Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 10 – O bebê de Moira McTaggert

UNCANNY X-MEN n° 125 e 128 (Setembro a Dezembro de 1979)
História:
- “There’s Something Awful on Muir Island” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “How Sharper Than a Serpent’s Tooth” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “The Quality of Hatred” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “The Action of the Tiger” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 10 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias:
- Superaventuras Marvel n° 20 a 23 (publicada em Fevereiro a Maio de 1984, pela Editora Abril) com os títulos “Há Algo de Podre Na Ilha Muir”, “Quem é o Mutante X?”, “Meu Pai, Meu Inimigo” e “Víbora Sem Ninho”. Os X-Men, pouco a pouco, se firmam como a principal atração do mix rotativo do título, junto à outra grande atração da época, o Demolidor de Frank Miller.
- Marvel Saga n° 3 (publicada em Fevereiro de 1992, pela Editora Abril) com os títulos “Há Algo de Podre Na Ilha Muir”, “Quem é o Mutante X?”, e “Víbora Sem Ninho”. Republicação de histórias e fases importantes na história dos heróis Marvel. Esta edição mostra as primeiras histórias dos X-Men publicadas pela editora. Utiliza a capa de uma publicação americana similar, a de Classic X-Men, desenhada por Steve Lightle.
- X-Men – Edição Histórica n° 2 (publicada em Abril de 2002, pela editora Mythos) com os títulos “Há Algo de Podre Na Ilha Muir”, “Mais Afiados que Dentes de Serpente”, “Meu Ódio Será Tua Herança e “Terror em Edimburgo”“. Segundo encadernado que continua a publicar a fase de Claremont e Byrne nos X-Men, com histórias em preto e branco.
Enredo e Observações:
Na Ilha Muir, a doutora Moira McTaggert estuda a extensão dos poderes de Jean Grey, a Fênix, e está estarrecida. Por enquanto, Moira sequer tem uma resposta para satisfazer a curiosidade da mutante, mas é espantoso como, mesmo depois dos testes, ela não demonstra nenhum sinal de cansaço. Jean percebe que Moira está preocupada com o fato dela não ser capaz de controlar tamanho poder. Em uma conversa com Lorna (Polaris), Jean demonstra esse poder reestruturando até mesmo o tecido de suas roupas. Lorna só fica preocupada com momentos em que a amiga parece ficar com pensamentos distantes. Às vezes, isso acontece até mesmo em meio a algo que está dizendo.
X-Men Claremont Byrne 10 B
Pensativa sobre o poder de Fênix, Moira acaba encontrando algo estranho em seu caminho. Um dente de ouro. De quem seria? De repente, ela observa a porta logo a sua frente, onde está contido o ser conhecido como Mutante X. Desconfiada, ela abre a cela e faz uma descoberta estarrecedora.
Passeando pela Ilha, Jean percebe o terror de Moira e se transforma. Porém, voando nos corredores dos laboratórios como Fênix, de repente ela se vê transportada para um local que mais parece uma mansão do século dezoito. Tão repentinamente quanto surgiu, a ilusão desaparece e Fênix é atacada por um estranho. Quando se volta para revidar, ela é surpreendida pelo terror.
X-Men Claremont Byrne 10 C
No espaço, em meio às comemorações da coroação da agora Imperatriz Lilandra, no Império Shiar, Charles Xavier lê os relatórios onde testemunha como Jean Grey salvou o universo praticamente sozinha. Mais do que nunca, ele compreende que sua aluna guarda um poder grandioso demais para ser contido. É hora do Professor X voltar para a Terra.
Na Mansão de Xavier, Cíclope treina os X-Men na Sala de Perigo. Na verdade, a atuação dos heróis, apesar de ser uma simulação, é insatisfatória para os padrões de Cíclope. Segundo ele, caso fosse uma situação real, alguns deles estariam mortos. Os novos X-Men ainda não interagem estrategicamente. Wolverine está cansado em participar de simulações e se indispõe com a avaliação de Cíclope. Mas o grupo ainda tem muito que melhorar.
Mais tarde, o Fera aparece na Mansão e é surpreendido por Noturno. Apesar do susto inicial (um pensava que o outro estava morto), logo os outros X-Men aparecem, mostrando que ainda estão vivos. E mais, Fera revela a Cíclope que Jean também sobreviveu e está visitando a Ilha Muir. Scott não perde tempo em ligar para Moira e iniciar o reencontro. Quando uma incrédula Lorna atende… ela está apavorada por ouvirem gritos no laboratório quando Moira e Jean lá estavam. De repente, Scott fica branco ao ouvir o grito de Lorna do outro lado e a ligação cair.
O grupo de Cíclope segue urgentemente para a Ilha Muir. Infelizmente eles não têm tempo de esperar pelo Fera, que voltou para a Mansão dos Vingadores. Colossus é o primeiro a saltar da nave Pássaro Negro, transformando seu corpo em aço orgânico e atingindo o laboratório como um verdadeiro míssil humano. Aparentemente, tudo está calmo por lá. Quando os demais conseguem pousar, é Noturno que parece ter encontrado algo: Lorna desmaiada na sala, com um cadáver que parece mumificado em cima dela. Pelos documentos, trata-se de um morador que odiava os X-Men. Noturno se teleporta para os laboratórios e Cíclope pede que Tempestade o leve para encontrar os outros. Banshee, que ainda não pode usar seus poderes, fica com Lorna.
Noturno encontra Destrutor e Homem Múltiplo. O primeiro não acredita que Noturno esteja realmente vivo e acha que ele é um impostor. Mas é Colossus que consegue segurá-lo e provar que estão bem vivos. Já Cíclope e Tempestade encontram uma apavorada Moira, que diz que o Mutante X escapou. Jean não está com ela e Cíclope, sozinho, segue para encontrá-la. Quando a encontra, ela, ainda desorientada, o chama de Jason.
X-Men Claremont Byrne 10 E
Todos se reúnem na sala de estar da mansão da Ilha Muir e o Jamie Madrox, o Homem Múltiplo, capaz de se dividir em vários corpos iguais, relata que uma de suas duplicatas encontrou o Mutante X e, então, ele sentiu uma incrível agonia. O fato é que o Mutante X é poderoso o bastante para ter derrotado o poder magnético de Lorna e derrotado até mesmo Jean Grey. Para descontentamento de Wolverine, Cíclope prefere saber mais sobre seu inimigo antes de caçá-lo. Moira revela que o Mutante X é seu filho.
Começa uma caçada para encontrar o Mutante X. O problema é que seu poder o faz trocar de corpos constantemente, que vão se consumindo conforme ele permanece neles. Sua única fraqueza é o metal. Enquanto Jean Grey também auxilia na busca, sua mente a leva novamente para o século dezoito, onde está cavalgando ao lado de seu amado, Jason Wyngarde. Ela participa de uma caçada onde um homem fantasiado de animal é caçado e Jean irá dar-lhe o golpe de misericórdia. Quando acorda do transe, ela vê um corpo mumificado jogado a sua frente. Um dos corpos do Mutante X.
Noturno segue Wolverine que utiliza seu faro para localizar o Mutante X. Ao serem impedidos por um guarda, o mutante canadense percebe que ele é o corpo onde o vilão está habitando e é atacado em seguida. Mas o Mutante X não consegue dominar o corpo de Wolverine, pois seu esqueleto está repleto do metal adamantium. O vilão, então se chamando de Proteus, utiliza seu poder de distorcer a realidade. Apesar de torturar os heróis, o vilão é surpreendido por Tempestade. Para lutar contra a distorção de realidade a sua volta, a mutante invoca ventos velocíssimos sobre ele. Mesmo assim, o vilão feito de energia e que quer o corpo de Tempestade, distorce a realidade e faz o solo a atingir. Noturno e Wolverine mal conseguem se levantar enquanto Proteus avança. Antes que ele alcance Tempestade, um disparo o distrai. É Moira, sua mãe, que está tentando matá-lo. Mas Cíclope desvia sua mira. Desesperada em deter seu filho, Moira atinge Cíclope com o cabo de sua arma e o mutante cai, batendo a cabeça em uma pedra e desmaiando, enquanto ela persegue Proteus que acaba de fugir.
