Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Quarteto Fantástico #11-21 e Anual #1 (1963)

Planeta analisa as edições #11-21 e Anual #1 da revista Quarteto Fantástico lançadas em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby.



Edição #11: A primeira história mostra o Quarteto Fantástico respondendo as cartas de seus fãs, e conhecemos o carteiro Sr. Lumpkin. Na história seguinte, o Quarteto conhece o Homem-Impossível que tem a habilidade de se transformar em qualquer coisa, oriundo do planeta Popup.

Edição #12: O sistema de defesa do exército está sendo atacado e o General Ross pede ajuda ao Quarteto Fantástico por achar que o responsável é o Hulk. Porém, depois que Rick Jones é sequestrado, o Hulk sai em seu resgate e enfrenta o Quarteto. O primeiro confronto entre o Hulk e o Coisa acontece aqui.

Edição #13: O cientista russo Ivan Kragoff deseja ganhar os poderes do Quarteto Fantástico e viaja até o espaço para se expor aos Raios Cósmicos, onde se torna o Fantasma Vermelho. Ao mesmo tempo, Reed quer ajudar a NASA a serem os primeiros a explorar a Lua e consegue chegar até lá com seus três companheiros. Primeira aparição do Vigia e sua origem.

Edição #14: O Mestre dos Bonecos está de volta e resolve controlar a mente de Namor para atrair o Quarteto a uma armadilha mortal. Foi uma oportunidade para Sue finalmente decidir sobre sua lealdade à Reed.

Edição #15: O vilão Pensador Louco reúne os líderes de quadrilha para fazer uma proposta de criar um império do crime em Nova York. Depois de conseguir esse apoio, consegue separar o grupo de heróis e invadir o Edifício Baxter. Agora o Quarteto terá de enfrentar o Pensador contra as próprias invenções de Reed.


Edição #16: Victor Von Doom não morreu, mas foi encolhido e conquistou o Micro Mundo. Ainda com seus planos de se livrar do Quarteto Fantástico de uma vez por todas, Destino encolhe o grupo e os atrai até seus domínios, porém, os heróis recebem a ajuda de Hank Pym, o Homem-Formiga.

Edição #17: O Quarteto retoma seu QG e começa a procurar pelo Dr. Destino. Enquanto isso, Von Doom cria mais um plano que envolve o rapto de Alicia Masters e um ataque ao sistema eletroeletrônico dos EUA. Sue Tem uma participação mais decisiva até mesmo enfrentando Destino num embate físico.

Edição #18: O império Skrull envia à Terra o Super-Skrull para derrotar o Quarteto Fantástico e concretizar seus planos de invasão. Reed precisa criar um dispositivo inibidor para derrotar o poderoso guerreiro alienígena e prendê-lo sob uma montanha.

Edição #19: Ao visitar um museu, Reed descobre que a cura para a cegueira de Alicia pode estar no antigo Egito e o Quarteto volta ao passado utilizando um equipamento de Destino. Lá no Egito, são capturados pelo faraó Rama-Tut, que sabe tudo sobre a existência e os poderes do grupo. Mas como?

Edição #20: O Quarteto enfrenta a ameaça do Homem-Molecular, um inimigo tão poderoso que atraiu a presença do Vigia. Um dos combates mais difíceis para o super grupo, onde Reed Richards precisa usar de todo o seu conhecimento científico para derrotar o novo vilão.


Edição #21: O Quarteto deve enfrentar a ameaça do Monge do Ódio, incitando o preconceito racial. Nick Fury, agora promovido à coronel e trabalhando para a CIA é enviado para ajudar os heróis, antes que o Monge dissemine seu ódio pelo mundo todo.

Anual #1: Namor e sua legião de atlanteanos invadem e tomam o mundo da superfície. O Quarteto Fantástico mais uma vez deve entrar em ação para deter a ameaça submarina. E ainda, a origem de Namor e da Atlântida.

Depois de um excelente início, as histórias do Quarteto Fantástico caíram um pouco em termos de enredo. O fato de alguns vilões e personagens serem trabalhados repetidas vezes, como o Dr. Destino e Namor foi um ponto positivo, pois dá oportunidade de um melhor desenvolvimento. Há também participações especiais do Homem-Formiga, Hulk e Nick Fury, o que sempre é interessante ver heróis juntos lidando com ameaças. Em particular, a história da edição #21, com Nick Fury, trata de um tema bem sério que é o preconceito racial, seitas e etc. Porém, como eu disse, achei algumas dessas histórias um pouco abaixo das apresentadas nas primeiras edições. De qualquer forma, sempre vale a penas acompanhar essas histórias clássicas do Quarteto Fantástico.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. o Coisa era bem mais Feio nesse desenho que saiu do Báu da antiguidade!!!! prefiro ele mais "moderno" com calça de Capoeirista!!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os primeiros desenhos do Kirby do Coisa retratavam ele mais como uma "pedra meio amolecida", parecendo que ainda estava em formação. Realmente o próprio Kirby mostrou uma evolução no visual do Coisa, o que é impressionante para a época.

      Excluir