Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha Marvel: X-Men: Deus Ama, O Homem Mata

Chris Claremont é um roteirista conhecido, principalmente, por sua fase de 16 anos (1976-1991) escrevendo histórias dos X-Men, equipe de mutantes da Marvel Comics. A editora Panini relançou, desta vez em capa dura, a graphic novel “X-Men – Deus ama, o homem mata”, um dos maiores, senão o maior, clássico de Claremont com os desenhos de Brent Anderson.

X-men Deus Ama

Em meados dos anos 80, a Marvel Comics tentou sua primeira incursão nas livrarias, e o editor-chefe Jim Shooter reconheceu, com o sucesso de Will Eisner e outros autores de HQs isolados neste mercado, o potencial para vender revistas em quadrinhos dentro do mercado de livrarias. A ideia foi lançar edições inspiradas nos álbuns europeus, com formato maior e papel, cores e impressão muito superiores aos utilizados nas HQs americanas de então. As histórias seriam fechadas para evitar que os leitores ocasionais fossem sufocados pela complexa cronologia das personagens da editora.

”Quem não crê já está condenado…”
A história mostra o conflito dos X-Men contra o pastor William Stryker, que pretende provocar uma guerra entre a humanidade e os mutantes. Fugindo de seu estilo habitual, Claremont escreveu uma eficiente história fechada. Todos os planos e motivações de Stryker são bem apresentados e explicados, os próprios X-Men recebem uma notável apresentação nas primeiras páginas e a história flui sem problemas até o final, algo previsível, porém efetivo. Não sobra nenhuma ponta solta e a trama, como consequência jamais teve continuação.

Para vocês terem uma noção de como foi impactante para a época, confira uma pequena sinopse da edição:

Por anos a fio, os Fabulosos X-Men e Magneto, o Mestre do Magnetismo, têm sido os mais acirrados inimigos. Mas agora eles precisam juntar suas forças contra um novo adversário que os ameaça, e, talvez, o mundo todo… em nome de Deus.
Os membros da Cruzada Stryker estão preparados para purificar a Terra, sem se importar com as consequências sangrentas de sua causa. Tendo o professor X como inimigo e Magneto como aliado, os X-Men são submetidos a uma provação ordenada por um pastor enlouquecido!

X-Men: Deus Ama, o Homem Mata, é uma das histórias mais poderosas e influentes de Chris Claremont, que serviu como referência para o filme X-Men 2, e que agora recebe um tratamento especial nesta edição que traz a trama completa e entrevistas exclusivas com seus criadores, Chris Claremont e o desenhista Brent Anderson.

Enfim, trata-se de uma das histórias mais emocionantes e humanas que os X-Men já tiveram e que só comprova o brilhantismo de Chris Claremont.

Por Diego Lima

Fonte: Impulso HQ

Postar um comentário

2 Comentários

  1. um roteirista ficar 16 anos a frente de uma revista tão importante como os X-men já mostra que ele deve ter uma mente tão gênial quanto o Professor Xavier! e o titulo dessa Graphic é sensacional também! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claremont é mestre! O mais incrível é que ele conseguia criar várias pequenas tramas nas histórias dos X-Men, e não se esquecia de desenvolver essas tramas mais pra frente!

      Excluir