Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta: Motivos Pelos Quais o Quarteto Fantástico Merece Um Grande Filme

Nosso colaborador Giulianno de Lima Liberalli alista cinco “Motivos Pelos Quais o Quarteto Fantástico Merece Um Grande Filme”. Confira!


E pelo que tudo indica a FOX não conseguiu fazer uma adaptação do Quarteto Fantástico para o cinema como deveria. Não vou, por enquanto, me juntar às várias vozes que estão despejando críticas e mais críticas destrutivas em relação à produção, porque seria apenas mais uma em meio à multidão. Em 2005, quando a FOX lançou o filme com a direção de Tim Story, houve um raio de esperança, pois apesar do clima ‘sessão da tarde’, foi uma adaptação cuidada que procurou respeitar a história e os elementos do Quarteto nas HQs, tínhamos o conflito de Reed e Ben quanto a sua transformação e a responsabilidade de Reed pela condição do amigo, um vilão interessante, bons efeitos, uma boa relação entre os irmãos Storm e um Tocha moleque, mas que cai dentro da luta na hora certa. Então, com tanto material bom em mãos, dez anos depois e melhores técnicas de efeitos a disposição, a Marvel vivendo um grande momento nos cinemas e não rolou o filme que tantos esperavam. Como disse antes, não pretendo fazer críticas à nova produção, mas enumerar motivos pelos quais a primeira família da Marvel tem condições de receber uma adaptação cinematográfica de respeito. Vamos lá:

1 – Origens Empolgantes:


Tanto a versão clássica como a ultimate possuem uma história de origem interessante que poderia ser melhor explorada dentro do universo dos filmes. A clássica só peca pelo fato de que deixa na inocência o fato de que os quatro pilotam sozinhos um foguete para o espaço, cuidando de tudo, até mesmo da decolagem e no filme de 2005, o recurso da exploração na estação espacial foi uma saída legal, mas meio rápida e forçada, tipo ‘precisa acontecer’. Uma ideia legal seria de que Reed teria desenvolvido os recursos para uma viagem de longa distância no espaço como parte de um programa militar e o acidente poderia ocorrer durante um teste de propulsão fora da atmosfera. Se bem que a origem ultimate também é muito criativa e dá margem para situações mais amplas a serem exploradas.

2 – A União da Família:


Temos quatro pessoas que são unidas por um acaso do destino que os transforma em seres super poderosos, mudando suas vidas para sempre. O cientista, sua namorada e o irmão e o abrutalhado amigo do cientista, pessoas tão diferentes que formam uma equipe única e, acima disso, são uma família porque se cuidam e amparam. É um grande pano de fundo para se trabalhar, pois as histórias do Quarteto sempre deixaram claro que a equipe não existiria se não tivesse se tornado uma família antes de tudo, aliás, não é como são conhecidos? A Primeira Família da Marvel.

3 – Poderes Incríveis:


Os poderes da equipe são mais do que capacidades especiais que eles adquiriram no acidente, são extrapolações de suas próprias personalidades aliadas aos elementos universais: Terra, Fogo, Ar e Água. A maleabilidade de Reed que o deixa praticamente fluido, mutável e adaptável como os oceanos, expansivo como sua inteligência; A fortaleza na qual Ben se transforma que é um forte ponto de apoio e segurança para a equipe, impenetrável e com grande coração; Sue se torna a representação da necessidade feminina de se fazer notar quando necessário e ser implacável para proteger sua família e a energia da juventude de Johnny se manifestando em explosões de calor e força, representando o caminho para a maturidade. Além de fontes de grandes cenas de efeitos especiais, os poderes também possuem propósitos que podem ser explorados de maneira melhor.

4 - Vários Vilões:

O Quarteto coleciona uma galeria imensa de vários vilões ao longo dos seus mais de cinquenta anos de existência, mas parece que os filmes só pensam no Destino! Nada contra, realmente, Destino é um dos maiores vilões do universo Marvel, só que existem muitos outros que tem potencial para serem grandes nos filmes. O Surfista Prateado foi o antagonista do segundo filme, foi bem retratado, mas perderam a chance de fazer do Galactus uma ameaça realmente assustadora. E os Skrulls? Não seria muito interessante usar os aliens que podem se tornar qualquer coisa como os vilões? Kang, o viajante do tempo, O Aniquilador, Namor e o Quarteto Terrível, muitas opções a disposição, mas parece que falta visão aos executivos da FOX.

5 – Conflitos Internos:


No conflito Quarteto FantásticoVS X-Men, Destino manipula os membros do quarteto para que acreditem que não houve nenhum acidente, que Reed planejou tudo desde o início, dar a eles poderes de propósito para combater as crescentes ameaças mundiais, mas sem pedir permissão antes. É um grande gancho para mostrar que, mesmo nas melhores famílias, existem discordâncias e conflitos. Durante muito tempo, o Coisa não perdoou Reed pela sua condição e por não conseguir fazer com que se torne humano novamente, o que faz dele uma bomba relógio ambulante, volta e meia abandonando a equipe para procurar seu lugar no mundo e a preocupação de Susan de como formar uma família para ela e Reed no mundo em que vivem, com vilões surgindo a todo instante colocando suas vidas em risco.

Enfim, existe muito potencial nas aventuras do Quarteto Fantástico, como na excelente mini 1234 de Grant Morrison e Jae Lee, e o cinema ainda não conseguiu encontrar os imaginautas com coragem suficiente de explorar a fundo o universo desses seres fantásticos que deram origem ao nome MARVEL nas HQs, a primeira revista lançada pela união dos mestres Stan Lee e Jack Kirby que mudaram a história das histórias em quadrinhos para sempre.



Por Giulianno de Lima Liberalli

Colaborador do Planeta Marvel/DC

Postar um comentário

4 Comentários

  1. vou comentar mais o que depois de ler a Saga Fantástica do Giulianno?! ele já disse Tudo sobre o Quarteto e muito bem escrito por sinal ! espero que o Filme do Quarteto corresponda as boas Expectativas do Liberalli !!! Marcos Punch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcos, valeu pelos elogios. Acredito que o que falta para um bom filme do Quarteto são pessoas que respeitem sua mitologia acima de tudo.

      Excluir
  2. Eu também gostei dos filmes anteriores, principalmente pela proximidade de alguns elementos das HQs. Só achei as cenas de luta muito fracas no primeiro e me decepcionei com o Galactus do segundo. Mesmo assim, os dois tem seus méritos. Concordo com todos os cinco motivos alistados, o que me lembra a falta que fará o Quarteto nos quadrinhos após Guerras Secretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Roger, no primeiro, a FOX já mostrava que não levava muita fé no Quarteto, o clímax do filme já prova isso e no segundo acho que houve um pouco de preguiça ao mostrar Galactus como uma nuvem que come planetas. Fico impressionado como a Marvel deixou o gibi que já foi chamado de 'O Melhor Gibi do Mundo' a ver navios dessa forma.

      Excluir