Logo criado por Jorge Luís

Us News DC: Vilão pouco conhecido do Superman retorna com nova abordagem

Na revista Batman / Superman # 16, lançada nos Estados Unidos em novembro de 2014, o escritor Greg Pak e o desenhista Ardian Saf começaram um novo arco de histórias no qual um misterioso antagonista decide matar não só amigos do Superman, mas também pessoas que ele já salvou ou que buscam inspirações nas ações do herói.

Batman/Superman # 19

Logo no primeiro capítulo, intitulado Superman’s Joker (O Coringa do Superman), Supergirl, Krypto, Aço, Lex Luthor e outros se tornam alvos. O objetivo é trazer um novo vilão à galeria de adversários do Homem de Aço.

Na quarta parta da trama, publicada nesta semana em Batman / Superman # 19, a identidade deste adversário foi revelada: Doutor Xa-Du.

Criado originalmente durante a Era de Prata, por Robert Bernstein e George Papp, para a revista Adventure Comics # 283 (1961) – que mostrava aventuras do Superboy –, o personagem era chamado Xadu, e sumiu após a saga Crise nas Infinitas Terras.

Agora, com o reboot da DC Comics em 2011, e o início da fase batizada de Novos 52, o conceito foi resgatado por Grant Morrison em Action Comics # 5 (2012). Na história, Morrison recontou os momentos finais de Krypton e o envio de Kal-El à Terra pelos seus pais biológicos.

Detalhes sobre o passado do vilão foram mostrados em Action Comics # 15 (2012), também escrita por Grant Morrison, e que marca a segunda aparição do personagem na nova continuidade.

O cientista Xa-Du foi o primeiro kryptoniano condenado à Zona Fantasma, devido a experiências proibidas com animação suspensa, o que causou a morte de vários pacientes. Devido ao seu encarceramento, jurou vingança contra Jor-El e toda a Casa de El, o que torna Kal-El o alvo primário. No tempo preso, conseguiu criar um traje que o permite vagar fora da Zona Fantasma, e assumiu a identidade de Rei Fantasma.
Ele também tem ligações com a nova versão do monstro Apocalypse, em história que será publicada em breve no Brasil, pela Panini Comics.

O roteirista Greg Pak comentou que pretende ao dar destaque ao vilão, e por que o compara ao Coringa, clássico adversário do Batman.
“Ele é obcecado pelo Superman de uma maneira bem específica e perturbadora. Ter que lidar com alguém com esse perfil é perigoso para Kal-El, ao contrário do Batman, que está acostumado com malucos assim”, explicou durante entrevista ao jornal USA Today.

Para o autor, Xa-Du é psicologicamente depravado, um sociopata imprevisível e impiedoso, o que o diferencia de outros rivais do herói. “Muitos inimigos do Superman são maníacos, mas também querem conquistar algo. Assim, é possível analisar de uma maneira racional as ações deles. Pode-se questionar as motivações do que fazem, mas possuem um plano para conseguir algo, e o Superman está no meio do caminho. Por isso, tentam destruí-lo”, comparou.
A trama que está sendo contada neste arco de Batman / Superman também guarda um papel importante para a cidade engarrafada de Kandor.


Fonte: Universo HQ

Postar um comentário

2 Comentários

  1. então trouxeram da Era da Prata o doutor Xa-Du pra depravar e pertubaro Superman!!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Pena que essa série, na minha opinião, está bem fraquinha.

      Excluir