutante Noturno. Tempestade convoca uma brisa, que alivia um pouco o calor dos incêndios generalizados. O objetivo agora é encontrar a mansão de Shiro Yashida, o mutante conhecido como Solaris. Wolverine surpreende ao mostrar sua fluência com o japonês e ler um jornal local, onde diz que parte da ilha foi evacuada.
X-Men Claremont Byrne 6 C
Enquanto isso, sem que os X-Men saibam, o Professor Xavier partiu com a Imperatriz Lilandra, deixando a Terra e seguindo para o Império Shiar como seu consorte.
Os X-Men chegam à Mansão Yashida, mas preferem se aproximar com cautela, já que o local está cercado por mais guardas do que o de costume. Essa aproximação sorrateira desperta a fúria de Solaris que, apesar de reconhecer Cíclope, desconfia de suas intenções e ordena que sejam presos. No entanto, há outra visitante na Mansão que ordena ao capitão que liberte os mutantes. Cíclope a reconhece como uma antiga amiga de Jean Grey: Misty Knight.
Dentro da Mansão, a discussão em família é acalorada, pois Solaris reluta em aceitar a ajuda dos X-Men. A verdade é que alguém anunciou que a ilha seria varrida por um terremoto naquela manhã, o que realmente aconteceu. Cíclope liga para casa, preparando-se para dizer ao Professor X que Fera e Jean Grey morreram (como ele imagina), mas estranha que todos os telefones estão desligados.
Wolverine, incomodado por estar de volta à civilização, encontra uma belíssima jovem em um dos jardins da Mansão. Apesar de ela se assustar com sua presença inicialmente, acaba reconhecendo o termo “x-men” e conversando com um Wolverine, que demonstra incomum gentileza. No meio da agradável conversa, mais um abalo sísmico acontece na ilha. Os X-Men tentam salvar os presentes e Tempestade nota que o fenômeno não está acontecendo por causas naturais. Alguém está manipulando a situação.
Para piorar, homens invadem a Mansão vestindo armaduras conhecidas como Mandróides, criadas pelo governo para conter até mesmo os Vingadores. Apesar do poderio dos mandróides, o tempo em que os X-Men passaram treinando em alto mar parece ter dado resultado, já que eles conseguem combinar suas habilidade e derrotá-los. Mas, de uma das armaduras, uma imagem holográfica revela o vilão por trás dos tremores. Ele diz se chamar Moses Magnum e ordena ser nomeado regente do Japão ou, em 24 horas, ele afundará o país.
Graças à investigação de Coleen Wing, sobrinha neta do primeiro-ministro do Japão e amiga de Misty Knight, descobrem que a base do vilão fica no pequeno arquipélago vulcânico na cadeia Kirl. Usando táticas de invasão, os X-Men (auxiliados por Solaris) se dividem para invadir o local. Moses, no entanto, está preparado e surpreende os mutantes atacando-os pessoalmente. O vilão demonstra força sobre-humana sendo páreo até mesmo para atacar Colossus.
Deixando os heróis enfrentando mais um grupo de mandróides, Moses utiliza suas capacidades de concentrar energia e começa a causar um enorme terremoto que afundará o Japão. Banshee tenta um movimento arriscado e, com seus poderes sônicos, contém as emanações do arquipélago, provocadas pelo vilão, criando uma barreira em volta dele. A tensão faz com que a ilha exploda, levando outras pequenas ilhas no caminho da devastação.
X-Men Claremont Byrne 6 D
Um dia depois, a equipe de resgate, liderada por Misty Knight, encontra os mutantes em uma das ilhotas que ficaram inteiras. Banshee, devido ao seu esforço, fica em coma por dez dias e tem suas cordas vocais avariadas, impedindo-o de usar seu poder mutante. Moses, no entanto, foi derrotado e o Japão está salvo. Os X-Men comemoram o natal na Mansão Yashida e o clima parece mais amigável entre eles, desde que esse novo grupo surgiu.

X-Men Claremont Byrne 6 E

Enquanto isso, Jean Grey segue para a Escócia, onde se encontra com Alex Summers, Moira MacTaggert, Lorna Dane e Jamie Madrox, com quem seguirá para a Ilha Muir. O que o grupo não sabe é que uma poderosa ameaça, presa na ilha, acaba de encontrar um meio de fugir.
Curiosidades:
* Nota-se aqui a predileção (e influência) de John Byrne em desenvolver o personagem Wolverine. Até então sem muitos detalhes de seu passado, aqui é revelado que ele teve alguma vivência no Japão, a ponto de entender japonês fluentemente. Também, pela primeira vez, encantado com a delicadeza de Mariko, Wolverine revela seu nome, Logan.
* Nessa época, a revista Uncanny X-Men já demonstrava seu estrelato sendo o título premiado com o Eagle Awards, prêmio britânico da indústria de quadrinho.
Por: Marcos Dark


Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários