Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Namor #10-18 (1991)

Planeta analisa as edições #10-18 da revista Namor – O Sub-Marino lançadas em 1991 por John Byrne.



Edição #10: Com a queda do Muro de Berlim, Namor visita o Capitão América, e os dois expressam certa preocupação com essa situação. Namor vai à Berlim para saber mais sobre a unificação da Alemanha e se depara com o retorno do Grande Mestre e da Mulher Guerreira. Em Nova York, Danny Rand está de volta dos mortos, mas Misty Knight desconfia que ele está agindo de forma estranha.

Edição #11: Namor é capturado, bem como o Tocha Humana original. Com a Alemanha reunida, há planos nos bastidores sendo desenvolvidos para um novo fuhrer.

Edição #12: Com o retorno do Grande Mestre e da Mulher Guerreira, é hora dos Invasores entrarem em ação novamente. Namor, com a ajuda de Namorita, o novo Union Jack, Capitão América, Tocha Humana Jim Hammond e Jackie Crichton, a ex-Spitfire, tentam impedir a ascensão nazista uma vez mais.


Edição #13: Namor vai à julgamento por crimes que cometeu contra a humanidade desde que Johnny Storm o ajudou a se recuperar de sua amnésia induzida. Acabou sendo sentenciado a cem anos de condicional tendo o Capitão América como seu oficial de condicional durante uma boa parte desse tempo. Enquanto isso, nas profundezas, Lady Dorma é encontrada viva. E as investigações sobre a suposta morte e retorno de Danny Rand continuam.

Edição #14: Lady Dorma aparentemente está viva mas sem suas memórias. Quem está por trás do falso Danny Rand e o que Ka-Zar tem a ver com isto? Enquanto isso, Phoebe leva Namor a um local secreto onde conta seu passado, que já foi casada e tem um filho com problemas mentais. E Namor ganha um aliado – o Grifo.

Edição #15: Namor é notificado sobre o paradeiro de Dorma e deve retornar à Atlântida. Antes, ele avisa seu oficial de condicional, o Capitão América, seu aparente novo amor, Phoebe, inclusive deixando os negócios da Oracle Inc. sob a responsabilidade de Desmond. Ao chegar em Atlântida, Namor percebe que terá dificuldades com Dorma, completamente desmemoriada. E ainda por cima, os atlantes estão morrendo devido ao envenenamento em suas águas. Tudo indica que a fonte da sujeira química está na Terra Selvagem, mas, ao chegar lá, Namor é surpreendido pelo Punho de Ferro.

Edição #16: Na Terra Selvagem, Namor consegue escapar e enfrenta o Punho de Ferro. Quando Namorita chega em seu auxílio, Daniel Rand se encontra com Misty Knight. O que realmente está por trás do retorno do Punho de Ferro e o que relação há com a Terra Selvagem?


Edição #17: Enquanto Namor escapa de sua prisão com a ajuda de Shanna, Desmond está desmantelando a Oracle Inc vendendo suas ações de maneira irresponsável. E finalmente é revelada a identidade verdadeira do Punho de Ferro.

Edição #18: O final da trama envolvendo o retorno de Danny Rand.

Essas edições trazem a participação de muitos personagens que de alguma forma, fizeram ou fazem parte da mitologia de Namor, mostrando que John Byrne sabe muito bem o que está fazendo. A inclusão dos Invasores e o retorno de Lady Dorma são alguns desses exemplos.

Além disso Byrne consegue levantar várias tramas menores sem esquecê-las e, de alguma forma, trazê-las de volta em algum momento, como a conclusão do arco que mostra o retorno do Punho de Ferro. Para mim, essas histórias que dão continuidade direta dos eventos mostrados anteriormente, mantém um nível excelente. Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Esse material chegou a ser publicado no Brasil, Roger ? Eu não me lembro muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde me lembro, depois de estrear no Grandes Heróis Marvel #42, o Namor passou a ser publicado na revista do Hulk, mas parou logo e acho que a fase do Byrne não foi concluída. Essas histórias eu li num encadernado da série Namor Visionaries John Byrne vol.2.

      Excluir