Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Aquaman #32-39 (2003)


Li Aquaman #32-39, do encadernado Aquaman: Kingdom Lost, com roteiro de John Arcudi e desenhos de Patrick Gleason e Leonard Kirk, e farei breves comentários das edições.


Edição #32: Aquaman se encontra com a repórter Esther Maris para saber mais sobre o uso de seu DNA e mais uma vez vê o nome de Anton Geist envolvido. Alguns habitantes de Sub Diego, dentre elas Lorena, são convidados a visitar a Atlântida.

Edição #33: O Arraia Negra vai até Sub Diego persuadir o povo com palavras sobre minoria e representatividade racial e se diz até mesmo disposto a se tornar um respirador de água. Koryak, filho de Arthur Curry decide conhecer Sub Diego e rever seu pai.

Edição #34: Aquaman retorna à Atlântida para rever Mera e descobre que ela está morrendo, vítima de uma magia maligna. Enquanto Arthur tenta convencer Garth de que Mera precisa de ajuda médica, a gigantesca criatura presa em Sub Diego se liberta.

Edição #35: Ligação com Projeto OMAC. Aquaman leva Mera até Anton Geist para examiná-la e ele comprova sua transformação genética. Para sobreviver, Mera precisa de oxigênio. Antes que pudesse resolver a questão, Geist é transformado em um OMAC e passa a caçar Aquaman.

Edição #36: Geist morre ao reverter de sua forma OMAC após enfrentar Koryak. A experiência genética em transformar o Arraia Negra em um respirador de água é um sucesso, mas não se pode confiar em um terrorista internacional como ele.

Edição #37: Ligação com Crise Infinita. A única solução para curar Mera é usar a mesma magia que o feiticeiro Hagen usou. Para isso, Tempest se une aos demais feiticeiros da Atlântida a fim de extrair os poderes de Hagen. Mas seus esforços atraem a atenção do Espectro.

Edição #38: Espectro dizimou Atlântida e os poucos sobreviventes foram levados para Sub Diego. A destruição da cidade trouxe consequência dolorosas para Aquaman que perdeu seu filho Koryak, além de Garth, o Aqualad. Mera tenta se adaptar à sua nova vida na superfície, com a ajuda de Esther Maris.

Edição #39: Os sobreviventes atlantes tentam aceitar sua nova condição em Sub Diego. Tentando se aproveitar da situação, o Arraia Negra se infiltra, mas acaba sendo descoberto por Aquaman. Ainda de luto pela perde de entes queridos, a fúria de Aquaman contra o Arraia Negra pode ser incontrolável.

Último arco da revista antes do fim da saga Crise Infinita. Desta vez, o foco das histórias não foram exclusivamente em Sub Diego, mas o escritor John Arcudi procurou desenvolver mais a mitologia em torno do Aquaman, trazendo os assuntos de Atlântida em pauta novamente, além de rostos conhecidos como Mera, Vulko e Garth. No geral, várias pontas ficaram soltas, e com a chegada da saga, não houve tempo para uma solução. Uma pena. Leitura razoável.

Por Roger