Logo criado por Jorge Luís

X-Men, por Claremont & Byrne Parte 11 – Frequentando um inferninho

UNCANNY X-MEN n° 129 e 134 (Janeiro a Junho de 1980)
História:
- “God Spare the Child…” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Dazzler” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Run For Your Life” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “And Hellfire is Their Name” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Wolverine: Alone” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
- “Too Late, The Heroes” – Roteiro: Chris Claremont e John Byrne, Arte: John Byrne, Arte-final: Terry Austin
X-Men Claremont Byrne 11 A
Publicações brasileiras que apresentaram estas histórias:
- Superaventuras Marvel n° 25 e 26, 29 a 31 (publicada em Julho de 1984 a Janeiro de 1985, pela Editora Abril) com os títulos “A Juventude Cobiçada”, “Pesadelos de Cristal”, “Fuga Alucinada”, “O Inferno Não Pode Esperar”, “Wolverine à Espreita” e “O Prelúdio da Destruição”.O longo caminhar dos X-Men até a sua maior saga teve um caminho um tanto inconstante dentro da revista mensal onde suas aventuras eram publicadas. Tanto que a última edição aqui referida (a de n° 134) teve suas duas últimas páginas “transferidas” para servirem de prólogo da sétima edição da revista Grandes Heróis Marvel.
- Marvel Especial n° 7 (publicada em Novembro de 1989, pela Editora Abril) com os títulos “A Juventude Cobiçada”, “Pesadelos de Cristal”, “Fuga Alucinada”, “O Inferno Não Pode Esperar”, “Wolverine à Espreita” e “O Prelúdio da Destruição”. Primeiro volume do que encaderna da Saga de Fênix, justamente apresentando a “saga-prólogo” do Clube do Inferno.
- X-Men – Edição Histórica n° 2 (publicada em Abril de 2002, pela editora Mythos) com os títulos “Deus Poupe a Criança…”, “Cristal”, “Operação Resgate”, “O Nome deles é Clube do Inferno”, “Wolverine: Sozinho” e “Tarde Demais, Heróis”. Segundo encadernado que continua a publicar a fase de Claremont e Byrne nos X-Men, com histórias em preto e branco.
- Os Maiores Clássicos dos X-Men n° 4 (publicada em Maio de 2006, pela editora Panini) com os títulos “Deus Poupe o Filho…”, “Cristal”, “Fuja Para Sobreviver”, “O Inferno Não Pode Esperar”, “Wolverine: Sozinho” e “Tarde Demais, Heróis”. De fato, a Saga de Fênix, uma das mais importantes não só na história dos mutantes, mas também da própria Marvel, é aquele tipo de história que ainda continuará rendendo várias republicações. A Panini não ficou de fora e já a apresentou em seus encadernados de clássicos dos mutantes. Obra que, de fato, não poderia ser esquecida.
Enredo e Observações:
Os X-Men se despedem de seus amigos da Ilha Muir, sendo que Banshee está deixando o grupo para ficar com Moira. Seguindo o Pássaro Negro (o jato dos X-Men), está outra aeronave com a insígnia no Clube do Inferno. De dentro dela, o misterioso Jason Wyngarde acessa a mente de Jean Grey. De repente, ela se vê em um navio do século dezoito, acompanhando Jason, seu noivo. Jean está confusa e consciente de suas “viagens no tempo”. Imagina até que o infinito poder da Fênix possa estar fazendo-a vivenciar um de seus antepassados. Tudo termina quando um imediato do navio vem falar com ela e a ilusão se desfaz, pois ele é… Cíclope. Com seus poderes telepáticos, ela descobre sobre o envolvimento dele com Coleen Wing. Mas também sabe que é verdade quando ele diz que ele e Colleen são apenas amigos. Scott e Jean ainda têm muito para conversar. Ao chegarem à Mansão, um sinal de alerta os faz se preparar para lutar. Porém, o que encontram é mais surpreendente do que qualquer inimigo. Na verdade, é o retorno do mentor do grupo. Charles Xavier está de volta.
Mas o retorno de Xavier também tumultua o clima na Mansão. O Professor considera esse novo grupo um tanto quanto fora de forma. Wolverine é o primeiro a se desentender com Xavier devido sentir ser tratado como adolescente no treinamento da Sala de Perigo. Xavier chega até mesmo a se arrepender por deixar Cíclope responsável pela liderança do grupo. A discussão é interrompida pela identificação de dois novos mutantes, um em Chicago e o outro em Nova Iorque. O próprio Xavier separa o grupo para investigar em cada uma das cidades. O que eles não sabem é que seus computadores estão sendo espionados pelo Clube do Inferno.
Em Chicago, a jovem Katherine Pryde tem outra crise de dor de cabeça, algo incomum para uma garota de treze anos. Por conta dessas dores, ela deixa a aula de balé mais cedo e encontra seus pais recebendo a senhorita Frost, responsável por um colégio ao qual estão pensando em mandá-la. Isso não é bom. A decisão de seus pais leva a crer que eles irão se separar. Kitty sobe para seu quarto devido à dor de cabeça estar aumentando. Quando a dor se torna insuportável… ela abre os olhos e está no cômodo abaixo de seu quarto, sem entender como foi parar lá. Assim que a senhorita Frost vai embora, chega o responsável por outra escola. O renomado Professor Charles Xavier, seguido de seus estranhos alunos.
Enquanto Xavier conversa com os pais de Kitty, a garota sai com os alunos para uma lanchonete. Ela fica deslumbrada ao descobrir que os alunos na verdade são os super-heróis conhecidos como X-Men. A calmaria do passeio acaba quando homens em armaduras entram no local, cada qual atacando um dos mutantes. Kitty se desespera e… atravessa a parede como se fosse um fantasma. Os X-Men percebem que cada uma das armaduras está adaptada para enfrentar seus poderes e conseguem derrotá-los apenas trocando de agressores. Mas não estão preparados para o ataque mental da líder deles, conhecida como Rainha Branca do Clube do Inferno. Kitty domina sua capacidade de atravessar barreiras sólidas e, tornando seu corpo intangível, entra pelo compartimento da nave que agora leva os desacordados X-Men. Ela descobre que a Rainha Branca é a mesma senhorita Frost que visitou seus pais anteriormente. Mas agora está sozinha para enfrentar os vilões.
Em Nova Iorque, o rolls-royce da Escola Xavier chega a uma decadente parte da cidade, onde descem Cíclope, Fênix e Noturno. Enquanto Noturno se embrenha nas sombras, o casal de mutantes entra em um prédio cuja fachada mais parece um cortiço. Porém, por dentro, há um verdadeiro show de som e luzes… ainda que o ambiente seja tão mal frequentado quanto seu exterior possa parecer. Eles ainda não sabem que estão sendo vigiados por guardas do Clube do Inferno. Noturno até desconfia do caminhão de mudanças em frente ao prédio, mas não se aproxima o suficiente para descobrir que os guardas estão operando de dentro dele.
Alguns quarteirões mais adiante, o chamado círculo interno do Clube do Inferno, reservado apenas para um seleto número de integrantes do grupo, observa cada passo dos mutantes. Entre os membros desse círculo estão Jason Wyngarde (o homem que vem atormentando a mente de Jean Grey), Emma Frost (a chamada Rainha Branca) e seu líder, Sebastian Shaw.
A Rainha Branca relata a captura dos X-Men em Chicago, apesar da nova mutante (Kitty Pryde) ter fugido. Porém, Emma Frost poderá usar seus poderes mentais para convencer os pais de Kitty a matricularem a garota em sua escola. Kitty, ao contrário do que pensam, os seguiu até seu esconderijo e consegue chegar até as gaiolas que inibem os poderes dos mutantes. Ainda zonza, Tempestade lhe dá algo preso na etiqueta de seu uniforme, mas a menina é vista pelos guardas que a perseguem até um corredor sem saída. Utilizando seu recém-descoberto poder, Kitty consegue fugir tornando seu corpo intangível e mergulhando no chão.
Na discoteca em Nova Iorque, Jean é abordada pelo homem que conheceu brevemente na Escócia, Jason Wyngarde. Assim que ele a toca, sua mente a leva novamente para o século XVIII, onde ela está se casando com Jason (sendo que Sebastian Shaw realiza a cerimônia) e se torna a nova Rainha Negra do Clube do Inferno. Quando sua mente volta ao presente, ela está beijando Jason… na frente de Scott. Antes que ela tente explicar, eles localizam a mutante que foi detectada por Xavier. Trata-se da atração principal da casa, Cristal, capaz de emitir luz de seu próprio corpo.
Noturno atende ao telefone do rolls-royce. É Kitty Pryde, desesperada e alertando que os X-Men foram capturados em Nova Iorque. Enquanto atende, no entanto, ele também encontra problemas. Um guarda do Clube do Inferno, utilizando uma armadura especial adaptada para seus poderes de teleporte, o ataca. Cíclope e Fênix também são atacados por homens em armaduras adaptadas para seus poderes. Mas eles não contavam com o poder luminoso de Cristal, que invade a mente do atacante de Jean com luz, deixando-a livre para livrar Scott e até mesmo Noturno, que cai com seu oponente dentro da discoteca. Os heróis agora sabem que estão sendo perseguidos e capturados e, juntamente com Cristal, partem para resgatar os demais. Há uma explosão na discoteca, matando os guardas de armadura para que não sejam interrogados. Na saída, Scott vê na esquina o homem que beijou Jean e nota, levemente, que a silhueta que projeta na parede o lembra de alguém. Mas sua cabeça está muito cheia agora para pensar sobre isso.
O grupo da missão em Nova Iorque chega até Chicago a tempo de impedir que Kitty seja capturada. Fênix destrói o carro de seus perseguidores e Noturno usa seu teleporte para tirar a garota do beco onde foi cercada (Kitty ainda não dominava seu poder de intangibilidade com tanta habilidade). Porém, em um momento de pânico, Kitty atravessa o teto do edifício para onde foi levada e, em pânico e chorando muito, se esconde no andar abaixo. Jean Grey transforma seu uniforme em roupas civis, a fim de acalmar a garota, e a encontra usando seus poderes telepáticos. Ela convence Kitty de que também pertence aos X-Men, o que lhe dá certa confiança. Jean ainda consegue ler a mente dos perseguidores de Kitty e descobrir que eles pertencem ao Clube do Inferno, um grupo de ricos industriais que pretendem dominar o mundo. Estranhamente, ela se lembra do nome desse clube de suas voltas ao passado.
Os X-Men fingem ser capturados para serem levados até a Rainha Branca. Distraída pela surpreendente captura, a vilã não percebe que Kitty usa seus poderes para tentar libertar os outros. Tempestade já não está lá, pois a Rainha Branca a está torturando mentalmente. Assim que a garota liberta Wolverine, ela é atingida por uma forte rajada de um dos guardas do Clube. Mas o sorriso maléfico de Wolverine mostra que ele já se recuperou o suficiente para revidar.
Com seu poder, Fênix reconstruiu o carro destruído e manipulou o guarda inconsciente como se fosse uma marionete. Diante do Clube, o grupo deixa a farsa e, utilizando o poder luminoso de Cristal, que deixa os seguranças catatônicos, invadem o local. Jean vai até a telepata conhecida como Rainha Branca para ver se seu poder realmente é tão potente quanto diz. Cíclope e Noturno se encontram com o restante dos X-Men, libertos de suas gaiolas, exceto com Tempestade, que ainda estava presa pela Rainha Branca. Eles chegam até a sala onde as duas poderosas telepatas se embatem, até que uma explosão destrói o local. Jean consegue salvar Tempestade e a si mesma… o que não pode ser dito da Rainha Branca. Para surpresa dos mutantes, Xavier manteve-se como observador de suas ações e agora está satisfeito com o sucesso do grupo.
Na casa dos Pryde, os X-Men se despedem da Cristal, que prefere continuar sua carreira artística ao invés de se unir ao grupo. Os pais de Kitty estão furiosos com o sumiço de sua filha, pois, da última vez que foi vista, estava em uma lanchonete com os alunos de Xavier. Lanchonete esta que explodiu após o ataque do Clube do Inferno. Repentinamente, o furioso pai de Kitty se torna simpático e até aliviado por ver que todos estão bem. Foi Jean Grey quem manipulou a mente do homem. Cíclope acha estranho a atitude invasiva de Jean e se preocupa com seu comportamento ultimamente.
Cíclope leva os X-Men até o Novo México, onde visita um dos mutantes fundadores do grupo, o Anjo. Particularmente, Scott conta sobre a última batalha do grupo contra o Clube do Inferno. Coincidentemente, Warren (o Anjo) é membro desse clube por ser um dos milionários que se filiaram. Na verdade, ele não gosta muito do forma decadente com que o clube se porta. Quando Scott também está para falar sobre suas preocupações com Jean, ela mesma aparece e o Anjo deixa o casal em um momento de privacidade. Ainda demonstrando incrível poder, Jean é capaz de fazer com que Cíclope abra os olhos sem disparar suas rajadas.
Graças a convites conseguidos com Anjo, os X-Men entram como convidados no Clube do Inferno. A verdade é que, apesar de saber que se trata de vilões, eles não têm nenhuma prova disso. Apesar de Xavier não aprovar o plano de Cíclope, o líder dos X-Men dá prosseguimento ao combinado. Peter (Colossus), Ororo (Tempestade), Jean (Fênix) e Scott (Cíclope) entram sob identidades civis na festa. Wolverine e Noturno garantem a retaguarda pelos esgotos abaixo da sede do clube. Porém, ao contrário do que imaginam, o círculo interno do Clube do Inferno já identificou quem eles são.
Jason Wyngarde, o homem que vem abordando Jean Grey e a transportando para o passado, consegue levá-la para o andar acima da festa. Quando Scott os segue, ele descobre a verdade… Jason Wyngarde é o vilão Mestre Mental, um dos antigos integrantes da Irmandade de Mutantes. Mas já é tarde demais e Cíclope é atingido por uma rajada de… Jean Grey, a nova Rainha Negra do Clube do Inferno. Diante da confusão, Colossus e Tempestade tentam ajudar, mas são atacados por Sebastian Shaw, que demonstra ter força suficiente até mesmo para resistir aos poderosos golpes do blindado Colossus.
Noturno e Wolverine, que conseguem entrar na mansão, são atacados por outros membros do círculo interno. Donald Pierce, que revela ser um ciborgue (meio homem, meio máquina, o que explica sua força descomunal) e Harry Leland, também mutante, capaz de aumentar a massa daquilo em que se concentra, algo que faz em Wolverine, até que o mutante canadense pese toneladas e atravesse o chão até as águas turbulentas do esgoto abaixo.
Nem mesmo os raios de Tempestade conseguem destruir as janelas do clube. Os X-men caíram em uma armadilha, pois os integrantes do clube conhecem bem cada um de seus poderes. Ela é a última a ser capturada por Sebastian Shaw, que brinda a vitória sobre os mutantes… e saúda a nova Rainha Negra: Jean Grey.
Os mercenários que trabalham como guarda pessoal do Clube do Inferno procuram pelo corpo de Wolverine, mas acabam sendo surpreendidos pelo mutante que agora tem a tarefa de salvar seus colegas. Um dos guardas que escapam com vida, acaba confessando a Wolverine a localização dos demais. Porém, a Mansão não dá acesso ao andar superior onde se encontram. Tentando encontrar uma forma de atravessar pelo salão de festas, ele é surpreendido por outro guarda. Ele reage e causa pânico nos convidados da festa. Logo, seguranças do local cercam e cobrem o mutante de golpes.
Os demais x-men, por sua vez, estão cativos do círculo interno. Jean Grey os vê como pessoas do século dezoito. Ororo, por exemplo, lhe parece apenas uma escrava que tentou fugir. Scott se lembra do elo mental estabelecido com Jean no Novo México e que, agora, poderá ser a chave para eles se salvarem. A intenção do Clube do Inferno é estudar o que causa a alteração genética que origina os mutantes e, assim, talvez descobrir uma forma de criar seus próprios mutantes.
