Logo criado por Jorge Luís

Planeta na TV Marvel: Confira as referências e easter eggs do quinto episódio de Loki



Presidente Loki, Thanos, Guardiões da Galáxia e Kang movimentaram o penúltimo capítulo

O quinto capítulo de Loki chegou na última quarta (7) ao Disney+ - e, como sempre, ele veio cheio de easter eggs e referências a produções anteriores do MCU e a quadrinhos da Marvel. Confira alguns das principais, incluindo Variantes do Loki, Thanos, Guardiões da Galáxia e Kang. 

JORNADA AO MISTÉRIO

"Jornada ao Mistério" (ou, em inglês, Journey into Mystery), título do novo capítulo da série, era também o nome da revista em quadrinhos na qual Loki apareceu pela primeira vez, em 1962.


A HQ foi originalmente publicada pela Atlas Comics, precursora da Marvel, e nasceu como uma antologia de terror, mais tarde se voltando para histórias de super-heróis. O título foi reutilizado pela editora em várias outras histórias através dos anos, inclusive em revistas estreladas por Thor e Loki. 


"QENG"

Logo nos primeiros segundos do episódio, enquanto a câmera adentra O Vazio, local para onde Loki foi enviado pela AVT, podemos ver que a torre dos Vingadores (um dos easter eggs do quarto episódio) está com uma inscrição diferente: "Qeng".


Nos quadrinhos da Marvel, a Qeng Enterprises foi a empresa para a qual Tony Stark vendeu a torre dos Vingadores, comandada pelo sinistro Sr. Gryphon - que, no final da história em questão, revelou ser uma versão alternativa do poderoso vilão Kang, o Conquistador, que muitos fãs acreditam ser a entidade por trás da AVT.
 

ALIOTH

Enquanto Kang não aparece, no entanto, o grande vilão deste episódio de Loki é Alioth, a misteriosa nuvem roxa que passa os seus dias "devorando" variantes n'O Vazio. Esta é outra figura que veio das HQs, e que tem uma conexão com Kang. 


Criada em 1993, Alioth é uma entidade poderosíssima, cujo império é ainda maior que o de Kang, e que clama ser a primeira criatura a conseguir viver "fora dos limites temporais" que nós, humanos, conhecemos. Os dois são arquiinimigos nas revistas da Marvel, mas qual será a relação entre eles na série? Somente o último capítulo deve esclarecer...

 

HELICÓPTERO DE THANOS? 

Thanos pode ser um Titã megapoderoso capaz de exterminar metade dos seres vivos do universo, mas no início dos quadrinhos, ele precisava de um meio de transporte como todos nós. Nos quadrinhos da Marvel, um desses meios era o "Thanos-cóptero" , que apareceu principalmente durante as histórias dos anos 1970.


Em Loki, o veículo surge no fundo de uma cena, como um dos muitos objetos perdidos no tempo que estão espalhados pel'O Vazio.

Kid Loki, assassino de Thor

No episódio, nós também conhecemos um pouco mais das versões de Loki que foram apresentadas na cena pós-créditos do último episódio. Uma em especial que chamou bastante atenção é o Kid Loki, que é tido como o "líder" do bando - mas sua origem aqui é bem diferente dos quadrinhos.

Enquanto o Kid Loki das HQs é bondoso, gentil e está sempre tentando fugir do legado de suas versões mais adultas, o Kid Loki da série não é inocente. Ele foi o responsável por matar Thor, e isso desencadeou o Evento Nexus que o fez ser capturado pela Agência de Variação Temporal.

Um Loki muito orgulhoso!

Quando todas as Variantes se unem em um bunker secreto, temos uma breve demonstração da origem do Loki Orgulhoso, o personagem que é interpretado por DeObia Oparei. Ele começa dizendo que matou o Capitão América e o Homem de Ferro.

Depois, ele também diz ter conquistado todas as seis Joias do Infinito. Contudo, o Loki Jacaré rosna em seguida, o que é um indicativo de que sua história é fabricada e ele só fala essas coisas para se gabar. Depois, essa ideia da mentira volta quando ele decide trair a equipe.

O Loki que escapou!

Logo após a história do Loki Orgulhoso, temos a origem do Loki Clássico, que é o personagem que mais cativou a atenção dos fãs na cena pós-créditos do capítulo anterior. Aqui, descobrimos que ele viveu quase as mesmas coisas que o Loki que conhecemos, mas conseguiu escapar de Thanos.

