Logo criado por Jorge Luís

Planeta MEGABLOG Clássicos - A grotesca aventura do Duende Verde

Dando continuidade ao projeto Planeta MEGABLOG Clássicos, um dos grandes momentos do Homem-Aranha pelo ANT do MEGABLOG.

Agora, bem atrasado eu trago a segunda parte do meu projeto com o Roger.
Dessa vez uma história bem clássica, conhecida por vários nomes.

O oficial:
“A grotesca aventura do Duende Verde”

O que é mais usado pelos fãs:
“A primeira aparição do Duende Verde”

E a que eu gosto de chamar:
“Duende Verde e seus altos planos”

Nessa história o Aranha enfrenta pela primeira vez seu futuro maior adversário o Duende Verde, mas para quem acha que a rivalidade começou da forma épica até levar ao que conhecemos hoje, precisa dar uma olhada nessa história.


Nessa história o Duende Verde faz um plano digno do lendário Cebolinha:

O plano consiste em pedir ajuda aos Executores, após isso ele fala com um diretor de cinema dizendo que pode arranjar o Homem Aranha de verdade para fazer um filme do herói. Então o Duende começa a voar ao redor da cidade em sua vassoura voadora (você não leu errado) para atrair a atenção do Aranha.
Quando a atenção do Aranha é finalmente atraída ele conta ao aracnídeo sobre o filme e diz que o herói pode ganhar 50 mil dólares se participar.


 Porem ao invés de atores o Aranha faria o filme com vilões reais e... bem, vocês já devem ter adivinhado o resto.

Um plano mais do que genial sem dúvidas...

Mas brincadeiras a parte a história tem muitos pontos fortes para um fã do vilão (como eu).
Para começar, na época, a identidade do Duende ainda não tinha sido revelada então em momento algum seu rosto aparece mesmo quando ele não está usando o uniforme.

Uma coisa decorrente nos anos que se passaram é que o Duende é não só um desafio intelectual como o Coringa, mas também um desafio físico. Pode não ser como o Carnificina, mas sempre manteve um bom placar contra o Aranha. E nessa história mesmo ele não é derrotado pelo aracnídeo, na verdade o Aranha é obrigado a fugir de seu futuro nêmeses e só consegue pela interferência do Hulk que espanta o vilão.


No final a história não só é um clássico pela primeira aparição do Duende como é uma leitura divertida que montou alguns elementos que foram usados por muito tempo no personagem e a rivalidade dos dois grandes inimigos.
Leitura altamente recomendada para os fãs do personagem, para quem não gosta dele nem tanto.

Mas alguns devem estar pensando:
“Nunca que eu vou achar isso para ler, deve ser incrivelmente raro e caro!”

É ai que o senhor se engana meu caro marvete. Em agosto de 2013 a Panini começou a lançar uma coleção com as histórias clássicas do Aranha tendo o primeiro volume focado no Duende Verde! E adivinha qual é a primeira história desse volume?


 A sinopse da coleção que a Panini reuniu é exatamente essa:
“Nos anos 1960, nascia um ícone das histórias em quadrinhos que resiste até os dias de hoje: O Homem Aranha.
Criado pela mente criativa de Stan Lee e Steve Diko, o herói se tornou a principal atração da Marvel ao conquistar gerações de leitores!

 E agora a Coleção Histórica Marvel: O Homem-Aranha resgata algumas de suas principais e mais eletrizantes aventuras! Nesta primeira edição confira grandes confrontos do Aranha contra seu arqui-inimigo, o Duende Verde, além de outras histórias que trazem convidados especiais como o Hulk e o Tocha Humana!

Este volume de 164 páginas reúne histórias originalmente publicadas em The Amazing Spider-Man  14, 17, 23, 39, 40, 121-122.”

Eu não me lembro se comprei por 20 ou quarenta reais mas o fato é que qualquer um desses preços vale a pena e que deixa esses clássicos muito mais acessíveis.

Então fico por aqui e espero que tenham gostado, uma boa leitura.



 Por ANT

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Sempre gostei dessa história e adorei a comparação com um plano infalível do Cebolinha, mas é um reflexo da mentalidade da época, uma trama simples porém muito eficaz nos quadrinhos. Li a original e a versão de John Byrne para a mini-série dos anos 90: Capítulo Um, onde ele reconta as primeiras aventuras do Aranha com essa entre elas, claro. Aqui foram publicadas na Teia do Aranha da Abril. Bom que agora esses clássicos estão mais acessíveis para a geração atual saber como foram os primeiros passos dessas lendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os quadrinhos daquela época eram simples porem sempre mantiveram uma qualidade muito boa.
      A evolução foi natural para a maior complexidade dos dias de hoje, mas mesmo assim isso não diminui em nada a qualidade dos mais antigos.
      Ps:Essa coleção do Aranha foi uma das melhores coisas que a Panini lançou.

      Excluir
    2. Tenho algumas edições do Teia do Aranha da Abril, mas não com essa versão do Byrne. Vou dar uma procurada.

      Excluir
    3. Roger, esse material foi publicado na Teia do Aranha da Abril dos números 125 a 129, de março a julho de 2000. Abraços!

      Excluir
    4. Obrigado Giuliano, me ajudou bastante. Vou dar uma "vasculhada" nos sebos.

      Excluir