Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: O Poderoso Thor #337-345 (1983)

Planeta analisa as edições #337-345 da revista O Poderoso Thor lançadas entre 1983 e 1984, escrito e desenhado por Walter Simonson.



Edição #337: Nick Fury pede ajuda a Thor para interceptar uma misteriosa nave alienígena que se aproxima da órbita terrestre. Ao adentrar o nau, Thor é derrotado por Bill Raio Beta, que até mesmo, de forma inesperada, consegue empunhar Mjolnir. Sif retorna de Midgard e encontra um deprimido Balder, após sua volta dos domínios de Hela. E Loki, como sempre, está tramando algo maligno.

Edição #338: Bill Raio Beta, um ser alterado geneticamente e escolhido para salvar e proteger seu povo. Odin propõe um duelo justo entre seu filho e Bill. Loki se junta a Lorelei, irmã de Encantor.

Edição #339: Thor e Bill Raio Beta batalharam até a exaustão e estão recebendo cuidados médicos em Asgard. À pedido de Odin Lady Sif vai até Nidavellir, a terra dos anões, enfrentar o gigante Throgg. Após vencê-lo, os anões forjam outro martelo feito com o metal Uru. Odin presenteia Bill Raio Beta com o martelo Rompe-Tormentas. Em possa da poderosa arma, Bill parte para salvar seu povo dos demônios, tendo a seu lado Thor e Sif.

Edição #340: Os três guerreiros partem até os confins do universo e sagram-se vitoriosos. Sif aparenta ter sentimentos muito mais profundos por Bill Raio Beta do que apenas amizade. A origem “secreta” de Bill é revelada. Ao final da festa para celebrar a vitória sobre os demônios, Bill parte para seu lar, tendo a seu lado a companhia de Lady Sif.

Edição #341: Ao dar o martelo Rompe-Tormentas à Bill Raio Beta, Odin alterou o encantamento que fazia Thor se transformar em Donald Blake, por isso, o médico já não existe mais. Após os eventos de Guerras Secretas, Thor volta à Midgard e pede ajuda para Nick Fury. Ele precisa de um lar e uma nova identidade civil – Sigurd Jarlson. Lorelei é dominada pelo dragão Fafnir, mas é socorrida por Jarlson (Thor). Balder abandona Asgard.

Edição #342: Balder se encontra nas terras desoladas além de Asgard e é abordado pela Rainha Karnilla. Thor viaja até terras distantes em busca da origem da voz misteriosa que sussurra seu nome – Eilif, o Perdido, o último sobrevivente de uma comunidade viking.

Edição #343: Fafnir escapa e começa a destruir Manhattan. Thor, agora acompanhado de seu companheiro Eilif precisa deter a criatura de uma vez por todas.

Edição #344: Odin convoca Balder de volta à Asgard para uma importante missão – entregar uma mensagem a Loki. Chegando nos domínios do deus da trapaça, Balder se vê numa situação em que é obrigado a voltar a lutar e até supostamente matar Loki, o que faz com o que o nobre guerreiro fique ainda mais transtornado e fuja para o deserto.

Edição #345: Enquanto Lorelei tenta de todas as formas fazer com que Thor, em sua identidade de Sigurd Jarlson beba do néctar dourado, outra trama se desenrola quando o misterioso Dr. Eric Willis é caçado para que revele o paradeiro da Caixa dos Invernos Antigos.

Um alienígena, protetor de seu povo, Bill Raio Beta se provou digno de portar o martelo Mjolnir de Thor em um combate justo. Ao receber o martelo Rompe-Tormentas de próprio Odin, Bill e Thor se tornam irmãos de batalhas e os dois se unem para enfrentar os demônios que ameaçam o povo de Bill Raio Beta. Após o embate épico, Bill e Lady Sif partem de Asgard juntos. Thor, agora sob a identidade de Sigurd Jarlson, enfrenta seu primeiro desafio após retornar dos eventos de Guerras Secretas – o dragão Fafnir.

Estreia da fantástica fase de Walter Simonson à frente dos roteiros e desenhos. Simonson vai deixando várias pequenas tramas como a depressão de Balder, os planos malignos de Loki e Lorelei, uma ameaça misteriosa, etc. Ao mesmo tempo desenvolve as histórias principais de cada arco – o primeiro relacionado à Bill Raio Beta e o segundo relacionado à Fafnir e Eilif. Toda a fascinante mitologia criada por Lee/Kirby é retratada com respeito e um novo vigor, dando impulso à novas histórias que se tornariam clássicas. Leitura obrigatória.


A Editora Salvat lançou o encadernado Graphic Novels Marvel #5: Thor – O Último Viking reunindo as edições #337-343.


Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários