Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: O Poderoso Thor #80-85 (1998)

Li O Poderoso Thor #80-85, do encadernado Avengers Disassembled: Thor, com roteiro de Michael Avon Oeming e desenhos de Andrea Di Vito, e tecerei breves comentários sobre as edições.

Edição #80: O molde onde foi forjado a maior de todas as armas, Mjolnir, finalmente caiu nas mãos de Loki. Imponente, o Deus da Trapaça realiza seu ataque final matando muitos guerreiros de Asgard. Sem outra alternativa, Thor vai à Midgard pedir ajuda de seus companheiros Vingadores.

Edição #81: Thor, Capitão América e Homem de Ferro encontram uma Asgard completamente devastada e tem de enfrentar Loki, Fenris, Ulik e Hymer. Após uma vitória temporária, Thor recebe a notícia da morte de Balder e Frigga, sua mãe. Percebendo que se aproxima a batalha final, o Ragnarok, Thor envia seus dois companheiros Vingadores de volta à Terra.

Edição #82: Thor e os poucos sobreviventes para Vanaheim. No caminho, passam pela desolada Alfheim, outrora terra dos Elfos e encontra Volstagg, único sobrevivente dos Três Guerreiros. A jornada prossegue por vários dias até que são emboscados por Fenris e seus aliados. Valquíria é mais uma vítima do Ragnarok, porém, Sif ainda está viva.

Edição #83: Thor parte sozinho para o confronto final contra Loki. Para isso, deixa Bill Raio Beta para governar o que restou de Asgard em sua ausência. Antes de partir, Thor precisa de mais sabedoria e conhecimento e está disposto a fazer sacrifícios para tal.

Edição #84: Thor entende que Ragnarok é um ciclo interminável que vem se repetindo. Para obter o mesmo conhecimento de Odin, Thor deve se enforcar para receber a Sabedoria das Runas. Thor agora entende porque foi enviado à Terra por seu pai, para encerrar o ciclo. Agora, o Deus do Trovão está pronto para encarar Loki.

Edição #85: Em sua grande sabedoria, Thor faz algo aparentemente surpreendente, um pacto com Surtur – caso o gigante de fogo restaure o martelo Mjolnir, estará livre para arrasar as terras asgardianas. Agora sim, Thor está pronto para desafia os “Deuses dos Deuses” e encerrar o ciclo de morte.

Ragnarok não é um conceito novo ou inédito nas histórias de Thor, porém, dessa vez, o escritor Michael Avon Oeming procurou desenvolver o Ragnarok de forma definitiva contando detalhes desse ciclo de morte e violência que vêem assolando os deuses asgardianos. O importante papel de Thor é finalmente revelado. Além disso, o Deus do Trovão mostra porque é um dos seres mais poderosos do panteão Marvel, praticamente um dos únicos a fazer frente ao Incrível Hulk. Leitura recomendada.


Por Roger