Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Vingadores - A Vingança de Ultron (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Vingadores – A Vingança de Ultron, lançado pela Salvat.


Primeiro, quero elogiar essa nova série de encadernados – Os Heróis Mais Poderosos da Marvel – da Salvat, que trará algum arco sobre os personagens, histórias clássicas e muita informação. Porém, as análises serão feitas apenas no arco principal.

A Vingança de Ultron engloba Vingadores 19-22, escrita por Kurt Busiek e desenhos de George Pérez.
Nessa história, vemos a chegada de dois novos vingadores – Justiça e Flama – enquanto os Vingadores são vistos com certa desconfiança pela mídia e a população devido aos últimos acontecimentos ocorridos nos arco anterior. Nesse cenário, Ultron está de volta com mais um plano para destruir a raça humana, começando com o rapto de seu criador Hank Pym, além de capturar outros heróis que teriam um certo parentesco com o robô. Antes disso, Ultron acaba com a nação da Eslorenia e usando como sua base principal de operações. Toda essa parte da trama não fez muito sentido para mim, e nem as cenas que mostra o arrependimento do Hank Pym me convenceu.

Ultron retorna hyper poderoso e até mesmo um megalomaníaco, bem diferente do ser mais frio e ameaçador dos Anos 80 (basta ver sua participação em Guerras Secretas de 1985). Não digo que essa mudança é boa ou ruim, mas senti essa diferença de "personalidade". Além de estar revestido com um corpo de vibranium e adamantium, traz consigo um exército de ultrons, e a maneira como são derrotados pelos Vingadores ficou um pouco forçado para mim, mas o arco tem ação quase que ininterrupta.
Gostei da participação da Flama, mostrando o ponto de vista da jovem vingadora num cenário caótico e aparentemente impossível de sair vencedor, ou até mesmo sair com vida.

A ideia da trama em si foi até interessante, mas o relacionamento “pai e filho” entre Pym e Ultron poderia ter sido melhor trabalhado com diálogos mais convincentes.
Os desenhos de Pérez dispensam apresentação – o homem é muito bom em trabalhar com vários personagens ou detalhes num mesmo quadro (veja a página em que os Vingadores estão entrando no subsolo do Pentágono, é a página que mostra o título “O Mal se Prolonga”). Não é o mesmo Pérez da época dos Novos Titãs, mas ainda é o Pérez!
No geral, embora tenha alguns pontos positivos, achei que poderia ter sido bem melhor.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários