Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Aves de Rapina #76-85 (2003)


Li Aves de Rapina #76-85, do encadernado Birds of Prey: The Battle Within, com roteiro de Gail Simone e desenhos de Ed Benes, Tom Derenick e Joe Bennett, e farei breves comentários das edições.


Edição #76: Lori Zechlin é uma adolescente que cuida de seu pai depois que sua morte se suicidou por overdose. Uma série de assassinatos de traficantes chamou a atenção de Oráculo. A Caçadora foi enviada como professora substituta da classe de Lori para vigiar e aconselha a garota. Quando pega a magia de outras pessoas emprestadas, ela se torna Alice Sombria.

Edição #77: Nove assassinatos rituais no Kansas chamam a atenção de Barbara Gordon. A lenda da Colheita, um espírito vingativo que escolhe pessoas que cometeram algum crime e que se livraram de alguma forma. Canário Negro e Caçadora procuram por pistas e desta vez, elas contam com a ajuda de Zinda Blake.

Edição #78: O primeiro confronto da Colheita contra as Aves de Rapina não foi nada bem para a Canário Negro. Depois de ser tocada pela criatura fantasmagórica, Dinah envelheceu cerca de vintes anos e sentiu sua força ser drenada. Mas isso não é tudo que elas descobriram sobre Colheita e sua relação com os habitantes da cidade.

Edição #79: A próxima parada das Aves de Rapina é em Metrópolis. Elas estão à procura da justiceira Espinho que vem atacando apenas membros da família criminosa, Os 100. Desde seu encontro com Brainiac, Oráculo tem mudado seu modo de atuar nas operações das Aves de Rapina.

Edição #80: Rosa Forrest teve seus pais assassinados pelos 100 quando criança e passou a manifestar a psique de Espinho para combater os criminosos. Mas parece que armaram uma cilada para ela tentando incriminá-la por um assassinato que não cometeu.

Edição #81: Uma missão em Cingapura. Canário Negro conta com o apoio do Pantera, seu companheiro da Sociedade da Justiça da América, para desbaratar um negócio grande sobre o tráfico de drogas local. Mas se assusta ao saber que terá de lidar com os Doze Irmãos de Seda.

Edição #82: Depois de abandonar as Aves de Rapina por se sentir traída, Helena Bertinelli está de volta à Gotham. Ela encara os chefões do crime, exigindo a parte no império que seu pai edificou. E está acompanhada de Savant e Creote. Em Cingapura, a Canário Negro desafia Coelho, um dos Doze Irmãos de Seda.

Edição #83: Ligação com Projeto OMAC. Oráculo está desgastada. Ela continua a monitorar a situação de seus agentes de campo, realiza uma busca minuciosa para encontrar o desaparecido Besouro Azul e se torna alvo dos OMACs. E as negociações em Cingapura repercutem em Gotham, onde a Caçadora continua a atuar em segredo.

Edição #84: As consequências do encontro de Barbara Gordon com Brainiac estão sendo sentidas. O parasita deixado dentro do corpo de Barbara lhe confere habilidades especiais, mas ao mesmo tempo, está causando sua morte. Removê-lo pode deixá-la paralítica do pescoço para baixo, mas ela não irá desistir tão facilmente.

Edição #85: É preciso destruir o carregamento de drogas que acaba de chegar à Gotham. A Canário Negro saber que terá de passar pelos Doze Irmãos de Seda e solicita todos os reforços disponíveis. No QG da Sociedade da Justiça, Barbara Gordon irá travar a luta de sua vida, está nas boas mãos do Doutor Meia-Noite, Superman e Cyborg.

Com um novo QG, o jato Ninho da Águia Um, as Aves de Rapina ampliam seu campo de atuação e estão atrás de justiceiras, porém, os objetivos de suas missões vão muito além de apenas vigiar e proteger, o que provoca uma ruptura na equipe. Arco onde Gail Simone desenvolve muito bem o passado de cada heroína, enriquecendo a trama. Leitura recomendada.

Por Roger