Conforme
o Newsarama,
a DC segue recebendo algumas reações dos varejistas de quadrinhos sobre o plano
da editora de publicar novos quadrinhos a partir de 28 de abril.
O
mais recente posicionamento é de Marc Nathan, da Cards Comics &
Collectibles, fundador e proprietário da Baltimore Comic-Con. Aqui
está sua reação:
“A DC Comics deixou de ser a editora favorita
do mercado direto quando começaram com o negócio da Walmart. Isso é mais ou
menos o mesmo. Segurança para as nossas famílias deveria ser nosso primeiro
pensamento, não vender a próxima edição do Batman. Minha loja é a Diamond Comic
Distributors. Lidei com Heroes World e outros na década de 90. Foi ruim para
todos. Claramente, a DC não aprendeu com a história. Nem parecem se importar
com as ordens do meu estado ou governador. Não é pela segurança do meu estado de
Maryland ou simplesmente não se importam? Suas ações sugerem o pior de seus
motivos.”
“Eu não vou me inscrever para isso. Vou
esperar que a Diamond seja reaberta. Uma empresa administrada por pessoas que
amam quadrinhos, histórias e fãs apaixonados. Haverá um tempo para a próxima
edição do Batman, e será liberada quando NÃO coloca o futuro das pessoas em
perigo.”
A
reação dos varejistas tem sido mista, alguns elogiando a escolha da DC de
retomar a remessa e outros questionando se a mudança causará mais danos do que
benefícios a longo prazo, já que muitos varejistas permanecem fechados para os
negócios devido a regulamentações de quarentena durante a pandemia de
coronavírus.
Joe
Field de Concord, a Flying Colors Comics expôs alguns de seus
problemas com o plano, citando em particular a dependência do novo sistema de
distribuição pela Midtown e DCBS, que alguns varejistas veem
como concorrentes diretos.
“Ainda não se sabe muito sobre, mas estão
exigindo demais dos varejistas em um momento em que somos todos muito
vulneráveis. A DC chamou isso de “plano focado em solução”, mas inicialmente
parece mais um caos do que um plano elaborado com cuidado e responsabilidade.”,
explicou Field. “Não sabemos que
desconto e termos obteremos desses novos distribuidores. Sabemos que entregar
nossas informações de vendas e descontos diretos com aqueles que competem
diretamente conosco não é atraente ou viável.”
“A DC disse que todos os produtos ainda
estarão disponíveis através da Diamond e esse parece ser o curso de ação mais responsável
para a maioria dos varejistas, dadas as circunstâncias atuais em relação à
COVID-19”, afirmou. “E se estou
entendendo algo errado aqui, é porque a comunicação é incompleta, em tempo
oportuno e bastante imprudente”.
Phil
Boyle, da rede varejista Coliseum of Comics, com sede na Flórida, expôs
sua opinião sobre o plano de maneira mais franca, afirmando: “Esta é a decisão mais prejudicial e horrível
que a DC poderia ter tomado”.
Por
outro lado, Jenn Haines, proprietária da The Dragon, que opera três lojas
em Guelph, Ontário, afirma que atualmente estão abertas apenas para negócios
por correspondência, e elogiou a decisão da DC.
“Acho que as empresas devem se adaptar às
formas de que precisam. Se a DCBS e o Midtown construíram um negócio de sucesso
que inclui um grande componente de pedido por correios, que assim seja. Não os
invejo desse sucesso”, disse Haines. “Olha, a DC está tentando conseguir nossos livros. Acho que não temos
tempo para tudo isso neste setor. Não precisamos de drama. Precisamos nos unir
como uma indústria. Precisamos ajudar um ao outro, não derrubar um ao outro.”
“Pretendo encomendar produtos, sim. Vou
verificar o que meus assinantes precisam e encomendar para esses números. Estou
encomendando da Lunar. A Diamond não pode enviar diretamente para o Canadá no
momento.”, concluiu.
O
varejista Ryan Higgins, de Sunnyvale, da Comics Conspiracy, acrescentou
a decisão de Haines sobre estocar produtos da DC, afirmando: “É provavelmente a melhor situação que
poderíamos esperar, com falta de livros de remessa da Diamond ao mesmo tempo”.
“É uma implementação lenta que permite às
lojas trabalhar com pessoal reduzido ou processar pedidos em casa. Estocando
edições de Batman # 92 é provavelmente a melhor ideia até que todos nós estamos
no mesmo campo de jogo.“, continuou Higgins. “A venda de cinco cópias de Daphne Byrne não vai salvar a indústria, mas
é necessário manter o cliente envolvido com quadrinhos e suas lojas locais”.
O
escritor da mensal do Batman, James Tynion IV anunciou posteriormente
que a edição Batman #92 estará à venda em junho.
“Quanto à DCBS e Midtown cuidando da
distribuição, quem se importa. É tão semelhante quando os varejistas reclamam
da Amazon”, concluiu. “Esses
lugares já possuem as informações dos clientes, todo cliente sabe sobre eles e
ainda assim fazem compras com você. Abra a conta, peça os quadrinhos que seus
clientes desejam. A DC está fazendo a coisa certa.”
Ainda
assim, Field resumiu algumas das preocupações gerais que ele sente pela
indústria – e pela DC em particular:
“Gostaria de saber se todos os funcionários
da DC/WB/AT&T estarão em seus escritórios em período integral até o final
de abril, quando esperam que os varejistas estejam em nossas lojas em tempo
integral para lidar com seus novos produtos?” Field escreveu. “Algumas rotas de navegação ainda estão
fechadas. Muitas áreas do país estão fechadas até meados de maio, no mínimo … e
a maioria dos varejistas de quadrinhos não consegue operar perto de 100%.”
“Gostaria de saber se os filmes da Warner
estarão nos cinemas até 28 de abril (eles não vão estar). Por que esperar mais
dos revendedores de quadrinhos do que a empresa responsável por seus filmes?“
“Por que há muita mais pressão na DC Comics
do que na Warner Bros?” Field questionou. “Espero que o relacionamento entre DC e Diamond possa ser curado, não
apenas porque é bom para essas duas empresas, mas porque é bom para todo o
canal especializado em quadrinhos”, concluiu Field. “Ainda esperando que exista mais e melhores
jogadas neste jogo de xadrez.”
Fonte: Terraverso
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