Após fugir do Titã Louco, essa versão se isolou em um planeta e teve muito tempo para pensar em sua própria identidade e destino antes de ser preso pelas forças da Agência de Variação Temporal. De muitas formas, é o mais próximo que temos de um Loki "heroico" nesse universo.

 

MONOPÓLIO DA ROXXON 

Lá no segundo episódio da série, apontamos na nossa lista de easter eggs a aparição da loja de departamentos Roxxcart como uma referência à Roxxon Energy Corporation, um conglomerado industrial que está por trás de tramas vilanescas tanto nas HQs da Marvel quanto no MCU.


Neste quinto capítulo, o nome volta a aparecer no vinho que as variantes de Loki bebem em seu esconderijo subterrâneo: RoxxiWine.

 

VOTE LOKI

Enquanto se escondem em um bunker secreto, as Variantes são traídas pelo Loki Orgulhoso. Ele entrega seus companheiros para outras versões do Deus da Trapaça - e é aqui que temos uma breve aparição do "Vote Loki", personagem que havia sido usado aos montes na campanha promocional.




O personagem é o único entre todas essas novas Variantes que parece ter uma ligação direta com as HQs, já que se trata de uma referência ao arco de histórias em que Loki decidiu se candidatar à presidência dos Estados Unidos. Apesar disso, temos inúmeros outros Loki que causam um verdadeiro caos.

 

O PODEROSO THROG 

Em outra breve cena, temos também uma referência a uma história divertida de Thor. Quando a câmera vai do mundo da superfície até o bunker das Variantes, podemos ver um sapo com capa vermelha em um frasco, tentando desesperadamente quebrá-lo para pegar um Mjölnir.



Nas HQs, há um personagem chamado Simon Walterson, um humano que foi amaldiçoado a viver como sapo. Ele acaba se aliando a Thor em uma missão inesperada. Nessa história, Loki transforma Thor em um sapo, e quando o Deus do Trovão volta ao normal, decide abençoar o seu aliado anfíbio para que ele ganhe poderes trovejantes, assumindo o nome Throg. 

NAVIO MISTERIOSO 

A gigantesca embarcação que aparece n'O Vazio em certo momento do episódio, prontamente devorada por Alioth, carrega o número 173 e o nome USS Eldridge - um navio militar que existiu de verdade, e esteve envolvido em uma história para lá de misteriosa.

Segundo uma teoria de conspiração que circula há décadas, o Eldridge participou de um experimento da Marinha dos EUA em 1943, no qual toda a embarcação ficou invisível a olho nu por um período de tempo, graças a um dispositivo de camuflagem décadas a frente da tecnologia da época.


Nada disso foi provado, é claro, e a Marinha nega a existência do "Experimento Filadélfia", como ficou conhecida a teoria, até hoje.

 

ESPAÇONAVE DE RONAN

Perto do final do episódio, enquanto os nossos "heróis" se juntam para enfrentar Alioth, podemos ver (à esquerda na imagem) a Dark Aster entre os escombros d'O Vazio.

Trata-se da nave espacial do vilão Ronan (Lee Pace) no primeiro filme da franquia Guardiões da Galáxia, de 2014. Foi com esta nave que Ronan atacou o planeta de Xandar, em busca da Joia do Poder. 

A magia do Loki Clássico

Durante a batalha final, podemos testemunhar todo o poder místico do Loki Clássico, que usa sua magia para criar uma ilusão gigantesca e atrair toda a atenção de Alioth enquanto Loki e Sylvie tentam escapar. Aqui, temos um bom exemplo de todo o poder do Deus da Trapaça nas HQs.

Curiosamente, essa Variante de Loki decide atrair o monstro nebuloso criando uma ilusão de Asgard - o Reino Dourado de onde vieram divindades que nem Odin e Thor. É uma boa homenagem às origens do Loki, que nos mostra como essa versão passou a amar seu antigo lar.

Cronópolis?

Ao fim do episódio, Loki e Syvlie conseguem encantar Alioth. Eles então descobrem uma passagem para um lugar misterioso, onde o possível criador da Agência de Variação Temporal se encontra. Nós, por outro lado, só conseguimos ver um grande casarão com alguns detalhes estranhos.

Há uma grande teoria de que isso seja uma das partes de Cronópolis, o lugar dominado por Kang, o Conquistador. Assim sendo, é possível que esse viajante temporal (ou alguma de suas versões, como Immortus) seja o grande vilão da série. Mas não vamos dar certeza a isso ainda, tendo em vista que o surto do Mephisto já nos deixou desacreditados. 


Fonte: Omelet e Legião dos Heróis

Postar um comentário

0 Comentários