Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta DC: Batman: Justiça Cega (1989)

Planeta analisa as edições #598-600 da revista Detective Comics, publicadas originalmente entre março a maio de 1989, escrita por Sam Hamm e desenhos de Denys Cowan.



Edição #598: Batman investiga a morte de um homem que teve todos os órgãos e ossos pulverizados, e acaba enfrentando o mercenário Esmaga-Ossos, que acaba se suicidando. Jeannie Bowen descobriu recentemente que tem um irmão que supostamente estava fazendo estágio nas Indústrias Wayne, mas parece que não é bem assim.
Jeannie conhece Bruce que tenta ajudá-la a encontrar o irmão Roy. Quando o Esmaga-Ossos, supostamente morto, reaparece, Roy, sem memória passa a reagir da mesma maneira que o vilão, até que o Esmaga-Ossos se suicida.
Batman descobre um plano insano e desumano dentro de sua própria empresa, que envolve controle mental usando corpos de indigentes. Chantageado por um dos diretores das Indústrias Wayne, Bruce se recusa a aceitar seus planos absurdos e é acusado de ser um espião comunista que está desenvolvendo esse projeto de controle mental.

Edição #599: Da noite para o dia, a vida de Bruce é virada do avesso e seu passado desenterrado, correndo o risco de ter sua identidade como Batman revelada. Ao sair do tribunal, Bruce é mortalmente baleado.


Edição #600: Bruce se recupera da cirurgia, mas está temporariamente paralítico, porém pode receber uma ajuda inesperada. Harbinger conseguiu sobreviver e tem em suas mãos o dispositivo de controle mental. Henri Ducard, antigo mentor de Bruce chega à Gotham aparentemente para testemunhar contra Bruce.
Num intrincado desenrolar da trama, a cruzada do Batman contra o mal faz uma vítima inocente, apesar de Bruce ser inocentado no final.

A justiça é cega como um morcego? O escritor Sam Hamm (que escreveu os scripts para os filmes Batman e Batman - O Retorno, ambos de Tim Burton) apresenta uma proposta ousada mostrando todo o sofrimento de Bruce Wayne em prol da cruzada incansável e obsessiva do Batman como se um dominasse sobre o outro, não importa se vítimas inocentes forem pegos no meio do fogo como uma espécie de danos colaterais. A trama é complexa, mas desenvolvida de uma forma que o leitor consegue acompanhar cada reviravolta e arcos individuais. Fãs do Batman devem apreciar esse arco de sete partes (apesar de ter sido publicado em apenas três edições) que convida o leitor a refletir sobre as motivações de Bruce Wayne, além de desenvolver muito bem cada personagem coadjuvante, todos eles tiveram participações importantes e de destaque. Leitura altamente recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Novo por aqui e gostando bastante.
    Parabéns pelo trabalho de disseminação da cultura dos quadrinhos, espero que mais pessoas conheçam seu trabalho e sua dedicação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo FdCB. Espero que você continue gostando de visitar o blog, os posts são diários. As resenhas devem continuar a serem publicadas aos sábados, domingos e segundas, e as notícias compiladas durante a semana. Fique à vontade para dar sugestões, fazer críticas construtivas, acrescentar qualquer informação que desejar, corrigir quando cometo algum erro, enfim, sinta-se em casa! Forte abraço e compartilho com você o lema do blog - Sinceridade e Respeito.

      Excluir