Logo criado por Jorge Luís

Análise do Planeta Marvel: Ciclope - Odisseia (Salvat)

Veja a análise do Planeta sobre Ciclope – Odisseia, lançado pela Salvat.


Professor Xavier ordena que Scott tire uns dias de folga, pois percebe que seu pupilo está passando por uma época muito conturbada e de muita pressão. Scott decide voltar à sua terra natal em Anchorage, mas acaba enfrentando Black Tom Cassidy e o Fanático que foram contratados por um tal de Ulysses, vivo ou morto.

Depois de derrotados, os dois vilões decidem fugir, mas o avião onde estão, juntamente com Ciclope é sabotado e cai. Scott vai parar na Terra Selvagem e finalmente enfrenta Ulysses, um boina verde que diz ser o único sobrevivente de um grupo que foi vitimado por uma luta entre os X-Men e a Irmandade de Mutantes, por isso ele está sedento por vingança e extremamente poderoso. Ciclope percebe que não conseguiria derrotar Ulysses e acaba ficando preso dentro de uma caverna, enquanto o vilão retorna à sua base secreta, planejando atacar os outros x-men.

Preso na caverna, Ciclope conhece e ajuda uma tribo de habitantes cegos da Terra Selvagem a derrotar um monstro nativo chamado Visigon. Sua destruição significou a restauração da visão dessa tribo inteira e a possibilidade de Scott retornar ao seu lar, mas antes ele precisa deter Ulysses. Ciclope descobre a localização do comandante vingativo no Paraguai e lá, acontece o confronto final. Ao retornar para casa, Scott diz ao Professor X que essas “férias” serviram para ele aprender a superar dois temores – viver sem sua equipe e sem seus poderes.

Essa história foi publicada na minissérie em quatro edições escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Mark Teixeira. Traça um paralelo na viagem que Ciclope faz, mostrando uma jornada em que ele precisa superar seus grandes temores, tanto como herói quanto como um líder. Desafios após desafios, Scott Summers consegue se provar em vários sentidos, e o autor Brian K. Vaughan faz bom uso de grandes referências históricas como o General MacArthur, Sun Tzu, Abraham Lincoln, Martin Luther King, John F. Keneddy entre outros, como grandes influências na vida de Summers que o ajudaram em sua jornada. Apenas os desenhos de Mark Teixeira, eu achei que estavam abaixo de outros trabalhos anteriores. No mais uma excelente leitura, vale a pena.

O encadernado ainda conta com a história X-Men Origens: Ciclope escrito por Stuart Moore e desenhado por Jesse Delperdang, cuja resenha você pode conferir aqui.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. É algum tipo de trocadilho o Ciclope ir para uma ilha, enfrentar um inimigo chamado Ulisses, ficar preso em uma caverna com outros, e ainda ter o título dessa história chamado "Odisséia"? Particularmente, eu vou comprar, Ciclope é um tipo de personagem com muito pouco material solo, e acho que vale a pena ter esse, seja lá em que mês e ano resolvam mandar por aqui. Já o Mark Texeira, os desenhos dele estavam abaixo? Sempre achei os desenhos dele muito bons quando ele desenhava o Motoqueiro Fantasma, faz anos que não encontro algo desenhado por ele, vai ser uma satisfação muito grande rever esses traços, tomara que eu não me decepcione tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas várias referências que pude perceber nesse arco, acho que sim Ozy. Eu também gostava dos desenhos dele no Motoqueiro, mas achei meio abaixo do que ele fez nessa HQ.

      Excluir