X-Men Claremont Byrne 10 D
Após acordar e ser socorrido pelos outros X-Men, Cíclope percebe que a experiência abalou demais Wolverine, que está tremendo de pavor. O líder dos X-Men provoca o mutante canadense por estar se acovardando. A provocação chega a um ponto onde Wolverine ataca Cíclope. Jean impede que os outros interfiram. Cansada, Tempestade tenta acabar com a briga invocando raios. Mas Cíclope a desequilibra com uma rajada sob seus pés. É então que, finalmente, Cíclope se rende. Tudo não passou de uma espécie de teste para que eles recuperassem a confiança em seus poderes após o ataque de Proteus que, afinal, abalou até mesmo o destemido Wolverine. Porém, eles estão com um problema, pois não conseguem localizar o paradeiro do vilão. Jean grita de agonia quando sua mente descobre que Proteus conseguiu mais um corpo fazendo seu poder se tornar maior ainda. Sem o menor esforço, Fênix transporta os mutantes que não podem voar até a localização do vilão.

X-Men Claremont Byrne 10 F
Eles localizam uma distorção em Edimburgo, capital da Escócia. Colossus mergulha em sua forma blindada para o primeiro contato. Afinal, Proteus é vulnerável a metal. Proteus gira, em noventa graus, a força da gravidade lançando Colossus e tudo ao seu redor rua abaixo. Quanto às rajadas de Cíclope, ele as transforma em flores. Quando a Fênix está prestes a atacar, Proteus foge levando Moira como escudo.
X-Men Claremont Byrne 10 G
Os X-Men tentam proteger a população contra a manipulação de realidade de Proteus. Tempestade salva pessoas que são atacadas por abelhas criadas a partir das paredes de uma loja. Wolverine sente seus sentidos serem embaralhados pela distorção e sente-se, novamente, inseguro. A estratégia de Cíclope, agora, é fazer com que Proteus consuma seu corpo atual sem que consiga possuir outro. Quando Tempestade o ataca, o vilão transforma sua capa em uma prisão de cristal. Wolverine usa suas garras de adamantium para tirá-la de lá. Proteus é surpreendido com um disparo desferido pelo Banshee, que está desesperado em salvar Moira. O vilão abre um fosso embaixo dos pés de Banshee e Cíclope dispara suas rajadas para abrir caminho para Noturno resgatar o amigo. Assim que Proteus fecha o fosso em volta de Noturno, que consegue alcançar Banshee, o mutante se teleporta. Porém, o desespero o faz se teleportar para uma altura elevada. Mas um campo de energia o salva graças ao poder magnético de Polaris.
Fênix alcança Proteus antes que ele chegue até um castelo no topo de uma montanha. Mesmo com seu poder, ela é atacada pelo vilão, que a faz sentir a agonia da morte. Wolverine ataca rapidamente e rasga o corpo de Proteus. O corpo de seu verdadeiro e odiado pai. Wolverine resgata Moira enquanto Cíclope e Destrutor atingem o vilão. Este, por sua vez, muda de forma e volta a perseguir Moira. Ao chegar próximo a Wolverine, que escala um morro, ele faz a gravidade aumentar e o mutante desabar. Cíclope consegue disparar rajadas em Wolverine, contando que seu esqueleto de adamantium aguente o impacto, para amortecer sua queda. Porém, Moira é refém novamente.
X-Men Claremont Byrne 10 H
Colossus alcança Proteus e joga seu agora putrefato corpo contra a parede, que se desmancha. Agora, o vilão está em sua forma de energia pura. Quando o vilão o ataca, Colossus transforma seu corpo em aço orgânico e o golpeia, desfazendo sua estrutura molecular e o espalhando pelos quatro cantos da Terra.
Preocupados com o que aconteceu com Colossus, os X-Men sobem até o castelo imediatamente. No entanto, ele está bem. Moira está triste, pois perdeu seu filho e o ex-marido. Mas Banshee logo chega para consolá-la.
“No amor que um sente pelo outro, reside a cura para todas as feridas abertas hoje. Certamente, Moira e Banshee voltarão a sorrir um dia… e quando isso acontecer, a batalha dos X-Men terá por fim alcançado a sua… vitória.”
Curiosidades:
Mais um pouco dos “segredos de Wolverine”, pois aqui, pela primeira vez, ele revela que todo o seu esqueleto é revestido com Adamantium. Na verdade, não parece ser muita novidade para os demais, já que Cíclope usa essa informação para amortecer sua queda disparando rajadas óticas contra o colega e contando que seu esqueleto suporte o tranco.
Por Marcos Dark


Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários