Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta Especial: Novos 52 - Parte 9

O Planeta mostra sua opinião sobre os últimos títulos dos Novos 52. Essa é a Parte 9, e, basicamente são os lançamentos mais recentes.


1. Academia Gotham
A Academia Gotham é uma das escolas mais conceituadas de Gotham, e desde o início, os roteiristas Brenden Fletcher e Becky Cloonan começaram a deixar várias pontas soltas com bastante suspense, que vai desde ao origens dos personagens principais até mesmo os segredos que a escola esconde.
Por se tratar de uma escola, seus personagens principais são basicamente os jovens estudantes e a série foge da história convencional de heróis e vilões.
Não conheço os trabalhos anteriores dos autores mas fiquei com uma boa impressão. A série continuará depois de Convergence, e novas revelações devem aparecer no decorrer da série. Por enquanto, está prendendo minha atenção.
Recomendado.

2. Mansão Arkham
Depois que o Asilo Arkham sofre uma catástrofe, seus internos não tem onde ficar. Bruce Wayne, numa decisão surpreendente (pelo menos para mim) decide oferecer a mansão Wayne para abrigar os criminosos insanos do Arkham.
Só que, ao mesmo tempo, o próprio Wayne, disfarçado de um dos funcionários, está sempre vigiando o que acontece dentro da “Mansão Arkham”, principalmente após uma série de atentados e mortes contra os vilões internados.
No fim do primeiro arco, descobrimos quem é o responsável, e a história é recheada de mistério, como a Detective Comics deveria ser.
Infelizmente a mensal termina na edição #6 e mais um especial relacionado ao Endgame.
Recomendado.

3. Gotham à Meia-Noite
Aqui vemos o lado “dark” de Gotham, encabeçado por um grupo de investigadores policiais, encarregados pelo próprio Comissário Gordon, do sobrenatural, incluindo Jim Corrigan – o Espectro.
Gotham é a cidade mais “explorada” do universo DC. Desde suas origens nas histórias do Jonah Hex dos Novos 52, até o lado sombrio com essa revista.
Enquanto o grupo de investigadores “dark”, nesse começo, tenta resolver um crime sobrenatural, ao mesmo tempo, tem que lidar com o policial Rook que é a corregedoria e tenta acabar com as atividades dessa força tarefa nada convencional.
No começo estranhei um pouco os desenhos, também nada convencionais de Ben Templesmith, mas combina bem com o clima da série, e acabei me acostumando.
Essa série, felizmente, também continua depois de Convergence.
Recomendado.

4. Trindade do Pecado
Essa revista tem como objetivo mostrar os três personagens que mudaram os rumos do universo DC no passado – Vingador Fantasma, Pandora e Questão. Os dois primeiros já tiveram suas próprias mensais, e nessa série, teríamos a oportunidade de ver o Questão.
Por se tratar de um personagem bastante interessante nos anos 80, a expectativa era alta...
Infelizmente, minha decepção foi igualmente alta. Para começo de conversa, esqueça do Questão, aquele vigilante atormentado e arrogante, que sempre encara os desafios na sua incansável busca por respostas.
Nessa lamentável série, os três personagens principais devem enfrentar um vilão cósmico que quer trazer o caos ao universo. E não há mais nada a se dizer.
Não recomendado.

5. Lobo
Em primeiro lugar, não conheço muito o Lobo dos anos 80 e 90 que teve suas próprias revistas solo. Conhecia o Lobo principalmente nas histórias da Liga da Justiça Internacional dos anos 80, e vi que muitos criticaram essa nova série, a começar pelo visual.
Bom, no começo dessa série, é explicado (mais ou menos) o motivo de haver “dois Lobos” – um com o visual clássico e outro com o visual atual.
No mais, Lobo recebe um contrato de risco onde ele precisa eliminar muitos seres perigosos, e por isso, sua contratante resolve enviar um grupo de mercenários para ajudá-lo. Para mim, ficou parecido com a primeira série do Exterminador dos Novos 52, e nada demais.
Não recomendo, mas se quiser conferir.

6. Exterminador
O retorno de Slade Wilson, onde suas raízes voltam para assombrá-lo. O que significa o retorno de Jericó e Rose Wilson, seus filhos renegados.
Além disso, mudança no visual do Slade Wilson, apesar de ter sido explicada, me incomodou.
Por outro lado gostei da trama, embora simples, mas foi bem apropriada para o tom das histórias do Exterminador, inclusive um novo e perigoso vilão, ou melhor, adversário.
O final de série anterior, achei bem fraca, mas esse “recomeço”, que por sinal , não menciona nada do que foi feito anteriormente, foi até bom.
A série também continua depois de Convergence, então dá para se ter uma ideia melhor do que vem por aí.
Por enquanto, recomendado.

7. Sexteto Secreto
O grupo de vilões e anti-heróis está com uma formação um pouco diferente daquela que eu costumei a ler depois de Crise Infinita. Mas tem a presença de Strix, que é uma Garra renegada que se tornou amiga da Batgirl, e é uma personagem que eu gostei, bem interessante.
O começo mostra o motivo dos seis integrantes se reunirem, bem envolto em mistérios que irão se desenrolar no decorrer da série. Por se tratar de mais um lançamento recente, só foi lançado duas edições, mas a série irá continuar depois de Convergence, então, muitas novidades devem aparecer.
Recomendado.

Bem pessoal, enfim depois de ler mais de 2.170 revistas, procurei sintetizar minhas opiniões de (quase) todo o material que a DC lançou em sua iniciativa Novos 52. Espero que tenha ajudado a todos a conhecerem um pouco mais sobre esse projeto ousado da DC.
Após Convergence, que você pode acompanhar na seção Planeta Leu, a DC promete novos lançamentos numa nova iniciativa chamada DC YOU.
É claro que o Planeta continuará a acompanhar de perto esses lançamentos.
Convidamos você a nos acompanhar nessa também.
Obrigado a todos que leram essa série especial do Opinião do Planeta em nove partes, e até mais!


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Caralho, 2.170 revistas é coisa para caralho, o sr deve ter tido muito trabalho e garanto que valeu a pena.
    Ps:Não consigo gostar desse Questão, embora o Vingador eu tenha achado que ficou bem legal nos novos 52.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a pena sim ANT, mesmo que eu não tenha gostado de várias coisas, mas valeu por ter conhecido bastante material.
      Ps: A revista do solo do Vingador foi muito boa mesmo, mas quando juntou a trindade ficou bem fraquinho.
      Eu também não consigo aceitar esse Questão completamente descaracterizado.
      Quem sabe, agora que o Convergence deixou tudo em aberto, a DC não traz o Questão dos anos 80 de volta, ou até pode ser a Questão da René Montoya (que eu gostei no tie-in do Convergence).

      Excluir