Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta Marvel: Demolidor – Fim dos Dias (Editora Panini)

Veja a Opinião do Planeta sobre Demolidor – Fim dos Dias, minissérie em oito partes escrita por Brian Michael Bendis e David Mack e desenhada por Klaus Janson, David Mack e Bill Sienkiewicz.


Essa história faz parte de uma série lançada pela Marvel contando como poderia ser o fim da jornada de vários heróis. Alguns deles já lançados são Velho Logan, Capitão América – A Escolha, Quarteto Fantástico – O Fim, Hulk – Futuro Imperfeito, entre outros.

Essa história do Demolidor começa com seu brutal assassinato à mãos do Mercenário. Porém, a última palavra que ele profere antes de ser morto – Mapone – dá a direção para todo o conteúdo da trama. É uma palavra que leva o Mercenário à loucura, até o ponto dele supostamente se suicidar e serve de combustível para que Ben Urich possa escrever sua história definitiva sobre o Demolidor e a última para um falido Clarim Diário.

No decorrer de suas investigações, Urich se encontra com Nick Fury, que o informa sobre a morte de Natasha Romanova; Milla, que tem um filho chamado Franklin; uma “curada” Mary Tyfoid; Maya Lopez, antiga heroína Eco, agora uma professora; Elektra, que tem um filho chamado Matthew; Melvin Potter, o ex-Gladiador; e até Frank Castle que está na prisão. É justamente com Castle que Urich consegue informações mais relevantes sobre a palavra “Mapone”, até que o Justiceiro consegue escapar da prisão.


Urich ainda se encontra com Owlsley (Coruja) e Killgrave (Homem-Púrpura) mas esses dois são mortos pelo Justiceiro. Além disso, durante toda a sua investigação, Ben é vigiado de perto por um “Demolidor” que mais tarde é revelado sua identidade – mais um personagem importante do passado do Demolidor da fase em que Bendis escrevia suas histórias. Infelizmente Urich não consegue terminar suas descobertas, mas ficamos sabendo do que se trata a palavra “Mapone” no final da história.

Uma bela homenagem em forma de uma jornada que passa por momentos e personagens importantes na vida do Herói Sem Medo. Podemos citar também a participação do Tucão, Rei do Crime em forma de flashback, Peter Parker, Bullet, Stick, Foggy Nelson e até o Bar da Josie. Há também uma citação a um tal Sr. Brubaker, obviamente uma homenagem ao escritor Ed Brubaker. Tudo que de melhor aconteceu durante as décadas de publicações do Demolidor estiveram presentes nesse arco. A tensão e o mistério por conta das investigações de Urich e o passeio pela carreira de Matt Murdock desde que ele sofreu o acidente que lhe conferiu seus poderes foram tão eficientes que, para mim, a descoberta do significado de “Mapone” ficou um pouco abaixo da expectativa, mas vale a pena a leitura!


Por Roger

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Não li a fase do Bendis completa, li uma coisa ou outra costurada por ai em scans, mas me pareceu aquele tipo de material que eu digo para mim mesmo conter a euforia e esperar um dia ler impresso. Até que saiu um encadernado do Demolidor esse ano, bem caro, mas que deve valer. Quando parei para comprar e ler esses dois volumes, fui mais pela expectativa das participações, foi uma história regular, embora eu tenha ficado bem intrigado com o final, embora ele não justifique o suicídio do Mercenário, que fica mais como exagero, "muito barulho por nada". Eu senti uma oscilação de ritmo na história, mas até ai, já me acostumei com o estilo do Bendis de "fazer mais esse roteiro enquanto escrevo mais dez ao mesmo tempo", também comprei os dois encadernados do Cavaleiro da Lua, e é um tanto parecido, embora eu tenha gostado de ambos, mas não a ponto de dizer "caramba, isso é brilhante!", um encadernado que eu comprei nesse mesmo ano, e pelo mesmo valor desses que eu mencionei foi "Quarteto Fantástico: Arganautas", esse sim foi muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas que eu mais gostei da fase do Bendis é que, naquela época, ele só tinha feito o Ultimate Homem-Aranha, que eu também gostava. Daí, as histórias que ele escreveu com o Demolidor me lembraram muito a época do Miller, bem urbano, bons diálogos, com os personagens clássicos, etc. Eu também comprei o encadernado (caro) do Demolidor do Bendis, e espero que a Panini não pare mais. O Cavaleiro da Lua eu não li tudo, apenas as primeiras histórias, mas estava gostando. Esse do Quarteto eu lembro que você mencionou antes e já está na minha lista de leituras obrigatórias.

      Excluir
  2. eu quero descobrir o que é o tal do "Mapone'!!! parece ser realmente uma grande História para um Desfecho Mapolitano do Demolidor!!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ficar um pouco decepcionado com o significado de "Mapone" não se preocupe, para mim foi o ponto baixo da história, mas o desenrolar da trama é fantástico - uma verdadeira homenagem ao Homem Sem Medo.

      Excluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler, porém vou correndo comprar. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ir correndo mesmo que recomendo Sheldon, acho que dá para encontrar em comic shops ainda. As duas capas eu inseri no post mesmo.

      Excluir
  4. Comprei o encadernado, mas não tivi coragem de ler kk sua resenha me instigou vou da uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha conseguido comprar os dois volumes, e quando ler, vale a pena ler de uma só vez, se você tiver a oportunidade. Será uma bela viagem à história desse, que é meu herói preferido. Você tem preferência por Marvel ou DC? Tem sua lista de preferidos? Eu tive oportunidade de expressar minha lista de Top 10 tanto da Marvel quanto da DC. Se tiver chance, dá uma olhada e depois me diga o que achou:
      http://planetamarveldc.blogspot.jp/2015/01/opiniao-do-planeta-top-10-dc.html
      http://planetamarveldc.blogspot.jp/2015/01/opiniao-do-planeta-top-10-marvel.html

      Excluir