Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Batman - As Dez Noites da Besta (1988)

Planeta analisa o arco As Dez Noites da Besta publicadas em 1988 nas edições #417-420 da revista Batman, escrito por Jim Starlin e desenhado por Jim Aparo.



Edição #417: O renegado ex-agente da KGB, Anatoli Khyazev vê, à Gotham com uma única missão – matar dez pessoas diretamente responsáveis pelo Projeto Guerra nas Estrelas, um projeto de defesa espacial que está sendo apresentado na cidade do homem morcego. O FBI é destacado para cuidar do caso com a ajuda da polícia de Gotham. O único problema é que eles não permitem a interferência do Batman.

Edição #418: A KGBesta continua a deixar sua trilha de mortes e sangue, ao envenenar todos os presentes numa festa beneficente para angariar fundos para o projeto de defesa espacial, mais de 80 mortos. Batman e Gordon desconfiam de um traidor entre os agentes que deve ter passado as informações para o espião russo.

Edição #419: Um a um, todos os nomes da lista da KGBesta são eliminados, enquanto Batman, a polícia de Gotham e o FBI ficam à mercê do mercenário assassino. Em todas as oportunidades em que Batman enfrenta Anatoli, ele escapa quase sem vida. O tempo urge e acaba restando apenas um último nome – o do Presidente dos EUA.

Edição #420: Uma corrida desesperada contra o tempo e um plano inusitado para tentar salvar o Presidente enquanto Batman tem fortes desconfianças obre quem é o espião infiltrado.


Uma história de espionagem, suspense e muita ação. Jim Starlin mostrando que não é somente um escritor especializado em histórias cósmicas, mas roteiriza de forma magistral esse violento arco em quatro partes. O escritor apresenta um bom plano de fundo histórico da antiga União Soviética para entendermos as motivações do vilão. As capacidades investigativas de Batman são colocadas à prova para descobrir quem é o espião traidor infiltrado na polícia, ao mesmo tempo em que suas habilidades em combate entram em ação em vários momentos de confronto direto com o mercenário russo. Aliás, o clímax da trama teve mais de dez páginas de ação e perseguição entre os dois combatentes, e um desfecho inesperado. Uma leitura obrigatória para todos os fãs do Batman. Esse arco foi lançado pela Editora Abril em formato americano em 1989.


Por Roger

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Bom que eu não fui convidado pra essa Festa Beneficiente e gostei das Cenas cheias de Suspence e emoção que mostram como o KGBesta teve a sua Mão Amputada!!!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um inimigo à altura do Cavaleiro das Trevas. Me lembro de ficar tenso ao ler esse encadernado na época do seu lançamento. Uma verdadeira "besta" indomável!

      Excluir
  2. Mais um clássico que merece um relançamento, mesmo falando de um tema tão datado como a rivalidade EUA x URSS, a história não envelhece mesmo quando desconsideramos o fundo político e focamos somente na aventura soberbamente desenhada pelo mestre Aparo em um dos melhores momentos da sua carreira e o argumento afiado de Starlin, onde podemos até fazer um trocadilho com o nome dele e o de Stalin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho lido (e até relido) as histórias do Batman dos anos 80 e estou na fase do Jim Starlin, por isso escrevi sobre essa história. Sinceramente tenho me surpreendido com o tom urbano e "pé no chão" do roteirista, haja visto que sempre gostei de seus épicos cósmicos (vide Adam Warlock, Thanos, etc). Meu conceito sobre o Starlin, que já era alto, aumentou mais ainda.

      Excluir