Através do elo mental com Jean, Scott sente estar em um plano astral diferente. Dentro dele, encontra a Rainha Negra e enfrenta Jason Wyngarde em um duelo de espadas. O vilão, que domina esse plano, logo leva vantagem e desfere um golpe fatal no peito de Cíclope. O corpo do herói cai, agonizante, na frente de seus colegas. Eles se desesperam porque ele parece não estar respirando. No entanto, o herói se restabelece a tempo… de ver Wolverine entrar pela sala, carregado de seguranças que tentam detê-lo. Jean domina Wolverine, mas, sem que Jason perceba, desativa o capacete inibidor de Cíclope. Esse é um breve restabelecimento de seu elo mental com Scott e ele aproveita a chance para libertar os demais. Logo, os mutantes começam a derrotar seus oponentes.
Cíclope tenta acalmar os convidados da festa, mas o Mestre Mental cria a ilusão de que ele está atacando. Para aumentar ainda mais o pânico, um cabo de energia que passa pelos esgotos está exposto e entra em curto quando as águas da torrencial chuva fora do clube o atingem (na verdade, o cabo havia sido cortado por Wolverine para causar justamente confusão, mas nos guardas e não nos convidados).
Há algo nos planos do Clube que poderá ter consequências catastróficas. Desde que adquiriu os poderes de Fênix, Jean Grey criou bloqueios para que eles não fugissem de seu controle. Com a manipulação do Mestre Mental (que se disfarçou de Jason Wyngarde) esses bloqueios estão se enfraquecendo e o poder a está consumindo. Preocupação parecida atormenta o Professor Xavier, que está no Novo México com o Anjo. Porém, ele se preocupa com todo o grupo, com o qual não tem contato há horas. Ele sente que, quando conseguir localizá-los, talvez seja tarde demais.
Na Mansão dos Vingadores, o Fera recebe um chamado da polícia que cita o Clube do Inferno estar sendo atacado por um grupo de mutantes que correspondem aos conhecidos X-Men. Ao invés de convocar os demais Vingadores, Fera decide socorrer seus antigos colegas sozinho.
No Clube do Inferno, Jean Grey finalmente encara o verdadeiro Jason Wyngarde. Com seu poder e sedenta de vingança por ter sido manipulada, ela faz com que a mente do Mestre Mental se expanda e se torne parte do universo. Sendo repentinamente transformado em um deus, o vilão não suporta a pressão e sua mente é desligada de seu corpo. Scott a encontra e estranha o fato dela ter anulado o elo mental que havia entre ambos. Ainda apreensivo com Jean, Scott e os X-Men saem do Clube do Inferno. Apesar da nave escondida em um lago do Central Park logo levantar voo, os X-Men não conseguem ir muito longe. Dessa vez, não devido ao ataque de algum vilão… mas pela surpreendente transformação de Jean na criatura poderosa conhecida como… Fênix Negra!
Continua…
Curiosidades:
A personagem Kitty Pryde foi uma das saídas editorias para mostrar que a Escola de Xavier era… uma escola, oras! Apesar de ter esse nome, até então a instituição era mostrada como a sede de um grupo de super-heróis mutantes, algo que mudaria com a presença de uma pré-adolescente sob seu teto.
John Byrne criou Kitty Pryde em homenagem a uma antiga amiga da Escola de Arte em Alberta, no Canadá. Essa homenagem, no entanto, era mais evidente no nome da personagem, uma vez que sua amiga se chamava Kitty Pryde (Katherine Pryde). Já visualmente, a ideia era fazer algo com o semblante da atriz Sigourney Weaver, porém no “formato” de uma garota de treze anos.
A divisão do Clube do Inferno é baseada em um tabuleiro de xadrez, onde as peças são pretas e brancas (a exemplo dos nomeados Reis e Rainhas do círculo interno).
O nome da Rainha Branca, Emma Frost, é uma homenagem a personagem Emma Peel, da série britânica, Os Vingadores (não confundir com o grupo da Marvel).
Por Marcos Dark


Fonte: Dínamo

Postar um comentário

0 Comentários